sábado, agosto 29, 2009

Sete teses sobre Política e Mídia no Brasil na Revista Comunicação & Sociedade n. 51


Está disponível para acesso completo online o número 51, ano 30, da revista Comunicação & Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Universidade Metodista de São Paulo.
"A nova edição traz o ensaio de Venício A. de Lima, que discute sete teses sobre a relação entre política e mídia. O autor tem por objetivo oferecer uma referência, especialmente para os que começam a acompanhar esse debate.
Na seção artigos, temos os relatos de pesquisa feitos pelo mexicano Gustavo Léon Duarte, sobre as principais perspectivas epistemológicas da Escola Latinoamericana da Comunicação (ELACOM); de Luciana Lobo Miranda, Inês Silvia Vitorino Sampaio e Tiago Regis de Lima sobre a interface entre educação e comunicação, com base no contexto escolar contemporâneo; de Sérgio Amadeu da Silveira sobre o tema polêmico e emergente do anonimato na sociedade do controle, em meio aos novos fluxos informacionais.
Os outros quatro artigos focalizam diferentes aspectos do jornalismo. Antonio Hohlfeldt resgata a história do jornalismo luso-brasileiro, a partir dos primeiros relatos do descobrimento do Brasil; Jorge Kanehide Ijuim e Antonio Carlos Sardinha discutem o reducionismo do que chamam as meias verdades do jornalismo; Ana Carolina Rocha Pessoa Temer questiona a representação de gênero e etnias no telejornalismo, enquanto Walter Teixeira Lima Junior polemiza a introdução das tecnologias digitais no jornalismo, bem como as exigências de novos formatos para a organização dos conteúdos.
Por fim, na seção resenhas, Daniel Galindo analisa a obra Cultura da Convergência, de Henry Jenkins,. Lidiane Diniz Fernandes Santos de Souza, por sua vez, discute o livro coletivo O Campo da Comunicação no Brasil, organizado por José Marques de Melo".

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home