quinta-feira, outubro 08, 2009

O que o Google tem que o Google.br não tem? Ou porque somos considerados cidadãos de segunda classe...

Cidadãos de Primeira Classe têm muito mais opções de busca no Google, é a resposta.
Como assim? Simples. Ao abrir a página de buscas no Google em um computador com IP do Brasil, você será automaticamente direcionado para a página do Google.br.
Agora, repare que logo abaixo da caixa de busca você tem a opção Google.com in English. Passe para o Google em inglês, faça uma busca qualquer e você vai notar que, na lateral esquerda dos resultados, aparece um link para +Show options. É aí que mora a diferença: clicando nesse + você tem acesso a um menu que possibilita uma rápida filtragem de resultados, por períodos de tempo (recentes, da última hora apenas, da última semana, entre datas determinadas, etc), por tipo de material (vídeos, resenhas, blogs, fóruns) e outras coisinhas mais.
Coisinhas, como por exemplo a Wonder Wheel, que apresenta sua busca relacionada a uma série de opções de desdobramentos de caminhos. Veja aí abaixo, o desdobramento para a busca com a palavra chave "Bahia".
Ou a opção Timeline, que produz uma linha do tempo sobre a História da Bahia,entre 1500 e 2009, com os respectivos links para informações detalhadas.


Um absurdo o Google.br não oferecer nada disso!!??
Concordo.
Por que não oferece? Não sei, pergunte a eles lá
Ou, mais fácil: esqueça o br. Quando quiser usar o Google para uma busca digite http://www.google.com/ncr, indo direto para o Google de Primeira Classe. O dos gringos...
Experimente e veja a diferença.

marcos palacios

Marcadores: , ,

6 Comments:

Blogger mandi said...

Isto ocorre na maioria dos serviços da google. Este tipo de recurso é implementado primeiramente no portal padrão, e leva um tempo para ser adaptado e incluído nas suas "filiais", como a brasileira. Deve demorar um tempo, mas este recurso deve aparecer para o google.br
Por hora, se quiser ter todas as inovações em primeira mão, o jeito é utilizar os serviços em inglês e no site padrão, não com a extensão .br
O mesmo vale para outros serviços, como o Gmail.

10:37 AM  
Blogger GJOL said...

Mndi,
não é só no Google: acontece com automóveis fabricados aqui, computadores, MP4s, aparelhos de som,equipamentos médicos, preços e velocidades de conexão à Internet, telefonia celular, etc etc etc

11:17 AM  
Anonymous Murilo Abreu said...

Muito interessante.
E como faço para desabilitar o http://www.google.com/ncr e voltar para o google brasileiro (toda vez que eu entro na internet é o google estrangeiro que passa a funcionar)

Obrigado

3:45 PM  
Blogger Tati Lima said...

Minha home do igoogle também ficou "turbinada". Ótima dica!

4:25 PM  
Blogger Coveiro de Portugal said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

9:54 PM  
Blogger Márcio Amaral said...

Oi pessoal do GJOL, vejo que buscam novidades na área digital, pretendem crescer nessa área. E analizando o seu blog, gostei muito dos posts!
Pensando da mesma forma que vocês, nós decidimos lançar o blog Vila do Design. Espero que vocês passem por lá e se inscrevam, Valeu!

O endereço é:
http://www.viladodesign.blogspot.com

Att,

Márcio Amaral

3:20 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home