sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Vigilante Rodoviário volta à TV depois de 48 anos



No dia 9 de março, às 20:30 h. o Canal Brasil estréia em sua programação o seriado brasileiro Vigilante Rodoviário. O canal conseguiu recuperar 37 dos 38 episódios produzidos e vai exibi-los às segundas-feiras, com reprises terça, 15h30 e domingo, 11h.
O seriado, que foi o primeiro filmado em película de cinema no Brasil e produzido especialmente para TV, estreou em janeiro de 1961 pela TV Tupi e foi inspirado nos trabalhos da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo.
O programa apresenta as aventuras do vigilante Carlos (Carlos Miranda) e do fiel cão Lobo pelas estradas e ruas das grandes cidades, levando segurança, proteção e mensagens educativas para crianças e adultos. A bordo de um veículo Simca Chambord ou montado em uma moto Harley Davidson, a dupla se tornou rapidamente em um dos maiores sucessos da tevê na época. O seriado foi produzido por Alfredo Palacios e dirigido por Ary Fernandes.
O patrulheiro ficou tão conhecido que o ator Carlos Miranda acabou ingressando na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1965. Em 1998 foi para a reserva como tenente-coronel e até hoje participa de campanhas para a conscientização do trabalho feito pela PolíciaMilitar em prol da população.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Disponibilizada programação para o Malofiej 17

Já está disponível a programação  do Malofiej 17 de 2009, que ocorre anualmente na Espanha. Um mapa foi produzido a fim de facilitar o trafego de palestrantes e participantes durante o encontro. A programação conta com palestras e oficinas com os mais renomados editores gráficos e infografistas mundiais, a exemplo de John Grimwade, Alberto Cairo, Amanda Cox, Javier Errea, entre outros.
Em virtude do evento, há também um grupo criado no Flickr para compartilhamento das informações. 
Via SND-E.
Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Pesquisador espanhol lança livro sobre Cibermedios

O professor Guillermo Lopéz, da Universidade de Valência, Espanha, acaba de lançar um novo livro: Los cibermedios valencianos: cartografía, características y contenidos. A obra tem licença da creative commons e pode ser baixada em formato pdf para download. 

Segundo o autor: 

 "El estudio trata de responder al interés de este ámbito de investigación y al hecho, al que se hará referencia posteriormente, de que el objeto de estudio (los cibermedios valencianos) permanece fundamentalmente inexplorado a los efectos de su análisis por parte de la comunidad científica. Los motivos para seleccionar este objeto de estudio obedecen, además, a razones de oportunidad tales como la participación del autor, desde las perspectivas profesional y académica, en ese ecosistema comunicativo. Participación reflejada en diversos trabajos previos de carácter académico, así como en la gestión y desarrollo de varios sitios web".

Via CyberJournalism

 Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Integração de redações como estratégia de crescimento

De acordo com a Innovation Media Consulting Group, a integração de redações é "uma estratégia de crescimento". Em mais de 15 anos de atuação em vários países, conforme explica o seu fundador e principal dirigente, Juan Antonio Giner, a visão que esta consultoria estabeleceu para a indústria dos meios é: "From Media Companies, to Information Engines".
No post de Nº1 do que deve ser uma série para o blog Innovations in Newspaper (ilustrado com esta foto da antiga redação do The New York Times), Giner apresenta a estratégia da Innovation, começando por esclarecer:

- So, we are not recent converts to total multimedia integration. This has been our mantra in the past. This is our mantra for today. And this is our mantra for the future.

Nessa estratégia, o princípio primeiro reza que:
"Integration is not just a way to save money. It´s a way to invest in the future. It´s a strategy of growth. To produce better products. Better journalism. In a more efficient way".

Acompanhemos, então, para saber quais são os demais princípios aplicados por esta consultoria.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

As lições de Bradshaw sobre a escrita na web

O professor inglês Paul Bradshaw compartilha mais um dos seus slides sobre os princípios básicos para se escrever e produzir para a web. "Ser breve" é um dos primeiros princípios, indicados a partir do que diz Jakob Nielsen. Após ver as recomendações de Bradshaw, é interessante ler o post "O mito do texto curto", de Andre de Abreu, publicado no Intermezzo.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Entrevista com o editor de Tecnologias Interativas do New York Times


Entrevista (em inglês) com o editor de Tecnologias Interativas da redação do New York Times, Aron Pilhofer, falando sobre a produção de gráficos e o uso de base de dados nos infográficos interativos e expondo a forma colaborativa de trabalho da redação do New York Times.

Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Jornal Correio da Bahia recebe prêmio por redesenho

O jornal Correio da Bahia recebeu uma medalha de prata por seu redesenho do projeto gráfico pela 30ª edição promovida pela Society for News Design, tradicional evento que premia os melhores designs de jornais mundiais. O Correio, inclusive, foi o único jornal brasileiro a ser premiado, no quesito redesenho, tendo ficado à frente de publicações internacionais de renome, como a Chicago Tribune, dos Estados Unidos, e o Clarín, da Argentina.
O novo projeto gráfico do Correio foi concebido pelo designer espanhol Guillermo Nagore e pelo jornalista brasileiro Eduardo Tessler, da  Innovation Media Consulting, cujo lançamento ocorreu em agosto de 2007.
Outras informações no Herdeiro do Caos.
Adriana Rodrigues

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Desastres produzidos no Photoshop

Um blog inteiramenmte dedicado a erros e absurdos produzidos via Photoshop. Manipulações absurdas, clonagens óbvias, retoques ridículos são expostos no PsD (Photoshop Disasters). A seleção inclui publicidades, mas também material publicado na imprensa de um modo geral.
Muito divertido e instrutivo.

Paulo Munhoz

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Anunciados vencedores da 2009 World Press Photo

A cena da foto vencedora do americano Anthony Suau da revista Time não é oriunda de uma ação militar, mas sim de um despejo de um morador de uma casa em Cleveland que não conseguiu pagar sua hipoteca. Veja a galeria ou a lista com os outros vencedores

Via Midia Storm

Marcelo Feire

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Novo modelo para apuração, produção e distribuição da notícia

Paul Bradshaw. dentro da sua proposta de apresentar modelos para as redações do século XXI para se pensar o jornalismo, defende hoje a idéia de que os aspectos de apuração, produção da notícia e distribuição da notícia se encontram em processos distintos do tradicional. Para ele as separações destes processos dá lugar agora há um processo mais complexo e imbricado (ilustração acima) em que não é possível separar de forma clara os processos tendo em vista que a apuração, a produção e circulação dos conteúdos circulam simultaneamente em Delicious, blogs, Twitter, RSS, telefones móveis (Qik). A série completa pode ser vista na tag 21st-century-newsroom.


O livro "Online Newsgathering - research and reporting for journalism" de Stephen Quinn e Stephen Lamble (Focal Press, 2008) problematiza estas mesmas questões de Bradshaw em outro nível: defendem a tese de que a convergência das mídias, novas plataformas para distribuição e as mudanças pelo qual o jornalismo passa forçam os jornalistas a mudar a forma de apurar as notícias. Da mesma forma as redações teriam que repensar os seus fluxos de apuração, produção e distribuição de conteúdo. Para eles é necessário preparar os "mono-media journalists" para o terreno da reportagem multimídia, para o cenário de multi-plataformas. 

Fernando Firmino

Marcadores: ,

1 comments links to this post

sábado, fevereiro 14, 2009

Mais de 525 publicações americanas fecham em 2008

Mais de 525 revistas dos Estados Unidos deixaram de ser publicadas em 2008. Em 2009, o ritmo continua acelerado: 40 foram encerradas. De acordo com MediaFinder.com, a desaceleração da economia tem afetado principalmente as mídias impressas. Mais informações Marketing Charts.
Via Desde mi blog.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Jornal sem redação?

O diário Metro de Toronto despediu seus seis trabalhadores fixos. O conteúdo do periódico gratuito agora será exclusivamente de agências e colaboradores externos. “La noticia ha originado polémica porque al principio se dijo que el trabajo de los despedidos iba a ser realizado por los becarios, que continúan en sus puestos” diz o blog 233grados. A Torstar, proprietária do Toronto Star e Metro Internacional, é dona do jornal. Resta saber quanto tempo o Metro de Toronto irá durar dessa forma.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Repositório de revistas e jornais portugueses

Quem tiver interesse em conhecer revistas e jornais portugueses, o pesquisador Manuel Gago nos indica um diretório excelente. Muito bom!

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Rotina jornalística?

Via 233grados.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Hotmail, Citroën e publicidade negativa

Olhem este visual! Não sei quanto a vocês, mas, por diversos fatores, já pensei em encerrar minha conta no hotmail. A novidade hoje foi esta propaganda da Citroën que prejudicou e muito a visualização da caixa de entrada. E, para completar, colocaram um ícone com a palavra fechar, que, ao clicar, levava a um link (uma página). É achar que, no mínimo, o usuário é besta. É conspirar contra si.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

4 comments links to this post

Twestival no Brasil acontece em 10 cidades


Nesta quinta (12), usuários do Twitter em 100 cidades de diversos países realizam o "Twestival Global", cujo principal objetivo é arrecadar fundos em prol da ONG Charity: Water, que trabalha para levar água potável a populações pobres e isoladas de todos os continentes.
Conforme explica o editor do site Twitter Brasil, Fernando Sousa, em entrevista ao Globo Digital, "a ideia é usar a rede social para envolver as pessoas e mobilizar a sociedade em prol de uma boa causa, além de conscientizar a população para a crise global". No Brasil, o Twestival acontece em 10 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Bauru, Belo Horizonte, Porto Alegre, Passo Fundo, Curitiba, Florianópolis e Recife.
Para as doações, também pode-se fazer diretamente no site
http://www.charitywater.org/donate/index.htm.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

CPJ diz que 722 jornalistas foram mortos exercendo a profissão

O número de jornalistas mortos exercendo a profissão, desde 1992, soma 722, segundo dados do informe do Comitê para Proteção de Jornalistas. Em 2008, foram mortos 41 profissionais, sendo que 22 casos não confirmados não foram contabilizados na lista. De qualquer forma, o informe registra pela primeira vez uma cifra inferior ao do ano passado, que alcançou 66.

Em relação aos jornalistas presos, pela primeira vez, como foi noticiado pelo Gjol, os dados mostram que os “trabalhadores da web” ultrapassaram os dos meios impressos. São 125 profissionais encarcerados. Destes, 45% trabalham na web. Enquanto os jornalistas de revistas e jornais impressos representam 42%. A informação saiu do El Mundo.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

George Bush morreu?

Foi o que os telespectadores da ETV News devem ter se perguntado ao ouvirem a notícia publicada. A barrigada durou três segundos, mas foi suficiente para causar espanto à audiência. Via BBC.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Introdução ao Jornalismo 2.0: inscrições encerram-se neste mês

Com inscrições até o dia 22 de fevereiro, o curso Introdução ao Jornalismo 2.0: Oportunidades e Desafios na Era Digital, oferecido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, é uma boa opção de atualização para jornalistas. As aulas serão ministradas pelo jornalista Carlos Castilho entre os dias 9 de março e 5 de abril deste ano. Os alunos selecionados serão notificados na semana do dia 4 de março. Mais informações na matéria de divulgação do curso.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Ferramentas da Google são incompatíveis?

Parece não ter lógica uma companhia lançar um produto e este não ser compatível com outro da mesma empresa. Principalmente quando o mercado está recheado de concorrentes ferozes.

Pois é, não é que o navegador da Google, o Chrome, não funciona perfeitamente ao acessar o Google Earth. Apesar de ficar incrédulo, resolvi publicar a informação por causa da imagem – que é facilmente manipulável.

Como não uso o navegador e ainda não tive tempo para fazer o teste, fica a dica para quem tiver o Chrome confirmar a informação.
Via Abadía Digital.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Conjunto de links sobre Infografia

O blog 2.0 Webmania publicou uma lista com dicas de blogs, portfólios, sites, revistas e empresas, edições eletrônicas que se dedicam à infografia. O resultado é um conjunto de links bastante rico contendo  quase 100 indicações sobre o tema. Para colocar no delicious.

Adriana Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Capa de A TARDE na posse do Obama entre as mais criativas do mundo

O Poynter Institute incluiu a capa de A Tarde (Salvador) como uma das mais criativas no mundo no dia da posse de Obama. Nossos parabéns para a equipe do jornal, que deve estar festejando esse reconhecimento internacional.
marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Biblioteca multimédia on-line da Europa com novo software

Depois de experimentar sérios problemas com o software utilizado, que não aguentou a demanda de acesso dos interessados, a biblioteca multimédia on-line da Europa, "Europeana", está acessível com um novo sistema (beta) em teste.
A Biblioteca dá acesso dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia e conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.
Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço http://www.europeana.eu, a biblioteca multimédia europeia abriga material disponibilizado por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.
Segundo a Comissão Europeia, que lançou esta iniciativa em 2005, este é "apenas o começo", pois a ideia é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado, e o objectivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras "representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais".

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Crise faz Newsweek mudar de identidade

A revista Newsweek passará por uma grande mudança: deixará a cobertura noticiosa semanal e reduzirá seu tamanho. Segundo informações do New York Times, a revista direcionará o seu conteúdo a um público mais influente. “Newsweek loses money, and the consensus within its parent, the Washington Post Company, and among industry analysts, is that it has to try something big”. A matéria dá mais informações sobre a transição.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Buscador de imagens oferece serviço diferenciado

GiniPic é uma ótima opção para buscar fotos. A ferramenta busca imagens em diversos sites especializados, como flickr, picasa, google, fotolia e outros, eliminando os arquivos duplicados e agrupando os resultados. Esse é o grande diferencial em relação aos outros serviços que conheço. E o melhor de tudo, é gratuito. Agora é testar e conhecer se é eficiente.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

domingo, fevereiro 08, 2009

Sites da USP e da Universidade de Campinas estão entre os mais visitados

Os sites da universidade de São Paulo e de Campinas estão entre os primeiros mais visitados da América Latina. O resultado foi publicado no Ranking Web, que é realizado pelo Ciber Metría. O trabalho avalia 16.000 páginas de instituições de ensino superior no mundo. Entre os critérios para os resultados, estão o volume de conteúdo na web com visibilidade e o impacto destas publicações, segundo o número de links que são recebidos. Entre as brasileiras que aparecem ranqueadas, estão por ordem de classificação:

1 - Universidade de São Paulo
2 - Universidade Estadual de Campinas
3 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
4 - Universidade Federal do Rio de Janeiro
5 - Universidade Federal de Minas Gerais
6 - Universidade de Brasília
7 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
8 - Universidade Estadual Paulista

Via ¿Comunicación?.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Artigo aborda das questões práticas à ética dos ciberjornalistas portugueses

"Ciberjornalistas portugueses: Das práticas às questões de ética". Este é o nome do artigo publicado na revista acadêmica Prisma.Com, da Universidade do Porto (UP), do pesquisador Helder Bastos. Segundo o resumo da obra, “são apresentados os resultados de um inquérito feito a ciberjornalistas portugueses de órgãos de comunicação social mainstream, englobando jornais, revistas, rádios, televisões e jornais publicados exclusivamente na Web”.

Ainda de acordo com o texto, “o estudo fornece uma caracterização destes profissionais ao nível socio-demográfico, profissional, ocupacional e ético. Os resultados mostram que os ciberjornalistas se ocupam predominantemente de texto, cultivam pouco fontes próprias, valorizam a imediatez e a credibilização das notícias e passam pouco tempo em contacto com as audiências”.

Leitura recomendável!

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

A revolução da informação



Este vídeo explora as mudanças na forma como nós encontramos para armazenar, criar, criticar, e compartilhar informações no momento atual. Revela o antes e o depois da chegada dos computadores, bem como a informatização das redações, onde as bases de dados eram físicas, muitas gavetas com grande quantidade de informações até o sistema de busca via web, via google, mais sofisticado portanto.  O vídeo foi feito por Michael Wesch, da Universidade do Estado de Kansas, EUA. 

Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, fevereiro 07, 2009

Jornalismo na internet: as cinco discussões mais irritantes

O jornalista-blogueiro Alexandre Gamela, do blog O Lago, acaba de completar uma série de cinco postagens sobre os debates mais irritantes do jornalismo digital:

O Twitter é Jornalismo?

Morte da Blogosfera

Jornalismo do Cidadão

Bloggers vs Jornalistas

A morte dos jornais

Vale a pena ler e refletir.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Mais de um milhão de “livros móveis” estão disponíveis

Para os que não sabiam, o Google Books está disponível para telefones móveis. São um milhão e meio de livros que podem ser lidos nos aparelhos. As obras podem ser acessadas pelo endereço books.google.com/m.
Via La brujula verde.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Time aborda crise dos jornais

Mais um periódico dedica sua matéria principal à crise dos jornais. Desta vez foi a Time, que publicou o texto "How to Save Your Newspaper", escrito por Walter Isaacson, ex-diretor da semanária. A publicação sugere, como alternativa para salvar os jornais, os micropagamentos.

O pesquisador Ramón Salaverría emiti sua opinião: “Personalmente, pienso que esa medida por sí sola tendría tanto efecto en la supervivencia de los periódicos como la aspirina en la de los pacientes de cáncer. Se trata de poco más que un lenitivo. Quizá por eso Time subtitula su portada con un lapidario "A modest proposal". Y tan modest”.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

(Re)pensando o jornalismo: contribuições espanholas

O número mais recente de Lumina, a revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, traz um texto de Christa Berger e Frederico de Mello Tavares no qual os autores se propõem a (re)pensar o jornalismo através das contribuições espanholas à sua teorização.
"O ensaio busca mapear a trajetória e algumas tendências sobre o estudo do jornalismo a partir de contribuições presentes na literatura espanhola sobre o tema. Realiza-se um percurso que situa historicamente publicações da chamada “Periodística”, elencando aspectos interessantes para se pensar uma “virada crítica” sobre os estudos da mesma. Neste viés, focaliza-se a noção de “gênero jornalístico”, observando dentro da teoria jornalística o caráter “manualista” dos textos que a abordam tanto no jornalismo cotidiano, quanto no jornalismo especializado. Com base neste contexto e apoiados na noção de “giro lingüístico”, aponta-se para a necessidade de se repensar as teorias e a prática jornalística a partir de uma outra relação com a realidade, bem como a compreensão do lugar do jornalismo na mesma".
Infografia jornalística, Mídia e Segurança Pública, fronteiras do jornalismo e aspectos do telejornalismo no Brasil são alguns dos assuntos tratados em outros artigos e ensaios da Lumina mais recente.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Senhor dos Anéis em versão colaborativa e gratuita para fãs na Web


Os fãs do filme "O senhor dos anéis" gravaram uma nova sequência para a série, de forma indepentente e colaborativa. O filme, de 30 minutos, custou apenas o equivalente a R$ 10 mil e estará disponível para download gratuito a partir de 3 de maio de 2009. Os trailers podem ser vistos em www.thehuntforgollum.com ou no vídeo acima do YouTube. Os participantes do filme são amadores, entre atores, maquiadores e técnicos que se envolveram no projeto voluntariamente. O trailer do filme revela uma qualidade hollydiana, mesmo com investimento de apenas R$ 10 mil em vez dos R$ 600 milhões da trilogia original.

Adriana A.Rodrigues

Marcadores: ,

4 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Jornalistas continuam perdendo emprego

Os cortes dos empregos dos jornalistas continuam. Três mil profissionais perderam seus empregos, calcula a Federação de Associações de Jornalistas da Espanha (Fape). No Chile, os números também não são animadores. Segundo estimativas do jornalista Miguel Paz, foram demitidos 700 comunicadores. E no Brasil, como anda a situação?
Ilustração.
Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Mercado, embalagens e suas facetas

Uma notícia da Folha online, de agência, publicada na editoria de informática, levou-me mais uma vez à reflexão: o que é notícia? Ministro italiano termina namoro de 9 meses por mensagem de texto é de uma “pobreza reflexiva”, de conteúdo, sem tamanho. Para mim, no enquadramento que está, não seria tão estranho se fosse publicada na revista Caras.

Acabei lembrando do exemplo clássico, e das discussões antológicas, que alguns mestres dão na graduação: quando um cachorro morde alguém (que não seja o presidente), não é notícia, mas quando alguém morde o cachorro (do presidente?), aí então é notícia.

A matéria pode nos levar a pensar em diversas perspectivas, à luz das teorias de newsmaking e de gatekeeper. Leiam o texto publicado e comentem o que acham!

Indico dois artigos sobre o tema:

A notícia e os valores-notícia. O papel do jornalista e dos filtros ideológicos no dia-a-dia da imprensa, da pesquisadora Thaís de Mendonça Jorge, e Limites teóricos e metodológicos nos estudos sobre a noticiabilidade, do pesquisador Carlos Eduardo Franciscato.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Livro discute cultura digital na sociedade contemporânea

O impacto das tecnologias como o telefone celular, internet e TV digital na sociedade contemporêanea é o mote do livro Folha explica Cultura Digital, escrito por Rogério da Costa, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP. 

Além disso, para o autor, "é importante alertar que o leitor não encontrará aqui um texto sobre inovações tecnológicas, apesar de tratarmos de algumas bem importantes. Tampouco terá uma explicação exaustiva sobre uma disputa entre termos tão polissêmicos: interação ou interatividade? Discutiremos aqui, mais do que tudo, o modo que estamos conduzindo e construindo nossas relações em meio aos mais variados artefatos tecnológicos"

Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 03, 2009

La Información é o novo site jornalístico espanhol

Chama-se La Información o novo site jornalístico espanhol, capitaneado por Mario Tascón e equipe DixiRed. A estréia está marcada para março, mas a equipe já está há alguns meses imersa, trabalhando neste esperado projeto até então denominado apenas como "Proyecto i". O anúncio do nome oficial foi feito no dia 03/02 no blog 233 grados.
Cinquenta jornalistas (alguns dos quais se vê na foto acima) integram a equipe de "www.lainformacion.com - La información al segundo". A direção de redação ficará a cargo de Vanesa Jiménez, ex-diretora de Elpais.com.
Se tudo correr bem, Tascón espera fazer do site o terceiro meio de comunicação em língua espanhola. A contar pelo trabalho feito por ele à frente de Elmundo.es e Prisacom (responsável, entre outros, pelo site Elpais.com), é de se esperar que La Información se destaque entre os meios digitais. A ver!
Mais sobre o novo site jornalístico aqui.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Como a crise financeira afeta os meios de comunicação

A nova edição da revista Capçalera publicou um dossiê com um tema bastante em voga: como a crise econômica afeta os meios de comunicação. O periódico está disponível em catalão e em espanhol. A informação veio do blog de Cristina Aced, que escreveu sobre o assunto.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Além de mergulhar em oceanos, usuários do Google Earth podem viajar no tempo


A Google já lançou a nova versão do Google Earth, a cinco. Além do Ocean, a ferramenta possibilitará viajar no tempo conhecendo como era seu bairro, por exemplo, em tempos passados. Outra possibilidade oferecida pela versão é conhecer marte em três dimensões. Um vídeo promocional foi colocado no YouTube.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Livro: Más allá de Google

"Más allá de Google" é o novo livro de Jorge Juán Fernández García, colaborador do Infonomia.com. Sob licença do creative commons, o livro, já disponível em pdf versa sobre leis direcionadas em como utilizamos ou nos afetam a informação e as tecnologias digitais. Segundo o autor, estas leyes "todavía no científicas son los primeros pasos hacia la definición de una nueva disciplina académica, la Infonomía, cuyo impacto en las vidas de las personas y en la eficiencia de nuestras empresas será crítico en el siglo XXI".
O autor tem um blog onde discute estas e outras questões sobre o livro. 
Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Manuel Gago entrevista gerente de conteúdos digitais do clarin.com


O professor Manuel Gago, da Universidade de Santiago de Compostela, fez uma entrevista com Marcos Foglia, gerente de conteúdos digitais do site argentino, clarin.com.
Segundo Gago, a idéia desta "conversa" com Foglia era comentar vários sites na Web como inspiração para os novos formatos de comunicação. 
O vídeo tem quatro minutos. 
Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Dicionário do design gráfico


Via Adventure Graphics descubro este dicionário para o profissional de design gráfico que parece bastante interessante, principalmente para os iniciantes.

Acetato. Diseñador gráfico especialista en tatuajes.

Acrobat Reader. Un maromero al que le gusta leer mucho.

Aerografía.Rama del diseño gráfico especializada en la rotulación de aviones.

Advertising. Amenazar a un diseñador para que no cante en el área de trabajo.

Adobe. Casa de campo que es fría en verano y cálida en invierno.

Aguada. Estado de las diseñadoras después de pasar varios meses frente al ordenador.

Aliasing. Ponerse apodos entre los diseñadores.

Barroco. Erupción cutánea de los diseñadores en la pubertad.

Bleeding. Reacción del cuerpo a un shortcut.

Branding. Dícese de la dieta de los diseñadores que es alta en fibra.

Bold. Detergente utilizado por los diseñadores.

Bolígrafo. Diseñador gráfico gordo.

Bosquejo. Dibujo burdo de un bosque.

Caché. Atrapar una idea en el aire.

Caja de X. La caja de un tipo desconocido.

Carboncillo. Pequeño diseñador gráfico que es muy fregón.

Cemento Iris. Conocida droga de los Diseñadores.

Churriguerezco. Diseño gráfico muy fumado.

Clipart. Acción de crear figuritas con clips.

Convertir a curvas. Etapa final de la dieta que realizan las diseñadoras.

Copywrite. Acto de transcribir un texto.

Cuentahilos. Diseñador gráfico que no tiene nada que hacer.

Cursiva. Diseñadora que gusta de las cartas de amor y arte con motivos románticos.

Degradado. Se le llama así al diseñador que se vende muy barato.

Diapositiva. Un día perfecto para Diseñar.

Disco duro. Cualquier CD de heavy metal.

Dreamweaver. Diseñador poco productivo y somnoliento.

DVD. Lo mismo que “tiene que…”.

Estilógrafo. Diseñador gráfico de muy buen vestir.

EPS. Expresión de sorpresa menor que el oops!!

Flash. Super héroe del multimedia.

Flaten. Diseñador con flatulencias.

Floppy. Pastelito de chocolate relleno de malvavisco, golosina preferida de los mercadólogos.

Freehand. Software de diseño preferido por los Diseñadores solteros.

Fotocomponedora. Acto de tomarse una fotografía con una diseñadora de cascos ligeros.

Fotografía digital. Acción errónea de poner el dedo en el lente de la cámara.

GIF. Imagen que se regala.

GIF animado. Imagen que se regala generalmente con escenas felices.

Godete. Expresión que usan los diseñadores gangosos cuando están molestos.

Illustrator. Primo de Terminator y al que le gusta mucho dibujar.

Impresionismo. Estado posterior a la observación del exhibicionismo.

Inches. Ayudantes del director de arte.

Lápiz. Nombre que los diseñadores dan a su miembro durante la niñez.

Layer. Nombre dado a aquel diseñador que suele decir muchas mentiras.

Letra de caja alta. Cajota.

Letra de caja baja. Cajita.

Macromedia. Prenda interior de vestir de las diseñadoras gordas.

Malla. Prenda de vestir utilizada por los serigrafistas.

Mecanorma. Diseñadora de nombre Norma de enormes proporciones y que suele ser usuaria de Macromedia.

Mega. Tienda departamental en donde surten su despensa los diseñadores.

Multimedia. Prenda de vestir interior que se comparten entre las diseñadoras.

Pantone. Champú suave en gran variedad de colores.

Picas. Jugar competencias.

Pincel. Método de transporte de los diseñadores de escasos recursos.

Plotter. Apellido del mago de las impresiones en gran formato.

Preprensa. Periódico especial para tartamudos.

Prueba de color. Acto de verificar si el color rojo sabe a fresa, el amarillo a limón, etc.

Punto de fuga. 19:00 h.

Puntos. Diseñadores gráficos de raras costumbres.

Quemador de CD. Se le llama así al Diseñador que escucha un CD una y otra vez.

Ripear. Acción de cantar mientras se espera la decodificación de un ví­deo.

Screen. Película de preferida de algunos diseñadores.

Señalética. Señal de moral cuestionable.

Quark Express. Graznido veloz.

Separación de color. Diseño gráfico con tendencias racistas.

Shortcut. Pequeña cortada, que generalmente viene precedida de un bleeding.

Tipo. Diseñador de nombre desconocido.

Tipografía. Fotografía de un diseñador de nombre desconocido.

Tipómetro. Diseñador desconocido de pequeña estatura.

Tipo móvil. Diseñador desconocido al que se le puede colocar en cualquier sitio.

Versalitas. Acto de mirar salas pequeñas.

Viñetas. Expresión de los diseñadores senior cuando observan diseñadores junior.

Web. Estado de cansancio de un diseñador gráfico.

Webmaster. El más flojo de los diseñadores.


Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Oito ferramentas de rastreamento na web

O blog ReadWriteWeb listou as oito melhores ferramentas de rastreamento na web. Com elas, segundo o blog, é possível realizar buscas na web invisível, ou seja, em informações em um nível mais profundo da rede. Além disso, algumas delas são próprias para pesquisas em blog, redes sociais, twitter e fóruns.

1 – BlogPulse
2 - Pipl
3 – Spy
4 – Serph
5 – Social Mention
6 – Monitter
7 – BoardTracker 2.0
8 – Google Alerts

Veja o post original

Marcelo Freire

Marcadores:

0 comments links to this post

Redes sociais: etiqueta para jornalistas


O New York Times estabeleceu, há algum tempo, uma espécie de manual para os jornalistas usarem as redes sociais. A iniciativa visa proteger a credibilidade e a imagem do jornal. Craig Whitney, editor assistente do NYTimes, definiu as regras.

Procurando informações sobre o trabalho, achei uma postagem no excelente blog O Lago, que comenta sobre o assunto e traz duas dicas interessantes: La deontología 2.0 del NY Times; New York Times creates policies for reporters' social network use.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, fevereiro 01, 2009

Mapa visual da web 2.0

Alguns conceitos sobre a web 2.0 estão agrupados de forma visual, e didática, neste mapa. Além disso, existem exemplos de serviços 2.0 e breves explicações das "características". A maioria das indicações dos serviços são hispânicas. Sob licença Creative Commons, o trabalho pode ser baixado em:

* Mapa Visual Web 2.0 [PDF para ver/imprimir / com links ativos, 2,3 MB]
* Mapa Visual Web 2.0 [PDF para Illustrator, 4,6 MB]
* Mapa Visual Web 2.0 [Photoshop 300 dpi, 11,3 MB]
* Mapa Visual Web 2.0 [PNG 150 dpi, 3,7MB]
* Mapa Visual Web 2.0 [JPEG 72 dpi, 160 KB]
* Mapa Visual Web 2.0 [GIF 72 dpi, 72 KB]

Alberto Marques

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Erro no sistema da Google foi humano

Neste sábado, até o site da Google era perigoso. Depois de passar uma boa parte do dia acusando os sites de possuírem softwares maliciosos, a empresa atribuiu a um erro humano a falha ocorrida em seu sistema de buscas. Diferente do que está sendo publicado nos blogs, a empresa afirmou que o problema durou cerca de 40 minutos.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Concurso fotográfico: representações da crise econômica nas ruas

Demotix, em parceria com o Financial Times, lançou um concurso fotográfico sobre a crise econômica. A idéia é capturar imagens nas ruas que possam representar a crise mundial. Os participantes deverão descarregar as suas imagens, até 13 de fevereiro, no sítio Demotix, usando a tag 'Crunch09'.
Via Indústrias Culturais.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Porque hoje é domingo: sobreviventes


Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post