sexta-feira, outubro 30, 2009

Cultura da avaliação na produção acadêmica brasileira: um dossiê

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, acaba de disponibilizar o vol. 14, número1, da revista de Ciências Sociais Mediações com um oportuno dossiê sobre a cultura da avaliação na produção acadêmica brasileira.
Na Apresentação do dossiê, a Profa. Martha Ramírez-Gálvez, esclarece que:
"Ao propor para o dossiê o tema C&T: análises sobre a cultura da avaliação na produção acadêmica, a revista Mediações busca contribuir com esse debate na perspectiva das Ciências Sociais, que procuram fornecer uma análise das diversas dimensões de um fenômeno. Isto é, compreender e contextualizar o surgimento de certos eventos, assim como observar seus desdobramentos e as relações, hábitos e práticas que lhes são concomitantes.
No caso específico do dossiê, ao nos referirmos à cultura da avaliação estamos assumindo a perspectiva de autores como Strathern e Cris Shore que a entendem como uma condição, moldada por técnicas e princípios de auditoria financeira, aplicados a outros contextos como o da atividade acadêmica e de pesquisa. Isto é, uma condição que toma força e parece se tornar autônoma face ao contexto que lhe deu origem, gerando diferentes efeitos sobre as atividades de pesquisa e ensino. Assim, torna-se importante procurar chaves analíticas para entender os contextos sociais, políticos, culturais e econômicos nos quais a cultura da avaliação se tornou um fenômeno de proporções globais."
Todos os artigos da revista em livre acesso na Web.

marcos palacios

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