sexta-feira, julho 10, 2009

The New York Times e Paris Match: dois casos de manipulação fotográfica

Pois é.... Acontece mesmo nas melhores família! Desta vez foram o The New York Times e a conceituada revista francesa Paris Match que caíram vítimas de manipulação fotográfica.
No caso do The New York Times, as interferências indevidas ocorreram em um ensaio sobre ruínas de obras iniciadas e abandonadas nos Estados Unidos. As fotos foram produzidas por um free-lancer e continham indícios de manipulação para fins estéticos, inclusive com clonagem de algumas áreas, em um dos casos.
O The New York Times retirou o ensaio e colocou uma nota explicativa no lugar. A manipulação foi detectada por um leitor.
No caso da Paris Match, a coisa foi mais bizarra. Uma dupla de estudantes forjou um ensaio fotográfico sobre as condições de vida dos estudantes em uma universidade francesa, mostrando habitações abjetas, estudantes dormindo durante as aulas e falando de prostituição para pagar os estudos (« Pour pouvoir étudier le jour, je me sers de mon cul la nuit... » Emma, 23 ans, Master de Philosophie).
Ganharam um concurso estudantil instituído pela revista.
Na hora da entrega do prêmio anunciaram a farsa, que teria como objetivo desmoralizar "o discurso midiático que tem por ingredientes a complacência e o voyeurismo na representação da desgraça humana". Se tivessem ficado calados, eles tiriam embolsado os cinco mil euros do prêmio.
A reportagem falsa continua no site da Paris Match.
Os dois casos de manipulação estão no blog de José Afonso Jr, o AF de AutoFoco, hoje certamente um dos melhores blogs de fotografia na Web.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 Comments:

Blogger Fernanda Resende =';'= said...

Olá, boa noite...

Meu nome é Fernanda Resende, sou uma quase jornalista ;)...
Andei dando uma bisbilhotada no seu blog e só tenho a dizer que tá ótimo... gostei das suas escritas...

Vou voltar mais vezes...

Beijaooo...

9:47 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home