sábado, janeiro 31, 2009

Jornais online: estudo recomenda diminuição de investimentos

Fiquei surpreso com as previsões para os media em 2009 da Deloitte. O relatório prevê um ano difícil para o jornalismo – até aí nenhuma novidade. A receita para combater a crise é a revitalização das edições impressas em detrimento das online, caso estas não funcionem independente do posto de vista financeiro. A fórmula, segundo o estudo, busca encorajar os leitores a voltarem para o impresso. Conseguem imaginar? Quem tiver interesse em conhecer os argumentos do trabalho e outros dados, ele está disponível online (PDF).
Via JPN.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Los Angeles Times e ABC anunciam 500 demissões

Os cortes nos periódicos do mundo continuam. Desta vez, os afetados são os trabalhadores do Los Angeles Times e ABC. Depois de ter anunciado a demissão de 250 trabalhadores, em julho de 2008, agora serão 300 demitidos, anunciou a Tribune, empresa responsável pelo Times. Já a ABC, empresa do grupo Vocento, informou que 200 postos de trabalho serão encerrados. Segundo o diretor da empresa, Ángel Expósito, 2008 foi um ano negro para a imprensa. O estranho é que o diário foi um dos únicos, de que tenho conhecimento, que aumentou sua tiragem. No Periodista Digital, um post que pode trazer algumas respostas.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Livro aborda compartilhamento do saber

Free Souls, livro editado por Joi Ito, está disponível para ler, compartilhar e utilizar, diz Christopher Adams, ao escrever sobre a obra. De acordo com ele, o livro foi feito com o intuito de que as palavras e as imagens fossem meios de expressão, ao invés de objetos de controle. “Creative expression is a release of human energy. Copyright is a law, used to protect and forbid”, fala Adams, acrescentando: “So we have tried to make this book as free as possible.”
Via Tíscar.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Google mergulha nos oceanos

Depois de percorrer o céu e a terra, agora a Google mergulha nos oceanos. A Google Earth lançará uma nova versão, cinco, na próxima semana e com ela uma opção diferente: Google Ocean. A ferramenta possibilitará explorar os oceanos com imagens tridimensionais.
Via Google Dirson / Foto.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

No divã

Via Blaugh.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Itália: internet continua influenciando hábitos de consumo

A internet continua influenciando os hábitos de consumidores do mundo inteiro. Não é diferente na Itália. Quem quiser conhecer mais dados sobre o consumidor italiano, e tiver acesso ao idioma, nesta quinta-feira (29), foi apresentada uma investigação do Politecnico di Milano. O evento foi transmitido ao vivo pela internet e o arquivo já está disponível na rede.
Via Pandemia.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Ferramenta permite baixar vídeos online

Existem diversas opções de sites para baixar vídeos online, principalmente para o Youtube, como o kickyoutube. Hoje apresento um “universal”: KeepVid permite baixar vídeos de qualquer site. A ferramenta descarrega arquivos de forma fácil, em formato MP4 ou FLV. Vale guardar a dica.
via Wwwhat's New.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Google implementa navegação offline no Gmail

Um dos webmails mais populares da atualidade, o Gmail, possui um modulo de navegação offline. Agora é possível acessar todo o conteúdo da caixa de email e escrever email sem conexão a internet.

Como ativar o Gmail Offline:
1. Acesse a página de configurações e clique na aba do Gmail Labs.
2. Selecione a opção “Enable” próxima a funcionalidade Gmail Offline.
3. Clique para salvar as mudanças.
4. Após o navegador recarregar, um link “Offline” aparecerá no canto direito da sua conta. Clique para ativar o processo offline e baixar o Gears, caso você não tenha a aplicação instalada*.

Via Último Clique

Marcelo Freire

Marcadores:

1 comments links to this post

20 Minutos desintegra redação

O periódico 20 minutos decidiu separar sua redação, digital e impressa, depois de dois anos da experiência integrada. Segundo Joan Domene, diretor do jornal, a decisão de integrar as redações foi um equívoco. As justificativas do chefe podem ser lidas no 233grados.com.
Via Infotendencias.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Economia do jornalismo: artigos são lançados para avaliação

Para os interessados em economia do jornalismo, a revista Cahiers du Journalisme vai dedicar uma das suas edições ao tema e lança, pelo menos para mim, uma proposta inovadora: os artigos já estão disponíveis para avaliação dos interessados antes da sua publicação. Os textos fazem parte de uma jornada de trabalhos organizada em julho do ano passado em Paris. A lista de artigos está disponível no blog Jornalismo e Comunicação.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Tráfego de jornais americanos cresce 16%

Os jornais online americanos podem estar em crise, mas, pelo que indica uma pesquisa da Nielsen Online, não é por falta de crescimento das audiências. Os dados mostram que os dez principais sites dos jornais americanos registraram um crescimento de 16% nas visitas únicas em 2008. As informações sugerem que as páginas tiveram 40,1 milhões de visitantes únicos. Em dezembro de 2007, no mesmo período em que foi realizada a pesquisa, os sites tiveram 34,6 milhões de acessos. Quem tiver interesse pode baixar o relatório no site.

"Nine of the top 10 newspaper Web sites experienced positive year-over-year growth," commented Chuck Schilling, research director, agency & media, Nielsen Online. "News coverage in December ranged from how the 2008 holiday season would be affected by the weakening economy to Obama's latest nomination for his administration, all of which helped to drive this impressive growth."

Via Search Engine Watch.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Mobile Web Developer's Guide

O Mobile Web Developer's Guide está disponível em PDF e HTML. A segunda parte do trabalho, dedicada à adaptação de conteúdos, está sendo elaborada. Segundo o professor Carlos Scolari, o trabalho é imprescindível.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, janeiro 27, 2009

Cartografia dos sites palestinos

Palestinian Territorial Net é mais um belo trabalho publicado pela GovCom. Os gráficos demonstram como a maioria dos sites palestinos estão hospedados fora dos seus territórios, com mais da metade localizados nos Estados Unidos.

Na página da GovCom, existe uma quantidade imensa de dados. Entre eles, há informações que mostram os 100 vídeos referendados pelos sites do Hamas e Fatah. Destes, apenas 17 são usados pelos dois grupos.
Via Information Aesthetics.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, janeiro 26, 2009

The Whole Earth Catalog está disponível na rede

Está disponível na rede a coleção, incompleta, de The Whole Earth Catalog, lançada em 1968 por Stewart Brand. O catálogo inovador deu origem a uma série de publicações. A notícia deixará seus leitores bastante felizes. Numa olhada rápida, percebi que o conteúdo é pago.
Via ContraFactos & Argumentos.


Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Internet: Itália adota modelo Sarkozy

O governo de italiano seguiu os passos do governo Francês. A Itália bloqueou o acesso à internet dos usuários que descarregam arquivos com copyright sem permissão. O denominado "modelo Sarkozy" continua sua expansão em escala mundial. Existem especulações de que a Espanha adotará também as normas. Mais informações no Periodista Digital.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, janeiro 25, 2009

Como salvar o New York Times

Um debate interessante está rolando na blogosfera: Henry Blodget, no Henry Blodget, escreveu uma receita para salvar The New York Times. Felix Salmon, no Portfolio, respondeu-lhe e James Surowiecki, da New Yorker, entrou na conversa. Vale a pena ler os comentários. A seguir!
Via Ponto de Media.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Campus Party: participantes protestam contra projeto de Azeredo

O projeto de lei que tenta enquadrar crimes na internet, aprovado no ano passado pelo Senado, e que tem como relator o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), recebeu mais uma manifestação negativa. Os participantes da Campus Party ficaram de costas e em silêncio na sexta-feira (23). O ato aconteceu ao fim de um debate sobre o assunto, com participação de um assessor de Azeredo, José Henrique Santos Portugal.

Também participaram da mesa o desembargador Fernando Botelho, o pesquisador Sérgio Amadeu, diretor de conteúdo da Campus Party, e Ronaldo Lemos, professor de direito da Fundação Getulio Vargas no Rio. Portugal e Botelho tiveram muita dificuldade para apresentar seu ponto de vista sobre o projeto, sofrendo intensos protestos. Quem tiver interesse em saber mais, a Folha fez um texto.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, janeiro 24, 2009

Barack Obama: uma compilação de capas de jornais

O Trader Aaron's Weblog continua fazendo uma compilação extraordinária das primeiras páginas de jornais de todo o mundo relacionadas a Barack Obama. Primeiro foram 700 capas sobre a eleição do presidente americano. Agora são 400, relativas à posse do 44º presidente dos Estados Unidos. Ao clicar em cada imagem, o arquivo é ampliado. Sem dúvida, como propõe o blog Jornalismo e Comunicação, o trabalho serve de fonte para as mais variadas pesquisas.

Alberto Marques

Marcadores: ,

3 comments links to this post

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Casa Branca agora é copyleft

Com a chegada do primeiro presidente 2.0 do mundo, Barack Obama, a comunicação da Casa Branca começa a sofrer mudanças. O conteúdo do site agora é copyleft. Resta saber como o novo governo lidará com todas as restrições para garantir a segurança (?) na White House. Segundo a NSNBC, a equipe do novo presidente não tem acesso às ferramentas comunicacionais, dentro da Casa, que estão acostumados, como redes sociais, e-mails externos e outros. Por quanto tempo esta situação durará?
Via Blog-o-corp e Alt1040

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Criando nuvens de tags


Uma ferramenta útil e muito fácil para criar nuvens de palavras ou nuvens de tags é a Wordle . Pode-se escolher o layout, a cor, a fonte e o idioma. Para criar a sua nuvem de tags, basta colocar o texto na área reservada para tal no site, indicar a URL do blog ou site que possua feeds RSS ou no formato Atom, ou, ainda, indicar o seu login no del.icio.us para que Wordle mostre as suas tags. Fizemos o teste com a ferramenta indicando a URL do blog do GJOL e o resultado é o que ilustra este post.
Via Reportr.net.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Web Design: tendências para 2009

Smashing Magazine elaborou uma lista de algumas tendências para o desenho na web. Algumas não são novidades, contudo os exemplos são bem explicados e compensa ler:

Web Design Trends For 2009

More Web Design Trends For 2009

12 Useful Techniques For Good User Interface Design
Via Denken Über.

Alberto Marques

Marcadores:

1 comments links to this post

Alguém pensa assim?

0 comments links to this post

quarta-feira, janeiro 21, 2009

El País anuncia integração de redações e nova estrutura organizativa

O El País anunciou, por meio do seu conselheiro delegado Juan Luis Cebrián, que o jornal passará pelo que denomina como "a maior mudança cultural" da sua história. E, neste processo de "refundação" do periódico espanhol, a integração das redações do impresso e do on-line (lembrando que parte desta equipe ficava no prédio da Prisacom, responsável pelas operações digitais do Grupo Prisa, proprietário do jornal), será uma das medidas orientadas a modernizar a estrutura de produção. Esta integração, no entanto, vai além da esfera jornalística, pois significará também a fusão de operações econômicas através da criação de uma empresa de conteúdos sob a marca El País.
Como parte da estratégia de refundação, serão criadas outras duas empresas: uma que prestará serviços administrativos, de sistemas, recursos humanos e distribuição, entre outros, para a editora de El País; e outra que aglutinará a área de produção. As três empresas terão como endereço a sede atual do jornal, mas ficarão em edifícios diferentes. Esta reestructuração tem o dia 1º de março fixado como data de estréia.

Conforme explicou Cebrián, a mudança é a única forma viável para que o jornal siga existindo dentro de 10 anos.

- La tasa de mortalidad de los periódicos es altísima. La fiesta ha terminado para todos y habrá que ser consecuentes. La crisis es coyuntural pero también hay que afrontar cambios estructurales en la prensa y un periódico con la influencia de EL PAÍS debe tener capacidad de reflexión y no permanecer impasible porque está en juego el derecho a la información de los lectores".

Suzana Barbosa

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, janeiro 20, 2009

New York Times recebe U$250 milhões do mexicano Carlos Slim

A New York Times Company confirmou acordo com o empresário mexicano Carlos Slim no valor de U$250 milhões. O empréstimo ao New York Times vai garantir maior flexibilidade à empresa, que vem enfrentando queda nas receitas publicitárias, retração no mercado de crédito, além da própria crise na indústria de jornais.




A companhia planeja usar os U$250 milhões para refinanciar a dívida existente. O dinheiro, conforme noticiado no NYTimes.com, foi emprestado como uma linha de crédito rotativo e vence em maio. Pelo acordo, Slim receberá um pagamento anual de juros de cerca de 14% sobre o investimento.
- This agreement provides us with increased financial flexibility to continue to execute on our long-term strategy. We continue to explore other financing initiatives and are focused on reducing our total debt through the cash we generate from our businesses and other decisive steps, afirma Janet L. Robinson, executiva-chefe da Times Company.
O bilionário Slim já possui 6,9% das ações do tipo A do The New York Times e, depois deste acordo, aumenta para 17% a sua participação, tornando-se o terceiro maior investidor na empresa fora do controle da família Ochs-Sulzberger.
Mais sobre o empréstimo de Slim ao New York Times pode ser lido aqui e aqui.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Blogs.com está disponível para baixar

O livro Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação, organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo, já está disponível para baixar de forma gratuita. Segundo Raquel, “a intenção do livro era fazer um apanhado do ‘estado da arte’ da pesquisa sobre blogs no Brasil, fornecendo algumas pistas para quem quer conhecer mais sobre o assunto”. São 12 artigos, divididos em dois capítulos: “o primeiro, referente a ‘definições, tipologias e métodos’ buscou fazer um apanhado de formas de pesquisa e do objeto ‘blog’. O segundo, ‘usos e apropriações’, discute as várias formas dos blogs através de várias pesquisas”. A obra é de leitura obrigatória para quem tem interesse no tema.
Via Twitter.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

TimeSpace: mapa interativo do WP com fotos, vídeos e textos

Um formato interessante na cobertura on-line do Inauguration Day de Barack Obama é o TimeSpace, do WashingtonPost.com. Através deste mapa interativo com linha do tempo integrada, o usuário acompanha os eventos deste dia histórico através de fotos, vídeos e textos, conhecendo também a localização específica dos acontecimentos. Além disso, permite customizar a sua visão dos fatos num determinado momento do dia.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Obama inaugura também download no YouTube

O já empossado 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inaugura também o recurso de download no YouTube através do canal especial ChangeDotGov. O link “click to download” está colocado abaixo do botão "play" nos vídeos do canal presidencial. O vídeo é baixado em formato MPEG4.
Apesar da Google Inc., empresa propietária do serviço, ainda não ter se pronunciado sobre o recurso, tem-se como certo que no futuro ele estará acessível em outros vídeos.
Via Info Online.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Bush X Obama em tag clouds

O ReadWriteWeb postou tag clouds dos discurssos de posse de Obama e do Bush em 2005. Se o discursso se tornar ação, as coisas podem melhorar na terra do Tio Sam.


Obama



Bush 2005


Marcelo Freire

Marcadores: ,

0 comments links to this post

A tecnologia altera a essência do jornalismo?

Para o estudo dos alunos do 4º ano de Jornalismo da faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra a resposta é não. A idéia da pesquisa (PDF), segundo o blog Jornalismo e Comunicação, é mostrar que, mesmo sofrendo mudanças tecnológicas ao longo dos anos, a essência do jornalismo permanecerá sempre intacta. "Com vários ângulos de leitura do campo jornalístico, este suplemento apresenta-se como um projecto de construção «do jornalismo de amanhã com as 5 perguntas W (When, Who, How, Where, What & Why) de ontem», diz o blog". O trabalho faz parte das comemorações dos 50 anos da faculdade.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Potencialidades do Google Maps

Quem tem interesse em conhecer mais um pouco sobre o Google Maps, este é um "vídeo publicitário" interessante. Além de mostrar as potencialidades de produção de conteúdo, é possível, de acordo com Andre Lemos, ler nas "entre-linhas" do vídeo questões como vigilância e monitoramento.


Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Qual o futuro da música no mundo digital?

O livro "O Futuro da Música Depois da Morte do CD" se propõe a analisar esta questão com o fim do CD e as formas de compartilhamento de música pela rede. O livro estará disponível em PDF sob licença Creative Commons no site http://www.futurodamusica.com.br/, a partir do dia 22 de janeiro, após lançamento no Campus Party. A dica vem do blog de Sérgio Amadeu que comenta: "O debate sobre o impacto das redes digitais na criação, produção e distribuição da música não é novo. Entretanto, poucos livros brasileiros reuniram diversos olhares de diferentes áreas do conhecimento para analisar a atual realidade musical. Navegando no mar revolto da digitalização em oceanos da propriedade intelectual, a coletânea discute as mudanças históricas no perfil e no papel dos músicos, compositores e intérpretes. Mixando o discurso acadêmico com os argumentos de quem vive de música no dia-a-dia, a coletânea O Futuro da Música Depois da Morte do CD é extremamente polêmica e útil nos debates sobre a reformulação da lei de copyright, para a formulação de políticas de incentivo à criação artística e à manutenção da diversidade cultural."
O FUTURO DA MÚSICA DEPOIS DA MORTE DO CD será lançado noCampus Party, dia 22/01, às 20 horas no palco da área de música do evento #cparty.
Veja abaixo os artigos e respectivos autores que compõem o livro:


  • Introdução de Irineu Franco;

  • PerpetuoImpacto da tecnologia na cadeia da música: novas oportunidades para o setor independente, João Leão e Davi Nakano;

  • A música na época de sua reprodutibilidade digital, Sergio Amadeu da Silveira;

  • CD Morreu? Viva o vinil!, Simone Pereira de Sá;

  • O MP3 e o fim da ditadura do álbum comercial, Alice Tomaz de Carvalho e Riverson Rios;

  • Fãs-usuários-produtores: uma análise das conexões musicais nas plataformas sociais MySpace e Last.fm, Adriana Amaral;

  • O impacto das novas tecnologias sobre o estudo de piano, Eduardo Monteiro;

  • Valor da música, Andre Stangl e Reinaldo Pamponet Filho;

  • Música Antiga e mídias modernas, Ricardo Bernardes;

  • A criação musical erudita e a evolução das mídias: dos antigos 78rpms à era pós-CD, Harry Crowl;

  • “Cordel da banda larga”: a canção de Gilberto Gil e as perspectivas da sociedade em rede, Laan Mendes de Barros;

  • E agora, o que eu faço do meu disco? Pena SchimidtMudança dos ventos à vista, Chico Pinheiro;

  • O mundo mudou bem na minha vez... André Mehmari.

Adriana A. Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, janeiro 18, 2009

Começa amanhã o Campus Party Brasil


Começa amanhã e vai até o dia 25 deste mês, em São Paulo, o Campus Party Brasil, o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico. Entre os participantes do evento, um dos mais esperado é o Tim Berners-Lee, criador da Web, onde fará uma conferência sobre a Web 3.0. 5.946 campuseiros estão inscritos. A programação completa do evento está disponível no site oficial do evento.
Entre as inúmeras oficinas, palestras e debates uma das áreas principais é o CampusBlog, que discutirá a temática e ainda terá o lançamento oficial do livro "Blogs.com: Estudos sobre blogs e comunicação". Veja a programação do CampusBlog:
- Mostrar texto das mensagens anteriores -

Terça Feira - 20/01/2009

10:00 - Oficina - XHTML
Laboratório de Mídias Sociais - Cásper Líbero e Unicamp

11:00 - Mobilidade
Juliana Vilas (Urblog - Época São Paulo), Rafael Sbarai (Consultor de novas mídias da Veja), Henrique Martin (Zumo) e Eduardo Brandini (Band)
Moderadora: Bia Kunze (Garota Sem Fio)

14:00 - Interações, conteúdo e autoridade na blogosfera brasileira
Alex Primo (UFRGS)

15:20 - A influência das mídias sociais nas publicações
Silvia Bassi (IDG), Sandra Carvalho (Editora Abril), Marco Chiaretti (Grupo Estado), Marcelo Gomes (Meio & Mensagem)
Moderador: Tiago Dória (IG)

16:35 - Podcast
Maestro Billy e Maria Fernanda (Estúdio Mellancia e ABPod), Alexandre Ottoni e Deive Pazos (Jovem Nerd), Guilherme Felitti e Daniela Braun (Podcast IDG Now!)
Moderador: Cristiano Dias (Vilago e Enxame.tv)

17:50 - Bate papo com Ricardo Noblat
Ricardo Noblat (Blog do Noblat, O Globo)
Moderador: Jorge Rocha (UNA)

Quarta Feira - 21/01/2009
10:00 - Oficina - CSS2
Laboratório de Mídias Sociais - Cásper Líbero e Unicamp

11:00 - Mídias Sociais nas corporações
Roberto Machado (DoceShop), Oswaldo Gouvêa de Oliveira Neto (Peabirus), Stelleo Tolda (Mercado Livre) e Marcelo Vitorino (Amélias)
Moderador: Fábio Seixas (Camiseteria)

14:00 - A construção da reputação, dos públicos e da moral blogueira
Fábio Malini (UFES)

15:20 - Uso de mídias sociais na publicidade
Marcelo Tripoli (iThink), Lucas Mello (LiveAD), Mentor Muniz Neto (Bullet), Gustavo Fortes (Espalhe)
Moderador: Carlos Merigo (Brainstorm#9)

16:35 - Uso de blogs em sala de aula
Eric Messa (FAAP), Bárbara Dieu (Beespace e Dekita), Luiz Biajoni (Instituto Macuco), Claudir Segura (PUC-SP)
Moderador: Bob Wollheim (Sixpix Content)

17:50 - Mídias Sociais nas Eleições
Rogério Bonfim (VirtualNet - desenvolvedora das apps do Google Eleições 2008), Juliano Spyer (coordenou a campanha em mídias sociais do prefeito reeleito de São Paulo Gilberto Kassab), Soninha Francine (ex-vereadora e ex-candidata à Prefeitura em São Paulo)
Moderador: Julio Daio Borges (Digestivo Cultural)

Quinta Feira - 22/01/2009

10:00 - Oficina - Como criar um blog: ferramentas
Paulo Henrique Alkmin (Responsável pelos Blogs WTF Brasil e Guravehaato desu ka?, programador da Polvora! Comunicação e suporte do InterNey Blogs)

11:00 - Blogosfera policial
Alexandre de Sousa (Diário de um PM), Roger Franchini (Cult Cool Freak), Danillo Ferreira (Abordagem Policial), Paula Martins (Article 19)
Moderador: Ian Black (Enloucrescendo)

14:00 - Microblogs e Lançamento do Livro Digital Blogs.com de Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo
Raquel Recuero (UCPel)

15:20 - Monetização e programas de afiliados
Leonardo Galvão (Mercado Livre), Thiago Lobão (Buscapé), Régis Andaku (UOL), Ricardo Wright (Google Adsense)
Moderador: Marcos Tanaka (Boo-Box)

16:35 - O direito conhece a internet?
Renato Opice Blum (Opice Blum Advogados Associados), Ronaldo Lemos (FGV, Creative Commons, Overmundo), Ivo Corrêa (advogado do Google Brasil)
Moderador: Francisco Madureira (jornalista responsável pelos blogs do UOL)

17:50 - Relações Públicas 2.0
Mário Soma (RMA Comunicação), Thiane Loureiro (Edelman), Eduardo Vieira (Agência Ideal)
Moderador: Eduardo Vasques (TV1)

Sexta Feira - 23/01/2009

10:00 Oficina - Redação para blogs
Gustavo Jreige (responsável pelo blog Outros Olhos e gerente de conteúdo da Polvora! Comunicação)

11:00 - Blogs e Celebridades
Alessandra Félix (Fofoquinhas), Rosana Hermann (Querido Leitor), Phelipe Cruz (Papel Pop), Samara Felippo (Quero ser Ninguém), Diogo Boni (Bloglog)
Moderador: Nick Ellis (Digital Drops)

14:00 - Empreendedorismo pessoal e engenharia social
Gilberto Knuttz (Uêba, Xpock, Cybervida)

15:20 - Estratégias de mídias sociais nos portais
Caio Túlio Costa (IG), Guilherme Ribenboim (Yahoo! Brasil), Paulo Castro (Terra), Juarez Queiroz (Globo.com), Osvaldo Barbosa (MSN Brasil)
Moderador: Manoel Fernandes (Revista Bites)

16:35 - Internet is for Porn?
Alessandro Martins (Pink, The Kinky), Zander Catta Preta (IG Sexo), Fernanda Lizardo (Sexto Sexo), Raquel Pacheco (Bruna Surfistinha)
Moderador: Edgard Reymann (Sax Magazine, e ex-editor das revistas Sexy Premium e Playboy)

17:50 - Literatura na blogosfera
Albano Martins Ribeiro (Os Viralata), Fal Azevedo (Drops da Fal), Marcelo Duarte (Guia dos Curiosos e Editora Panda Books), Cecília Gianetti (Colunista da Folha de São Paulo e autora do livro Lugares que não conheço, pessoas que nunca vi)
Moderador: Augusto Sales (Paralelos)

Sábado - 24/01/2009

10:00 - Oficina - Otimização de blogs para mecanismos de buscas usando Wordpress
Paulo Rodrigo Teixeira (Marketing de Busca autor do livo SEO - Otimização de sites)

11:00 - O universo feminino nas mídias sociais
Lúcia Freitas (LuluzinhaCamp), Clarissa Passos (Garotas que dizem Ni), Cristiana de Souza Guerra (Para Francisco), Sam Shiraishi (A Vida Como A Vida Quer e MdeMulher)
Moderadora: Liliane Ferrari (jornalista e produtora cultural)

14:00 - Blogs no exterior
Benjamin Junior (Sapo - Portugal), Francesco Magnocavallo e Giselle Ribeiro (Blogo.it - Itália), Leonardo Faoro (Meio Bit)
Moderador: Beto Largman (O Globo - Brasil)

15:20 - O uso do blog para publicar quadrinhos
Cadu Simões (Homem Grilo e Quarto Mundo), Arnaldo Branco (G1 - Mundinho Animal), Clara Gomes (Bichinhos de Jardim), Karlisson Bezerra (Nerdson)
Moderador: Eduardo Nasi (Universo HQ)

16:35 - Ética e jornalismo: da gênese à nova mídia
Caio Túlio Costa (Cásper Líbero)

17:50 - Tendências em aplicações sociais
Manoel Lemos (Webco)

20:00 - Cerimônia - Entrega do Prêmio Best Blogs Brazil aos melhores blogs em 30 categorias eleitos pelo juri popular e pelos palestrantes do Campus Blog.
Co-organizadores: Cynara Peixoto (Mundo Tecno) e Wagner Fontoura (Boombust, Coworkers e Riot)


Adriana A. Rodrigues
1 comments links to this post

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Mobi A TARDE estréia nesta quinta


A partir desta quinta (15 de janeiro), o Grupo A TARDE estréia canal para distribuição de informações via celular através do site móvel Mobi A TARDE. O novo canal oferece conteúdo de mais de 15 editorias (entre elas Esporte, Economia, Cultura, Verão) nesta etapa inicial de versão beta.
Por enquanto, o serviço está disponível para usuários cadastrados das operadoras Vivo, Oi e Claro que possuam celulares
nos modelos WAP e Xhtml. Promete-se para breve uma versão para o Iphone da Apple. O usuário pode assinar os canais que desejar e, diariamente e em horários específicos, receber as informações em seu aparelho, pagando R$0,10 por mensagem.
“Os cerca de 180 jornalistas da Redação estão integrados ao processo de construção do conteúdo que será distribuído via celular, da mesma forma como já atuam para o jornal, o portal A TARDE On Line, a rádio A TARDE FM, a Agência A TARDE e a Revista Muito”, segundo afirma a coordenadora de Jornalismo Integrado, Mariana Carneiro.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Blogs.com será lançado no dia 22: comece por ler seu prefácio

No Carnet de Notes, você pode ler o prefácio de André Lemos ao livro "Blogs.com. Estudos sobre blogs e comunicação" (SP, Momento editorial, 2009), organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo. O livro será lançado em versão eletrônica e "Creative Commons", no dia 22/01 às 14h na área Campusblog do Campus Party em São Paulo.
O livro, que tem posfácio de Henrique Antoun (UFRJ), conta com artigos dos seguintes autores: Adriana Braga , Claudio Penteado, Fernando Firmino da Silva, Helaine Abreu Rosa, Jan Schmidt, Juliana Escobar, Leonardo Foletto, Marcelo dos Santos, Marcelo Träsel, Maria Clara Aquino, Octávio Islas, Rafael Araújo, Rogério Christofoletti e Rosa Meire Oliveira.
O livro estará disponível no site http://www.sobreblogs.com.br/.
marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

10 bancos de imagens grátis

Encontrar uma imagem muitas vezes que ilustre uma matéria ou post pode ser bem difícil. Por isso, a dica dada pelo jornalista André Deak via twitter pode ser bem útil, um post do blog Presidia Creative que reúne 10 bancos de imagens gratuitos, entre eles Stock.xchng que tem mais de 350 mil fotos. Ainda assim, vale ficar atento aos direitos de uso, reservado em alguns casos.

Marcelo Freire

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, janeiro 13, 2009

Obras do Museo del Prado no Google Earth

Quatorze das mais emblemáticas obras do Museo del Prado, em Madrid, formam agora uma "exposição" que o Google Earth passa a disponibilizar para internautas de todo o mundo vê-las em detalhe - 14.000 megapixels de resolução. El jardín de las Delicias (El Bosco), Las Tres Gracias (Rubens), La Anunciación (Fra Angelico), La familia de Felipe IV ou Las Meninas (Velázquez), 3 de mayo (Goya) são alguns dos quadros que integram esse projeto financiado pelo Google (o valor não foi revelado).
Para contemplar as reproduções digitais dessas 14 obras é preciso baixar o programa Google Earth, ativar a visão em três dimensões e clicar sobre o Museu del Prado.

Via Elpais.com. Web do Museo del Prado.

Suzana Barbosa

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Bolsa Pesquisa UOL - 2009 abre inscrições para submissão de projetos


Estão abertas as inscrições para a submissão de projetos para o UOL Bolsa Pesquisa de 2009. O prazo final para o envio dos projetos vai até o dia 15 de fevereiro de 2009. 
As principais áreas temáticas a serem pesquisadas, de acordo com interesse do Uol, são: computação, comunicação, economia, jornalismo, direito e sociologia - todas com ênfase em Internet ou relacionadas à Internet. Projetos de pesquisa de outras áreas temáticas mas que sejam relacionadas à Internet também podem participar do UOL Bolsa Pesquisa.
A divulgação da lista geral dos projetos aprovados será no dia 9 de março de 2009.


Adriana Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, janeiro 11, 2009

Dmultimedia: blog sobre infografia multimídia


Dmultimedia é o nome do mais novo blog de Carlos Gámez Kindelán, atual chefe de infografia online do site espanhol, El Pais.com. Como o próprio nome e cargo do autor indicam, o blog se propõe a discutir questões sobre a infografia multimídia, têndencias dos infográficos, dicas de livros, entre outros assuntos sobre a temática, além de vários gráficos interativos produzidos pelo autor.
Para colocar nos feeds.
Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Making Off do redesenho do El Mundo

Assista o video com o Making Off do redesenho do El Mundo

Fernando Firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Novo El Mundo, na Internet e no papel

O El Mundo amanheceu hoje com um novo redesenho do site e da edição impressa. As mudanças coincidem com os 20 anos do jornal espanhol. No impresso, foram adicionadas cores às editorias, imagens maiores e uma nova tipologia; No site, criou-se uma nova seção de opinião, mais conteúdos na home com vídeos, fotos e galerias e mais espaços em branco. Em um gráfico interativo  e num vídeo são apresentadas os detalhes da mudança.
Aqui no Brasil os portais Terra e UOL também passaram por mudanças nas suas home durante a semana passada. 

Fernando Firmino

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Portal Sul Coreano OhMyNews deixará de pagar aos repórteres cidadãos

Símbolo do jornalismo cidadão no mundo, o portal OhMyNews anuncia que a partir de agora NÃO pagará por conteúdos produzidos por reporteres cidadãos. O motivo alegado para o fim do sistema de pagamento é a crise econômica mundial que estaria também afetando as operações do site Sul Coreano. O portal de jornalismo cidadão OhMyNews foi criado em 2000 e serviu de referência para outros similares pelo mundo afora como o FotoRepórter do Estadão, além de ter sido objeto de estudo de teses e dissertações como um modelo de negócios.


Fernando Firmino

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

"Fazendo mais com menos"

O especial Doing More with Less do Editors Weblog.org destaca as tendências que editores de grandes jornais ao redor do mundo estão adotando nessa época de crise econômica. A integração de redações é um dos aspectos principais ressaltados nesta série, através de casos como o do The Guardian, da Inglaterra, e do Kauppalehti, da Finlândia. Há, também, artigo que traz a opinião de diretores em cujas redações o processo de convergência está em curso: entre eles, Marcelo Rech, diretor de redação da Zero Hora.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Prêmio Malofiej 2009


Definido o período em que ocorrerá o maior prêmio de infografia mundial, o Malofiej 2009. O evento acontecerá de 25 a 27 de março deste ano. O prazo final para enviar os trabalhos que concorrerão aos prêmios irá até 14 de fevereiro. 
O Malofiej já está em sua 17º edição e premia as melhores infografias nos formatos - impresso ou digital- de jornais e revistas, bem como as agências e serviços de provedores de gráficos. O evento é uma realização da SND-E e acontece anualmente na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, região de Pamplona, na Espanha.

Adriana Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

O que grandes personagens da História diriam no Twitter?

O que diria Lincoln no Twitter? E Hitler? Ou Einstein? Pois bem, um grupo no Twitter está fazendo exatamente isso: produzindo mensagens que supostamente seriam enviadas por personagens históricos, tivessem eles acesso à ferramenta.
Dois exemplos:

Via wwwwhat'snew

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post