terça-feira, março 31, 2009

Cinco mil jornalistas serão afetados pela crise

O presidente da Associação de Imprensa de Madrid (APM), Fernando González Urbaneja, estimou que 5 mil postos de trabalhos serão afetados pela crise, seja com a precarização do trabalho ou mesmo pela rescisão dos contratos. O diretor afirmou que, na Espanha, existem cerca de 30.000 profissionais, isso significa, segundo Urbaneja, que, em cada dez jornalistas, dois serão prejudicados (16%) com a atual situação. Mais informações podem ser encontradas no El Mundo.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Convertendo arquivos do Power Point

E.M. Free Power Point Video Converter é uma magnífica aplicação. A ferramenta, em seu modelo gratuito, permite converter suas apresentações do Power Point em diversos formatos conhecidos. O único problema, no meu entender, é que precisa instalar o programa, o que não invalida a utilidade. No Blogof, existe uma explicação de uso. Uma ótima opção.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, março 30, 2009

Estadão defende cobrança pelo conteúdo online

A cobrança pelo acesso ao conteúdo dos sites jornalísticos como forma de as empresas do setor sobreviverem às mudanças promovidas pelas novas tecnologias (hã?) foi defendida pelo diretor do Estadão, Ricardo Gandour, em seminário realizado nesta segunda-feira (30), na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.

A opinião de Ricardo foi rechaçada pelo diretor de Redação do O Globo, Rodolfo Fernandes. O diretor do O Globo avalia a internet como uma oportunidade para aumentar o número de leitores das notícias. Entretanto, lembra que, até o momento, as operações online não são rentáveis e são custeadas pelas receitas do jornal impresso.

A informação levou-me ao túnel do tempo. Tanto a fórmula, como o debate, lembram-me questões iniciais. Parece que os diretores não conseguiram construir ou se adaptar aos novos modelos de negócio. Ou será que estou errado?

Mais informações, sobre o debate, podem ser acessadas no Comunique-se.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

domingo, março 29, 2009

Brazilian Journalism Research está disponível na web

O número 2, volume 4, da Brazilian Journalism Research, periódico internacional editado pela SBPJor, está disponível na web. A edição é do segundo semestre de 2008. Segundo o blog Monitorando, em breve o periódico estará, também, com artigos em português.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

sábado, março 28, 2009

A hora do planeta

A home do OGlobo.com.br ficou assim, nesta noite de sábado, em adesão à "Hora do Planeta", movimento de alerta contra o aquecimento global liderado pela ONG WWF.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

500 vídeos com trilhas sonoras de filmes

Um site que armazena links para cenas de filmes famosos com suas respectivas trilhas sonoras, disponíveis no YouTube e outros arquivos.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, março 26, 2009

Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação

Está disponível para baixar um e-book com as “comunicações” do seminário “JORNALISMO: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação”. O encontro foi realizado em setembro na Universidade do Minho. Vale a pena ler.
Via Jornalismo e Comunicação.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Twitter é uma ferramenta de comunicação, afirma Jack Dorsey

O fundador do Twitter, Jack Dorsey, em entrevista ao El País, afirmou que o site de microblogs criado por ele não é uma rede social e sim uma ferramenta de comunicação. “Puedes construir una red social encima de Twitter, ya que no son más un directorio de nombres. A Twitter lo consideramos una plataforma de comunicación”. Será? Mais informações podem ser encontradas na entrevista.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Blogs e Twitter: nova proposta curricular da Inglaterra indica uso

O uso de blogs, Twitter e outras ferramentas 2.0 estão entre as propostas do novo currículo para o ensino básico do Reino Unido. A informação saiu do The Guardian, que polemiza: é mais importante ensinar sobre o Twitter ou sobre a Segunda Guerra Mundial? Apesar de não ser esse o ponto principal da discussão, serve, no mínimo, para sinalizar a relevância das ferramentas.

A dica saiu do pesquisador Nelson Pretto. Em seu blog, ele explica que o novo currículo proposto passa a ter seis áreas básicas de aprendizagem, em vez de 13, como antes.

1. compreensão do Inglês, comunicação e linguagens
2. compreensão matemática
3. compreensão científica e tecnológica
4. compreensão do humano, social e ambiental
5. compreensão da saúde física e bem-estar
6. compreensão das artes e do design.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

quarta-feira, março 25, 2009

Colocando-se no lugar mulher: um vídeo turco



Do Blog de Doug Alder, que também é um blipper, saiu este vídeo turco, criado para o Dia Internacional da Mulher.
Coisa fina.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Google anuncia funções de websemântica no seu sistema de busca

O Google anunciou a adoção de ferramentas de Websemântica nos seu buscador para gerar resultados mais "inteligentes". O Google incorporou ao seu sistema de busca duas novas funções com esta finalidade: a primeira trata-se de refinamento da pesquisa e a segunda uma comunicação mais próxima com o usuário para interpretar melhor o que o usuário deseja encontrar. Leia aqui e na página oficial do Google Blog. 

fernando firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, março 23, 2009

Chapeuzinho Vermelho – uma infografia animada


Slagsmålsklubben - Sponsored by destiny from Tomas Nilsson on Vimeo.

A animação é assinada por Tomas Nilssons e foi encontrada no blog Atrium


Marcelo Freire

Marcadores: ,

1 comments links to this post

domingo, março 22, 2009

Impresso e Online: Modos de Ver

Giácomo Degani

Marcadores:

0 comments links to this post

Redes sociais ajudam ou enfraquecem os blogs?

Twitter; Facebook; MySpace; Flickr; YouTube. Todos esses sites formadores de redes sociais são salvadores ou assassinos dos blogs? Esse é o questionamento do blog Herald.

Segundo ele, as redes e as mídias sociais estão crescendo em intensidade e popularidade ao ponto em que eles, coletiva ou individualmente, podem influenciar uma pessoa ou uma organização a estar presente online em diversos canais de comunicação. Essas escolhas, de acordo com o blog, podem levar a uma dispersão do usuário e consequentemente a uma perda de qualidade do material produzido.

Na postagem, o autor apresenta diversos argumentos interessantes que vão além do que escrevi. Merecem ser pensados.

No meu entender, é muito relativo. Cada pessoa ou empresa deve avaliar suas condições, para depois bolar sua estratégia. Agregar as ferramentas e potencializar o uso conjuntamente é o caminho. E só tende a fortalecer os blogs.
Foto.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Buscador em tempo real do Twitter

Tweetzi é um buscador em tempo real de postagens do Twitter que acaba de ser lançado. Fiz um teste com minha última publicação e realmente funcionou, inclusive com os repliques em ordem. Gostei. Via @paulbradshaw;@mparent77772

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

sábado, março 21, 2009

Reportagem multimídia da revista Fórum sobre catástrofe ambiental


A revista Fórum publicou uma reportagem multimídia (conectada entre a edição impressa e a online) sobre a catástrofe ambiental no rio Paraíba do Sul em 2008. O material foi produzido pelo André Deak, Paulo Fehlauer e Rodrigo Savazoni.

Adriana A. Rodrigues. 

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Troca de “links” no Twitter?

Um velho hábito de alguns blogueiros ganha uma nova roupagem no Twitter: a troca de links. Os usuários, no intuito de ganhar seguidores (followers) e, consequentemente, prestígio na rede, começam a adicionar diversas pessoas. Ao passar dos dias, identificando que não obtiveram sucesso, os adicionados são excluídos. Isso explica, em parte, a grande flutuação de usuários nas listagens pessoais. Ainda não recebi proposta deste tipo de “troca”, como acontece nos blogs, mas acredito que logo acontecerá. E com você, já aconteceu?

Pensando sobre o assunto, cheguei a algumas indagações: um seguidor, no Twitter, tem maior valor do que um link na blogosfera? É uma espécie de voto personificado?

Alberto Marques

Marcadores:

3 comments links to this post

sexta-feira, março 20, 2009

O boom do Twitter

1382%. Este foi o percentual de crescimento do Twitter. Esses dados, computados do mês de fevereiro de 2008 ao mesmo mês deste ano, representam um salto de 475 mil para 7 milhões de usuários. “Os números foram levantados pela Nielsen, que realizou um estudo sobre os ‘sites de comunidade’ que mais cresceram nos últimos meses”, segundo o blog idéia 2.0.

Cerca de 3 milhões de “tweeters” têm entre 35 e 49 anos, ou 42% da audiência do site, destaca a pesquisa. “Por outro lado, praticamente não há colegiais e estudantes universitários usando o serviço: a Nielsen não registrou um número significativo de pessoas entre 18 e 24 anos com contas no Twitter. O estudo destaca ainda que a maioria das pessoas (62%) visita o site somente durante o trabalho, contra 35% que acessam o site apenas de casa”, diz o texto.

Com a cobertura massificada dos meios de comunicação no Brasil, o serviço tende a crescer por aqui. No blog e-Code, há uma reflexão sobre as matérias publicadas no país.

Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

quinta-feira, março 19, 2009

Tráfego de sites noticiosos aumenta nos EUA

O tráfego de mais da metade dos 30 maiores sites de jornais dos Estados Unidos aumentou no mês de fevereiro. Os números são de um novo estudo da Nielsen Online. O campeão de visitas foi o New York Times, que aumentou 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 20 milhões de visitantes únicos em fevereiro. A informação saiu no Editors & Publisher, que tem mais dados.

Alberto Marques

Marcadores:

3 comments links to this post

quarta-feira, março 18, 2009

O fim dos jornais

O tema não é novo e provoca repulsa em muitas pessoas. Contudo, dois posts sobre o fim dos jornais estão chamando a atenção da twitteresfera e provocando um grande debate na blogosfera. O primeiro é de Clay Shirky, Newspapers and Thinking the Unthinkable. O segundo é de Mark Deuze, The End of Newspapers. Apocalípticos, os textos são de leitura aconselhável. No primeiro, os comentários já ultrapassam 450 . Vale a pena acompanhar!
Foto.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Versão Beta do IPhone OS permite copiar e colar


A versão beta 3.0 do sistema operacional do IPhone já está sendo testada e inclui mudanças em diversas funcionalidades como na interface da câmera e no acesso ao YouTube, mas a principal diferença é inclusão do copiar e colar. Veja alguns print screens.

Via AppleInsider e Twitter

Marcelo Freire

Marcadores:

0 comments links to this post

Sites de redes sociais: cinco considerações antes de adotá-los

Muitas empresas estão aderindo aos sites de redes sociais como estratégia de marketing. Não é difícil encontrar contas de empresas em blogs, Second Life, Orkut, Twitter, entre outros, abandonadas ou distantes de certos procedimentos considerados saudáveis. Muitos dos mantenedores dessas contas desconhecem totalmente as “etiquetas” online. No blog Econsultancy, são listados cinco conselhos para quem pretende adotá-las. Conhecer as redes sociais é condição básica para quem quer obter sucesso com a estratégia. 9 Best Practices for Getting Press Coverage também é indicado.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, março 17, 2009

Livro sobre Internet disponível na rede


Já está disponível na rede o "Flash Book", organizado por Juliano Spyer, "Para entender a Internet - noções, práticas e desafios da comunicação em rede" reunindo diversos autores em pequenos artigos enquadrados em três partes: noções, práticas e desafios. Sob licença creative commons, o livro cobre uma série de discussões presentes no dia-a-dia da rede. Abaixo o sumário com os participantes do projeto e seus respectivos títulos. 

SUMÁRIO:

Noções
beta _ José Mauro Kazi
capital social / whuffie _ Cris Dias
cauda longa _ Marcelo Coutinho
co-working _ Pablo Handl
cultura do remix _ Alexandre Matias
cyberpunk _ Fábio Fernandes
ética hacker _ Dalton Martins
interatividade _ Alex Primo
metodologias ágeis _ Manoel Lemos
rede social _ Raquel Recuero
viral _ Rafael Ziggy
web 2.0 _ Juliano Spyer

Práticas
blog _ Edney Souza
bridge-blogger _ Daniel Duende
comunidades de prática _ Bárbara Dieu
consumer-to-consumer (C2C) _ Wagner Tamanaha
creative commons _ Ronaldo Lemos
fotografia digital _ Renato Targa
jogos eletrônicos _ Carlos Estigarribia
jornalismo colaborativo _ Ana Brambilla
micro-blogging _ Fábio Seixas
mobile _ Luli Radfahrer
open Space / barcamp_ Luiz Algarra
peer-to-peer (P2P) _ André Passamani
podcast _ Diego Franco
propaganda online _ Carlos Merigo
wiki _ Alexandre Hannud Abdo

Desafios
brecha digital / exclusão digital _ Rodrigo Savazoni
cyberbullying _ Rosana Hermann
ecologia digital _ José Murilo Junior
lei azeredo _ Fernando Gouveia
lei eleitoral e internet _ Soninha Francine
lixo eletrônico _ Felipe Fonseca
pirataria _ Sérgio Amadeu
privacidade _ Alessandro Barbosa Lima
spam _ Marcelo Vitorino
voluntariado em rede _ Bruno Ayres e Marianna Taborda
Considerações finais Leitura recomendada Autores

fernando firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post

SeattlePI anuncia estratégia que adotará na web

O último exemplar em papel do Seattle Post-Intelligencer foi publicado nesta terça-feira. A decisão foi do grupo Hearst, que tem 146 anos de história. Dos 165 jornalistas que trabalhavam no impresso, somente 20 continuarão. A estratégia que será adotada na web foi publicada no SeattlePI. Leiam, serve de modelo para outros periódicos ou, quem sabe, servirá para adaptar à nossa realidade.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Blogs, twitter e suas remediações

O Twitter está na moda! Seja na blogosfera ou na twittesfera, o assunto é bastante debatido. Em 2007, quando criei minha conta no Twitter, já visualizava a potencialidade da ferramenta para publicação de informação. No início, em 2007, minhas atualizações eram esparsas e não volumosas. Os motivos foram vários. Muito trabalho, pouca informação. Há um tempo, voltei a postar com mais freqüência e ler mais sobre a ferramenta.

A primeira surpresa foi ver a quantidade e a velocidade com que as informações circularam na rede. Como exemplo, posso citar a publicação do State of News Media 2009. Um dia antes já eu estava sabendo da publicação e no decorrer do dia do lançamento, na segunda-feira (16), diversas postagens, instantaneamente, foram acontecendo. Fazendo uma comparação com os blogs e a publicação do ano anterior, período em que usava pouco o Twitter, lembro que o ritmo era outro. Poucos blogs estavam falando sobre o assunto no início da manhã e no decorrer do dia o ritmo se manteve.

O resultado do modismo é refletido em novos usuários. Com isso, a quantidade de postagens, sobre variados assuntos, multiplica-se. Isso tende a inviabilizar o acompanhamento dos debates e das informações publicadas. Como filtrar todo o ruído produzido? A resposta pode residir em duas vertentes: uma da ferramenta, que deve buscar soluções, como o novo Twit•ter Search. A outra é utilizada, voluntária e involuntariamente, pelos próprios usuários.

Sobre essas últimas, cito a liderança e visibilidade dos twitters. Percebo que as estratégias para alcançar e reconhecer os líderes são parecidas com as da blogosfera. Número, qualidade e freqüência de postagens, reputação prévia, quantidade de seguidores, conversação, citação (RT), são algumas “rotinas” que influenciam na autoridade e dão visibilidade ao usuário. As tags (palavras com o símbolo #) também começam a ser usadas com mais freqüência e são uma alternativa de filtragem.

Como conseqüência de seguir essas rotinas, diariamente, em média, cinco pessoas me adicionam. Posso fazer referência também, como exemplo, a um dia em que fui citado pela pesquisadora Raquel Recuero. Oito pessoas me adicionaram no mesmo momento.

Relembrando o início dos blogs, quando eram utilizados em sua grande maioria como diários íntimos, o Twitter começa a perder sua característica inicial de “o que você está fazendo?” (What are you doing?), para se tornar um grande expansor (filtro?) da informação. Talvez, por isso, seja chamado de microblog.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Uma amostra do que será o "lainformacion.com"


Em contagem regressiva para a efetiva estreia do lainformacion.com, projeto capitaneado pelo DixiMediaDigital S.A tendo o jornalista Mario Tascón à frente, a equipe oferece uma amostra do que será o novo site noticioso da Espanha: um relato em vídeo que conta a história de um dia na vida da nativa digital Sofia, uma estudante de jornalismo de um futuro próximo (ou já do presente?!). O vídeo expressa justamente a visão dos profissionais do site sobre o futuro do jornalismo e dos meios de comunicação. Também está disponível o relato completo em texto.
Os usuários são convidados a opinar, enviando, em 140 caracteres, até o dia 30 de março, o que pensam sobre o assunto. O melhor relato será premiado com um notebook Toshiba NB100.
O lainformacion.com é definido como um "hipermeio que se desenvolverá exclusivamente em formatos digitais". A conceitualização do site está baseada na criação e produção de conteúdos gerados por máquinas (robôs), jornalistas e usuários, explicada por meio deste triângulo.

Como disse Tascón numa entrevista a mim concedida em abril de 2008, a automatização de conteúdos, é um dos elementos importantes e tendência forte para a produção e disponibilização de conteúdos jornalísticos. E no novo site, a ideia é "dejar las labores básicas en manos de las máquinas y permitir que los periodistas se dediquen a contar historias y a investigarlas. También la de facilitar la consulta de información y construir un medio de medios donde permanecer informado sobre cualquier tema, lugar o personaje con todas las fuentes posibles".
Em lainformacion.com, algoritmos e aplicações de web semântica serão empregados para a monitoração em tempo real dos RSS de mais de 1.000 fontes em espanhol, processamento para análise e categorização da informação, e para produzir o Inforank, no qual as notícias serão agrupadas automaticamente por meio da técnica do clustering.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Redações americanas

A Columbia Journalism Review está levando você para conhecer algumas redações dos noticiosos dos Estados Unidos. São 32 imagens sob diversas perspectivas: redações, estúdios, reuniões, entre outras. A imagem do post é do The New York Post. O autor é Sean Hemmerle.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, março 16, 2009

Quer um emprego? Comece criando um blog!

Criar e manter um blog pode ajudar você a conseguir um emprego. É o que afirma um texto da Forbes, Blogging Your Way Into A Job. O texto é básico, mas vale a pena ler por certos fatores. Primeiro porque indica algumas rotinas necessárias, como a inserção de palavras no google alerta, para atualização de um blog. Outro ponto que me chamou atenção foi a parte que fala sobre a importância do posicionamento e da visibilidade dos blogs. Não é um texto completo, com todas as rotinas e características, mas serve como leitura inicial para quem tem interesse no tema.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

State of News Media: relatório de 2009 é publicado

Iniciado há aproximadamente 12 anos, pela Columbia University Graduate School of Journalism, e abrangendo todos os formatos midiáticos, o tão esperado State of News Media 2009 foi disponibilizado. O relatório do Project for Excellence in Journalism faz um balanço do estado dos diversos media. Alguns dos estudos podem ser vistos aqui: 2008, 2007, 2006, 2005, 2004.
Via Ponto de Media.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Convertendo páginas da web em PDF

Já publicamos, aqui no blog, diversas aplicações parecidas com essa, mas não custa adicionar novas: HTML-PDF Converter é uma ferramenta que permite converter páginas da web em arquivos PDF. A grande vantagem desta ferramenta online, como muitas outras, é que não precisa instalar nenhum software. Além disso, é 100% gratuita. Basta colocar a URL da página que deseja converter e pressionar o botão ‘make it pdf’.
Via Wwwhat's New.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Para entender a internet

Para entender a internet – Noções, práticas e desafios da comunicação em rede – é um livro que será lançado na próxima terça-feira (17) no twitter. A obra será disponibilizada em PDF e terá um site para os leitores debaterem e conversarem entre si, e com os autores, sobre assuntos de interesse comum. A idéia, segundo Ana Brambilla, veio de Juliano Spyer (@jasper). Participam 38 autores.

Juliano explica o livro: “apesar de terem sido produzidos pensando no leitor com pouca familiaridade com a Web, os textos vão além das simplificações e dos modismos para, ao mesmo tempo, ensinar e provocar”.

Alberto Marques

Marcadores:

1 comments links to this post

domingo, março 15, 2009

Orihuela: redes sociais na internet

O pesquisador e professor da Universidade de Navarra, José Luis Orihuela, fala, neste vídeo, sobre redes sociais na internet. Não tive acesso ao conteúdo porque não tem áudio na máquina em que estou, mas o autor dispensa comentários.
Via Letra Suelta.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

O que jornalistas precisam saber sobre SEO?

Amy Gahran, no E-Media Tidbits, publicou o How Much Should Journalists Know about SEO?. O texto faz uma reflexão, a partir de uma crítica ao The Bad, Good And Ugly Advice Given To Journalists On SEO, de Rachelle Money, sobre o porquê que os jornalistas devem conhecer as técnicas de SEO. Os textos são esclarecedores, apesar de o segundo apresentar uma visão conservadora, em alguns pontos. Vale a pena ler!

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, março 13, 2009

youPode: "participativo de verdade"

Está no ar o site noticioso de jornalismo participativo youPode. Em sua versão beta, o site organiza o seu conteúdo em 11 canais, com a seguinte classificação: "youManda", "País", "Mundo", "Violência", "Blogs", "Cultura", "Você", "Tendência", "Memória", "youRiso", e "youPrensa".
Trata-se de um projeto independente, levado a cabo por dois jornalistas cariocas Dacio Malta (ex-Jornal do Brasil, Veja, O Dia, e O Globo) e Eucimar Oliveira (ex-O Dia, Extra, Jornal do Brasil, O Globo e TV Globo). A maior preocupação de ambos quanto à definição do site é que seja "participativo de verdade".

- Estamos convidando a todos para serem jornalistas, cinegrafistas, ilustradores, etc. É um convite em que vamos receber nossos colaboradores na sala de visitas e não no quartinho acanhado e escondido dos fundos da casa. Nada impede que uma notícia de relevância ou um comentário bem fundamentado seja a manchete do site. Aqui, quem participa terá peso e importância, enfatiza Eucimar, no texto que faz a apresentação do youPode.

Para criar o site, pelo que contaram Dacio e Eucimar ao Jornalistas da Web, eles se inspiraram nas ideias do também jornalista e professor da Universidade de Austin (Texas), Rosental Calmon Alves.

Só faria uma pergunta: o que levou os jornalistas a optarem por "you" em vez de "vocêPode" para o nome do site?

Suzana Barbosa

Marcadores: , , , ,

3 comments links to this post

Infografia geográfica da crise dos jornais nos EUA

New York Times apresenta um mapeamento da crise nas companhias de jornais americanas à beira da falência com a crise que afeta o setor em termos de perda de anunciantes e de leitores. Abaixo a infografia com título Bad News for Newspapers e a matéria As Cities Go From Two Papers to One, Talk of Zero relatando as razões e o acúmulo de dívidas. Há duas semanas o Rocky Mountain News trouxe sua última edição depois de operar no vermelho durante o ano de 2008. 


Adriana Alves Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, março 12, 2009

Livro "Periodismo Integrado" analisa oito estudos de caso de convergência e integração de redações

Um livro indispensável para pesquisas sobre convergência dos meios e sobre processos de reorganização das redações. Ramóm Salaverría e Samuel Negredo acabam de lançar o livro "Periodismo Integrado - convergencía de medios y reorganización de las redacciones". O livro analisa oito estudos de caso de integração de redações ou de forma de trabalho compartilhado entre impresso e digital. As experiências apresentadas são The Tampa Tribune, The Daily Telegraph, Financial Times, The New York Times, The Guardian, Schibsted, o Estado de São Paulo e Clarín. É possível baixar em PDF gratuitamente do estudo de caso do The Daily Telegraph, um dos mais emblemáticos. Para comprar a edição impressa ou em PDF estão disponíveis alguns sites para a venda via Internet.

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, março 11, 2009

Sociedade pode sugerir mudanças nos cursos de Jornalismo por e-mail

Foi definida uma forma para que sugestões sejam enviadas à Comissão do Ministério da Educação (MEC), criada para que sejam definidas diretrizes para os cursos de Jornalismo do Brasil. Os interessados têm até o dia 30/03 para contribuir com a equipe - que tem José Marques de Melo como presidente - através do e-mail jornalismo@mec.gov.br.
Qualquer pessoa pode contribuir desde que direcione suas sugestões ao que a graduação deve agregar ao profissional e o perfil desejado a quem chega ao mercado. Além desta consulta, acontecerão três audiências públicas nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo, nos dias 20 de março, 24 de abril e 18 de maio, respectivamente, informa a assessoria de imprensa da Sesu.
"Cada audiência será focada em um público específico. Para a primeira, serão convidados professores e intelectuais da área; na segunda, representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho; e para a terceira, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais", afirmou o professor José Maques de Melo, durante a abertura dos trabalhos da comissão.
Além do presidente Marques de Melo, a Comissão conta com a participação de
Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco), Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Lucia Maria Araújo (Canal Futura), Luiz Gonzaga Motta (Universidade de Brasília), Manuel Carlos da Conceição Chaparro (Universidade de São Paulo), Sergio Augusto Soares Mattos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
(Fonte: Portal da Imprensa e Ascom)

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Crise econômica continua afetando jornalistas

Há algum tempo sem acompanhar meus feeds, fiquei surpreso com a quantidade de acontecimentos relacionados à crise econômica mundial. Os jornalistas e os meios de comunicação continuam sofrendo. Entre as informações, está a do grupo britânico MEN Media, que edita o Manchester Evening News e alguns semanários regionais. O grupo fechará várias redações locais e demitirá 150 trabalhadores, sendo que 78 são jornalistas. A McClatchy, uma das maiores editoras de periódicos dos Estados Unidos, despedirá 1600 funcionários, o equivalente a 15% dos seus trabalhadores. A canadense Torstar Corporation, editora da Toronto Star, dispensará 60 pessoas . Estas e outras informações podem ser encontradas no 233grados.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

SBPJor lança portal de pesquisa de artigos apresentados em todas as edições do Encontro


A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor colocou no ar o novo site. Além das notícias habituais referentes à associação e de uma ampla bibliografia brasileira de jornalismo, o site traz como novidade a seção Sala de Pesquisa, com a disponibilização em PDF  de todos os artigos apresentados nas seis edições do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (resumo e texto completo) . A inclusão de videos e fotos também faz parte da mudança. 
A diretora editorial da SBPJor, Tattiana Teixeira, explica as mudanças: “A idéia é transformar o site em um portal de pesquisa em jornalismo e, para isto, a contribuição dos associados é fundamental”. 
Leia mais sobre o novo site da SBPjor.

Adriana A. Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Revista internacional dedica número ao jornalismo brasileiro

A revista científica Journalism: theory, practice and criticism, editada pela Sage, tem o número de fevereiro, vol. 10, n. 1, dedicado ao jornalismo brasileiro. Junto com os editores Michael Bromley, Howard Tumber e Barbie Zelizer, atuaram nesse número os co-editores brasileiros José Marques de Melo e Sonia Virginia Moreira.

Segue a lista dos autores e artigos publicados.
- José Marques de Melo and Sonia Virgínia Moreira
Brazilian journalism — the state of research, education and media: Special Issue of Journalism: Theory, Practice and Criticism
- José Marques de Melo
Journalistic thinking: Brazil's modern tradition
- Heci Regina Candiani
Journalists and intellectuals in the origins of the Brazilian press (1808—22)
- Beatriz Becker and Celeste González de Bustamante
The past and the future of Brazilian television news
- Cida Golin and Everton Cardoso
Cultural journalism in Brazil: Academic research, visibility, mediation and news values
- Sonia Virgínia Moreira and Carla Leal Rodrigues Helal
Notes on media, journalism education and news organizations in Brazil
- Francisco José Castilhos Karam
Journalism in the age of the information society, technological convergence, and editorial segmentation: Preliminary observations
Luciana Mielniczuk

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, março 10, 2009

Anagrama traz artigos sobre consumo, marcas, Big Brother, Cinema

A revista Anagrama é uma publicação trimestral que tem como objetivo discutir temas relacionados à mídia, imprensa e comunicação social a partir de uma ótica interdisciplinar. A principal meta é divulgar a produção acadêmica dos graduandos de qualquer área do conhecimento.
O número mais recente já está disponível.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Por que Lula é popular? Especialistas em mídia respondem

Como um político cuja imagem foi tão exposta pela mídia, em razão de escândalos de corrupção, consegue reeleger-se com quase 60% dos votos válidos em 2006, alcançando recentemente o patamar de 84% de popularidade? O Observatório Mídia&Política retoma as edições temáticas neste primeiro número de 2009, em que estuda os motivos da popularidade do presidente Lula. Análises de Luiz Gonzaga Motta, Thaïs de Mendonça Jorge, Sérgio Porto e outros pesquisadores da mídia.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, março 09, 2009

Uma utilização avançada de fotografia digital: detalhes da posse de Obama

Enviada pelo Prof. Paulo Munhoz (UFBA), esta é uma fantástica foto da cerimônia de posse do Presidente Obama.
Se você estivesse lá, não seria capaz de ter esta visão. A panorâmica, na verdade, é resultado de 220 fotos diferentes que foram digitalmente agrupadas. O que é interessantíssimo, é que você pode utilizar-se do "zoom" e ver detalhes incríveis como rostos de pessoas e até mesmo ler as partituras musicais da Banda. Observe bem, e irá encontrar caras conhecidas nas diferentes platéias...
Acesse a foto e depois, use a função de zoom à esquerda para "zoom in" e "zoom out". Também poderá fazer o "grab" de partes da foto para movê-la e dar zoom localizado.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

UNESCO disponibiliza Atlas das Línguas ameaçadas de extinção

Antes mesmo do lançamento da edição impressa, a UNESCO disponibilizou em seu site um Atlas Interativo das Línguas do Mundo Ameaçadas (Atlas of the World's Languages in Danger). No Brasil são 190 línguas ameaçadas de desaparecimento.
O Atlas cobre todos os países do mundo, permite buscas e explicita o grau de ameaça a que a língua está sujeita e o número de falantes existentes. Além disso, estão disponíveis artigos sobre o assunto, blibliografias e links para sites relacionados com o tema.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, março 08, 2009

Ditabranda: Folha admite que errou, mas reincide

O diretor de Redação da Folha de S. Paulo, Otavio Frias Filho, deu a mão à palmatória, diante da forte reação a um editorial onde afirmava que a ditadura brasileira havia sido uma "ditabranda": "O uso da expressão 'ditabranda' em editorial de 17 de fevereiro passado foi um erro. O termo tem uma conotação leviana que não se presta à gravidade do assunto. Todas as ditaduras são igualmente abomináveis".
Mas, apesar disso, o jornal insiste que, em "comparação", "nossa ditadura foi menos truculenta" que outras na América Latina.
Leia comentário de Celso Lungaretti.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Porque hoje é Domingo: Realidade do Mercado


Uma charge publicada na ONG Pi - Uma ONG politicamente incorreta.
Vale a pena visitar o site. As charges são muito criativas.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Jazz em vozes femininas na Blip.fm no Dia Internacional das Mulheres

Como hoje é domingo e Dia Internacional das Mulheres, combino uma dica com uma homenagem. A Blip.FM é um site através do qual o usuário pode se tornar DJ e produzir sua própria lista de músicas, para serem ouvidas em stream. As músicas selecionadas vão sendo colocadas online, em tempo real, para quem quiser ouvir. Mas a lista produzida por cada um permanece disponível, assincronicamente.
Assim, convido-os a ouvir uma seleção musical apenas com intérpretes femininas, de jazz and soul, produzida especialmente para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Basta dar "play" na primeira da lista e as outras tocarão em sucessão.
Bom Domingo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

No centenário de Euclides da Cunha, Grupo Estado lança projeto convergente

Como parte das comemorações do centenário de Euclides da Cunha, o Estadão está produzindo uma série de reportagens e republicando o material que o próprio Euclides produziu, enquanto colaborador do jornal, que então se chamava Província de S. Paulo. O projeto envolve todos os veículos do Grupo Estado.
Euclides da Cunha é mais conhecido pelo seu livro "Os Sertões", no qual relata a luta contra o movimento messiânico do Conselheiro, no sertão da Bahia. Há muito mais a ser conhecido. "Traumatizado pela experiência de Canudos, Euclides combateu a ideia de o Brasil entrar em guerra com o Peru pela posse do que seria hoje uma parte do Estado do Acre. Condenou o envio de tropas à região, defendeu um acordo por via diplomática e acabou sendo incumbido pelo Barão do Rio Branco para chefiar a Comissão Brasileira de Reconhecimento do Alto Purus. Sua missão: fazer o levantamento cartográfico da região e determinar a nascente do rio que separa os dois países".
O Estadão online inicia sua homenagem ao centenário de Euclides com um especial multimídia, com foco em sua expedição amazônica.
"Ao refazer o mesmo trajeto 104 anos depois, Daniel Piza estabelecerá pontes entre passado e presente. “O que terá mudado desde a ida de Euclides? O que permanece igual? O que restou intacto? Encontraremos rastros da expedição?”, pergunta-se. Assessorados por pesquisadores e gente da região, repórter e fotógrafo já percorrem rios acreanos. Passarão pelo município de São Brás, onde o barco de Euclides naufragou, chegarão a Triunfo, localidade da primeira reunião da comissão bilateral, cruzarão a fronteira e finalmente alcançarão o Rio Cujar, na cabeceira do Purus. Há um século, Euclides e seu grupo atracaram em margens peruanas como náufragos. Estavam famintos, extenuados, tomados pela malária.
"A expedição poderá ser acompanhada em boletins pela Rádio Eldorado, notícias em tempo real no portal estadao.com.br e matérias no próprio jornal (caderno Vida&). Serão relatos colhidos no desenrolar da aventura, compondo um grande “diário de expedição”, depois transformado e ampliado em publicações especiais".
Farto material euclidiano está prometido, durante este ano, no Caderno de Cultura da edição impressa.
Em agosto, mês do centenário, o Grupo Estado prevê, como parte do projeto, a realização em São Paulo de um seminário internacional, com a participação de especialistas do Brasil e de fora.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sábado, março 07, 2009

Como morre um jornal



Via 28 mm e enviado pelo Prof. José Afonso da Silva Jr (UFPE), um documentário que conta o fim de um jornal, o Rocky Mountain News.
Um documento triste, mas também um exemplo do que se pode fazer de bom em vídeo jornalismo ...

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

e-Farsas coleciona notícias falsas que circulam na Internet

O site e-Farsas especializa-se em colecionar e desmascarar notícias falsas que circulam na Internet (boatos, fotomontagens, distorções, etc), como o "achado" dessa fada mumificada que provaria a existência desses seres. Divertido e útil.
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

1 comments links to this post

sexta-feira, março 06, 2009

Professor Antonio Fidalgo profere palestra na FACOM sobre "a escrita e a fala na era do celular"

O professor Antonio Fidalgo, da Universidade de Beira Interior (Portugal), proferiu hoje no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA a palestra "A escrita e a fala na era do celular" como parte das atividades da abertura do semestre 2009.1. O professor fez uma contextualização do desenvolvimento da escrita passando por Platão até os dias atuais e sua reconfiguração com as práticas vinculadas ao celular. 

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Encontro Nacional de Arquiterura da Informação abre chamada de trabalhos

Está aberta a chamada de trabalho para o 3º Encontro para a Arquitetura da Informação- EBAI que acontece no período de 02/10 e 03/10/2009, embora o local do evento ainda esteja indefinido.
Os trabalhos, porém, devem estar alinhados aos interesses do encontro, quais sejam:
  • Definições de Arquitetura de Informação

  • Currículo de Arquitetura de Informação

  • Documentação e metodologias

  • Ferramentas

  • RIAs (Rich internet applications)

  • Comunidades on-line, softwares sociais e colaboração

  • Folksonomia e sistemas de classificação

  • Mecanismos de busca e SEO

  • Intranets e portais corporativos

  • Usabilidade e pesquisa com usuários

  • Web 2.0

  • Interfaces para dispositivos móveis

  • Arquitetura de Informação e mercado
O prazo para a submissão dos trabalhos é até 12/07/2009 e divulgação dos papers aceitos ocorre no dia 10/08/2009.

Adriana Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, março 05, 2009

TV Cultura investe em IPTV e transmissão ao vivo pela Internet

O programa Roda Viva da TV Cultura, que já vem há um tempo experimentando Twitter, Mogulus e outras ferramentas da Web, passará a ser transmitido ao vivo pela Internet. Com a entrada de Herodóto Barbeiro como apresentador o programa pretende interagir mais de perto com a audiência através de novas tecnologias. Em janeiro a TV Cultura iniciou uma programação pararela com o lançamento na Internet do IPTV Cultura. As outras emissoras ainda não se movimentaram adequadamente por estes terrenos. 

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, março 04, 2009

Um trabalho de fôlego: mudanças em redações online dos grandes meios

No e-Cuaderno está a indicação para um trabalho de fôlego, sob a responsabilidade de Álvaro Liuzzi, documentando as mudanças em uma série de redações digitais de grandes meios da Espanha e Argentina: Documental Multimedia Redacciones On Line.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

1 comments links to this post

terça-feira, março 03, 2009

Ao invés de jejum de carne, abstinência de torpedos: proposta de bispo italiano

O bispo Benito Cocchi, da cidade italiana de Modena, pediu que os jovens abandonem os torpedos -- mensagens de texto via celular -- todas as sextas-feiras, durante a Quaresma.
Segundo ele, os jovens que abdicarem dessa prática uma vez por semana poderão “se desintoxicar do mundo virtual e voltar a ter contato com eles mesmos”, explicou, segundo o jornal “La Repubblica”.
Via G1.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

1 comments links to this post

Livro bi-nacional discute metodologias para estudos dos Cibermeios

Como mais um produto do Convênio de Colaboração Brasil-Espanha para o Estudo dos Cibermeios (CAPES/DGU) envolvendo mais de 40 pesquisadores do Brasil e da Espanha, um livro eletrônico acaba de ser lançado pelo Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco (Bilbao).
Intitulado Online journalism: research methods. A multidisciplinary approach in comparative perspective, o e-book está disponível para download gratuito, em inglês e espanhol .
O trabalho sintetiza as principais perspectivas metodológicas utilizadas na pesquisa sobre Cibermeios na Espanha e no Brasil, incluindo os seguintes capítulos/tópicos:
1. Typology of online media
2. Genres in online journalism: a typological proposal
3. News and database architecture
4. Research methodologies in journalism design on the Internet
5. Narrativity
6. Methods of research in participatory journalism
7. Production routines
8. Media convergence
9. Teaching online journalism and its evaluation
A autoria dos respectivos capítulos está creditada na Introdução do volume.

Referência
Palacios, Marcos; Díaz Noci, Javier (eds.). Online journalism: research methods. A multidisciplinary approach in comparative perspective. Bilbao: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco. ISBN 978-84-9860-191-6


Endereços para Download:
http://www.argitalpenak.ehu.es/p291-content/es/contenidos/libro/se_indice_ciencinfo/es_ciencinf/adjuntos/journalism.pdf em inglês.

http://www.argitalpenak.ehu.es/p291-content/es/contenidos/libro/se_indice_ciencinfo/es_ciencinf/adjuntos/ciberperiodismo.pdf em espanhol.

Marcadores: , , ,

8 comments links to this post