quinta-feira, abril 30, 2009

Curso da professora Adriana Amaral continua hoje na FACOM/UFBA





Ontem a professora da Universidade Tuiuti do Paraná, Adriana Amaral, ministrou a primeira sessão do curso "Reconfigurações das práticas de jornalismo e de consumo nas plataformas sociais de música online" com a exposição teórica e conceitual sobre as plataformas de música (nos videos acima trechos da apresentação). Hoje à tarde prossegue a segunda e última sessão do curso, das 14h30 às 17h00, na Sala 7 da FACOM/UFBA.

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, abril 29, 2009

White House com galeria oficial no Flickr

Visite.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Os adolescentes sabem o que querem de um jornal online. E você?

Este é o título de um estudo realizado pela The NAA Foundation e o Media Management Center da Northwestern University que se juntaram para explorar e testar as preferências de adolescentes quando o assunto é notícias jornalísticas na Internet.
Foram desenvolvidos e testados (em focus grupos nos Estados Unidos) vários protótipos de páginas. As respostas foram surpreendentemente consistentes, a despeito de diferenças de localização e tamanho de mercados.
Os teens não querem notícias diluídas, mas sim apresentações limpas e concisas, com ênfase em mídias visuais, contextualização e informação de backgroud (memória). O estudo mostra que não é preciso- necessariamente - criar-se páginas para adolescentes. E a maioria das coisas observadas valem - parece-me - para o jornalismo online de uma forma geral.
Acessem o Relatório Completo.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Twitter: fácil começar e mais fácil ainda desistir, ou What the fuck are you doing?

Se o fenômeno Blog registra dentre suas características a criação e abandono quase imediato de um incontável número de novos blogs a cada dia, o mesmo acontece com o Twitter. As facilidades de registro e uso imediato da ferramenta, conjugadas com sua crescente visibilidade midiática, têm incentivado levas e levas de pessoas a se registrarem no Twitter.
A questão é: quanto tempo dura a animação?
Para muitos o brinquedo perde a graça muito rapidamente.
É o que assinala matéria distribuída pela Reuters e indicada pelo Alex Primo (no Twitter, é claro...)
60% dos novos usuários deixam de usar a ferramenta em um mês ou menos. A empresa não divulga o números total de usuários registrados, menos ainda o total de Twitteros ativos.
A matéria da Reuters não fala de causas de abandono. Uma me parece óbvia: se for apenas para ficar dizendo "What I am doing" (acordando, escovando os dentes, tomando café da manhã com torradas, vestindo uma roupa para sair, chegando ao escritório....) a brincadeira tende a se esgotar muito rapidamente.Usos mais continuados parecem estar cada vez mais associados a apropriações que levam a ferramenta para além do "oi, estou aqui fazendo tal coisa", ainda que sem eliminar essa dimensão intimista que é o elemento que dá um certo "charm" e produz o aspecto diferencial do Twitter.
Combinar o "estou me penteando para dar uma saída e assistir a um filme de Merryl Streep", com dicas,informações, idéias, pensamentos que possam ser de interesse menos auto-centrado e menos narcisista parece ser o segredo de "seguir" e "ter seguidores". Até porque - cá entre nós - se a coisa ficar apenas no "doing this, that or the other", o que me interessa saber (mesmo em se tratando de amigas ou amigos próximos) se alguém comeu torradas com geléia ou aipim com manteiga no café da manhã?

marcos palacios

PS- Via Raquel Recuero (no Twitter, é claro...), o link para o artigo original da Nielsen que causou a avalanche de postagens sobre baixa retenção do Twitter.

Marcadores:

7 comments links to this post

terça-feira, abril 28, 2009

13 anos de UOL

UOL comemora 13 anos com um especial sobre a história do portal. Estão lá reproduzidas home pages desde 1995, acervo de páginas, vídeos com o melhor da produção, entrevistas, podcasts, a memória fotográfica, vídeos de campanhas publicitárias, os dados sobre a audiência com perfil do usuário UOL, os destaques de mais de uma década de presença on-line e muito mais.
Um rico material para pesquisa.

Suzana Barbosa

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Microblogs para twittar e para pesquisar


Com a visibilidade e expansão do Twitter, as pesquisas e as possibilidades de exploração do terreno dos microblogs emergem rapidamente. Raquel Recuero e Gabriela Zago têm realizado pesquisas e abordagens constantes do fenômeno construindo uma base de informações e argumentos interessantes para a análise do Twitter e outras redes sociais correlatas. Confira os instigantes posts publicados no dia 26 (espalhamento de informações na rede I - Jenkins e eu), 27 (espalhamento de informações na rede II - uma e várias redes) e hoje (Twitter cresce no Brasil). Como informação complementar veja esta nova pesquisa realizada pela empresa Update or Die. 

Fernando Firmino da Silva

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

GoogleNews no Twitter

Chegou lá. O GoogleNews pode ser seguido pelo Twitter para "breaking news stories and updates from Google News".
Por enquanto está com menos de dois mil seguidores (exatos 1796 esta manhã).
Vamos ver como evoluem esses números....

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, abril 27, 2009

Entrevista com Henry Jenkins

Autor do livro Cultura da Convergência participa do programa Milênio na emissora GloboNews. Henry Jenkins é professor e diretor do programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT. Assista a entrevista aqui e visite o site de Jenkins.
A dica é de Fernando Firmino.
Luciana Mielniczuk

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, abril 26, 2009

Atividades de Open Source mapeadas

Com base em pesquisas realizadas pelo Georgia Institute of Technology (Georgia Tech), foram criados um Index e um Mapa de Atividades Open Source no Mundo.
O índice mede a atividade e o ambiente para Open Source em 75 países. Cada país recebe uma clissificação baseada em suas políticas, práticas e outros dados nos campos do Governo, Indústria e Comunidade.
Quando se clica sobre um país, pode-se ver a sua classificação geral entre os 75 do Index, bem como seu ranking para Governo, Indústria e fatores de Comunidade.
O Brasil ocupa posição de destque na comunidade Open Source mundial.
Veja o mapa e conheça mais detalhes sobre seu funcionamento.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Mapeamento dos casos de gripe suína no Google Maps


View H1N1 Swine Flu in a larger map

Mapa com atualização contínua foi criado no Google Maps para registrar os casos da Influenza ou gripe suína, que já matou dezenas de pessoas no México e contaminou outras nos Estados Unidos, representando uma ameaça mundial.

A gripe suína teve início no México e propagou-se até os Estados Unidos. Segundo matéria do Estadão, mais de mil pessoas ficaram doentes.  O vírus tem causado alarme no México. Autoridades estão fechando escolas, museus, livrarias e teatros para conter a disseminação do vírus. A OMS, que tem monitorado a situação desde quinta-feira, disse que 12 casos no país foram confirmados como geneticamente idênticos ao vírus detectado na Califórnia. Autoridades norte-americanas disseram que sete pessoas foram infectas pela gripe suína na Califórnia e no Texas, mas todas se recuperaram.

Adriana Alves

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

Umberto Eco fala sobre a efemeridade das mídias

"É possível que dentro de alguns séculos a única forma de ter notícias sobre o passado, quando todos os suportes eletrônicos tiverem sido desmagnetizados, continue sendo um belo incunábulo. E, dentre os livros modernos, os únicos sobreviventes serão os feitos de papel de alta qualidade, ou os feitos de papel livre de ácidos, que muitas editoras hoje oferecem."
Esta é uma das afirmações de Umberto Eco em artigo publicado no The New York Times, traduzido no UOL Notícias e ao qual cheguei através do Twitter da Profa. Vera Martins, da UFBA.
"Os suportes modernos parecem criados mais para a difusão da informação do que para sua conservação. O livro, por sua vez, foi o principal instrumento da difusão (pense no papel que desempenhou a Bíblia impressa na Reforma protestante), mas ao mesmo tempo também da conservação."
Eco não fala nada de novo, mas é sempre bom ler um síntese bem escrita.
Leia o artigo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, abril 25, 2009

Contando Twittagens


Via Twitter do Alex Primo, um contador de mensagens de Twitter em tempo real. Clic na imagem para atualizar.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

O livro do Twitter

Tim O’Reilly e Sarah Milstein lançaram o The Twitter Book, uma espécie de guia para explorar melhor os recursos do microblog Twitter. O livro está sendo vendido em PDF. Veja a descrição:

"This colorful guide will teach you everything you need to know to quickly become a Twitter power user, including strategies and tactics for using Twitter's 140-character messages as a serious--and effective--way to boost your business. Co-written by Tim O'Reilly and Sarah Milstein, widely followed and highly respected Twitterers, the practical information in The Twitter Book is presented in a fun, full-color format that's packed with helpful examples and clear explanations."

Adriana Alves Rodrigues

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Os Blogs estão com seus dias contados?

Eu já havia levantado a discussão na Lista do GJOL - há alguns dias atrás e a título de provocação - perguntando se não haveria chegado o momento de fecharmos este blog e passarmos - em bloco - para o Twitter, fazendo daquela ferramenta o modo privilegiado de comunicação e visibilidade do Grupo.
Agora apareceu um artigo do Andrew Keen, no The Independent, colocando lenha na fogueira. Keen faz uma contraposição entre pontos de vista mais radicais como os de Hermione Way, a fundadora do londrino Newspepper.com e apresentadora do Techfluff.tv, que diz que o "Blogging as we know it is dead" e posições mais qualificadoras da situação, como a de Matt Mullenweg, co-fundador do WordPress, que anunciou a ressureição dos blogs com novas funções: "Blogs will become aggregation points".
O ponto em questão é o seguinte: "terão os blogs esgotado sua vitalidade e estarão a caminho de serem substituídos por mídias mais leves e mais adaptáveis à portabilidade, como o Twitter, por exemplo?".
Como em todas as questões envolvendo transições de mídias, as respostas não são simples ou dicotômicas e formas novas e antigas tendem a se entrelaçar, conviver e formar novas formas simbióticas.
No caso do Wordpress, estamos observando uma transição do conceito de um blog simples e estático para um site pessoal dinâmico, muito mais multifacetado que o blog tradicional.
Duas novidades recentes no Wordpress foram o Buddy Press e o P2.O Buddy Press permite a criação de uma rede social em torno do Blog, oferecendo uma espécie de mini-Orkut ou mini-Facebook, enquanto o P2 emula formas de comunicação mais rápidas e leves, podendo ser classificado, nas palavras do próprio Mullenweg, como um "Twitter in a Box".Isso - ao que tudo indica - significa sobrevida para os blogs ancorados no Wordpress e pode sinalizar a abertura do estabelecimento de formas híbridas e mais dinâmicas em outras plataformas de blogging.
Assim, Andrew Keen conclui seu artigo afirmando que se o velho blog estático está morrendo, o blog dinâmico está aí para novos desenvolvimentos.
"The blog is dead, long live the blog!"

marcos palacios

Marcadores: , ,

6 comments links to this post

sexta-feira, abril 24, 2009

Revista RuMoRes com site mais dinâmico

Estão no ar o teceiro e quarto números da RuMoRes - Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias (ISSN 1982-677X), uma publicação do "Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas" (ECA-USP) voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre temas da comunicação, mídias e linguagem.
A edição atual inaugura o novo site da revista, reformulado para funcionar de maneira dinâmica. O leitor poderá navegar pelos textos publicados, independentemente da ordem das edições, pesquisando através de mecanismos de busca – recurso ainda raro em revistas digitais. Entre outras funcionalidades, será possível também adicionar comentários aos textos publicados e enviar material para avaliação pelo próprio site. Uma nova estrutura vem assim dinamizar todo o processo de leitura e de contato com a revista.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Jornalismo móvel e rede social em aventura de cobertura da China


Um grupo de estudantes dos Estados Unidos está se preparando para uma aventura: eles irão para a China ocidental durante as duas primeiras semanas de junho com o intuito de fazer uma cobertura de lugares  e estilo de vida desconhecidos . A experiência denominada de China Mojo (jornalismo móvel) propõe o uso de recursos do jornalismo móvel e ferramentas das redes sociais. Celulares, Twitter, blog, videoblog, filmagem e fotografia serão utilizados para documentar a experiência. 
A articuladora da aventura, Kat Maund, de Burlington, em Vermont - EUA, criou o site Kat Goes to China (mobile journalism and social media adventure) para arrecadar $ 3 mil dólares para o financiamento da viagem. 

fernando firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Gmail permite agora visualização de Power Point e TIFF


O blog oficial do Gmail anuncia novas funções para seu email. Depois de adicionar recursos de visualização de PDF diretamente no email, agora é possível também visualizar no browser  documentos Power Point e imagens TIFF sem precisar salvar os arquivos. 

Fernando Firmino

Marcadores:

0 comments links to this post

quinta-feira, abril 23, 2009

Lainformacion.com faz sua estreia na web

Esperado com grande expectativa, o novo projeto capitaneado por Mario Tascón, Lainformacion.com, faz hoje a sua estreia na web. Há duas semanas, uma versão beta foi disponibilizada para os cadastrados via blog 233grados para que pudessem fazer sugestões, comentários, observações à equipe. Inicialmente previsto para ser lançado em março, chega agora em abril o novo hipermeio, justo no Dia Internacional do Livro e da língua espanhola, como anunciado via 233grados.
Em post publicado aqui no blog do GJOL em 17 de março, detalhamos alguns dos aspectos do funcionamento e da conceitualização que guia o Lainformacion.com. O hipermeio está baseado na criação e produção de conteúdos gerados por máquinas (robôs), jornalistas e usuários. Agora, é hora de navegarmos para conhecer seu conteúdo e suas especificidades.
Este vídeo explica o funcionamento do Lainformacion.com:


Suzana Barbosa

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Acervo mundial começa a ser disponibilizado em biblioteca

Mais de 11 milhões de documentos históricos estão disponíveis na Biblioteca Digital Mundial. O projeto é capitaneado pela Unesco e tem como objetivo conservar o patrimônio cultural da humanidade. O conteúdo está em forma de livros, manuscritos, gravações sonoras, partituras de músicas, películas, entre outros. O português está entre as línguas disponíveis ao acesso dos documentos. Além da nossa língua, os arquivos estão em árabe, chinês, espanhol, Frances, inglês e russo.

O projeto teve inicio em 2007 com um acordo firmado entre a instituição e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. A ideia é ter um vasto material de bibliotecas e instituições culturais de todo o mundo.
Via Fayer Wayer.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Hotmail habilita MSN em sua página


Os donos de instituições têm mais um motivo para se preocupar. O Hotmail passou a permitir iniciar sessões de bate-papo no, tão combatido pelas empresas, MSN. Agora é possível conversar com seus contatos do MSN pelo webemail, como se estivesse conectado no programa de mensagens instantâneas.

Tenho a impressão de que o Gmail, com o seu Google Talk, tem provocado as mudanças que vem ocorrendo no concorrente. Bom para nós.
Via Punto Geek.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, abril 22, 2009

Situação do New York Times piora

The New York Times Company apresentou o pior resultado de sua história. Foram 74,5 milhões de dólares perdidos no primeiro trimestre deste ano devido à queda de 28,4 por cento de sua publicidade. O anúncio provocou uma baixa nas ações do grupo. Mais informações no blog 233grados.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Fotografando com os fundamentos

No próximo domingo acontece o Dia Mundial da Fotografia Pinhole, "aquela que deixando de lado toda a parafernália tecnológica que orbita a fotografia, propõe uma abordagem dos fundamentos, do que existe de mais rudimentar na fotografia. Basta um recipiente vedado à luz e com um furinho de agulha e algum material sensível: papel fotográfico, filme negativo ou cromo".
Veja no AF,de AutoFoco como fazer sua câmera e participar deste evento mundial.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Blog: é possível ganhar dinheiro?

Para Penelope Trunk, em seu blog, é praticamente impossível ganhar dinheiro com blog. Segundo ela, muitos desperdiçam tempo para ganhar alguma remuneração. Ela explica que é mais interessante usar o blog como um criador de oportunidades. Com isso, a autora cita oito motivos para que você deixe de pensar em ganhar dinheiro com o blog. Confiram, vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões.

“Bloggers defined success as things that mattered in their life: influence, connections, friendships, the ability to lead a conversation that matters to people. Some talked about a blog leading to other business opportunities”, informa Penelope.
Imagem.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Artigos do Symposium on Online Journalism estão disponíveis

Os papers do International Symposium on Online Journalism, que aconteceu na Universidade do Texas, em Austin, estão disponíveis. Quem tiver interesse no assunto, é uma ótima oportunidade.
Via Reportr.net.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Com ordem e limpeza

Na cerimônica de abertura do congresso www2009, hoje em Madri, Tim Berners Lee revelou qual é o seu desejo para o crescimento do sistema que criou há 20 anos, a World Wide Web:

- Me gustaría que la Red creciese con orden y limpieza. Es lo más difícil, pero lo más interesante. Es el legado que dejamos al futuro; es nuestro conocimiento e Historia. Mi sueño sería hacer una pregunta a un ordenador conectado y que vaya a los índices y me dé una respuesta acertada y comprensible.





O congresso que acontece até a próxima sexta, dia 24 de abril, celebra justamente os 20 anos da WWW, reunindo experts, alguns dos nomes representativos da história da rede, entre outros participantes. Vinton Cerf, considerado um dos pais da internet e atualmente vice-presidente da Google, é uma das personalidades presentes. Em sua fala, Cerf defendeu a necessidade de separação de poderes na rede entre provedores de serviços, de conteúdos e de conexão.
Via Elpais.com.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Mancadas no Photoshop

O blog Photoshop disasters reúne algumas mancadas no retoque de imagens como essa acima da capa da Glamour Magazine em que o braço da guitarra foi apagado para que o cabelo da modelo tivesse maior destaque. Uma boa dica para quem se incomoda com erros de recorte e proporções estranhas nas fotos que vemos por ai.

via Online.com.es

Marcelo Freire

Marcadores:

0 comments links to this post

André Lemos lança Manifesto sobre as Mídias Locativas

O Professor André Lemos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, um dos mais importantes pesquisadores brasileiros da Cibercultura, lançou um Manifesto sobre as Mídias Locativas, no qual define, problematiza e festeja as mídias locativas.
Alguns trechos:

"Tudo é locativo: aprendemos, amamos, socializamos, jogamos, brigamos, festejamos, trabalhamos..., sempre de forma locativa. Não há nada fora do tempo ou do ESPAÇO. E o espaço social é o LUGAR. Em tudo, o lugar é o que importa (...)

Lugar é composto por fluxos de diversas territorializações. Ele é sempre dinâmico e, ao mesmo tempo, enraizado. Lugar é vínculo social. Lugar é fluxo de emoções, é topos, é memória e cristalização de sentimentos. Lugar não é fixação mas interrelação. Com as mídias locativas, o lugar deve ser visto como fluxo de diversas territorializações (sociocultural, imaginária, simbólica) + bancos de dados informacionais. Espaços visíveis marcados por fluxos invisíveis de informação circulando por redes invisíveis (...)

Ache um equilíbrio entre o clique generalizado no mundo da informação e a contemplação ociosa. Desconecte e reconecte os seus dispositivos, sempre, diariamente, permanentemente. Pare, feche os olhos, abra os ouvidos e desloque-se apenas pelo pensamento, essa desterritorialização absoluta (Deleuze)(...)

Construa mapas que desconstruam visões de mundo. Produza mapas do que não é mapeado em seu entorno, do que é invisível aos olhos bem abertos. Escape do cartesianismo, do racionalismo e das coordenadas geoespaciais. Tente usar as mídias locativas para descentralizar o poder de construção de mapas e de sentido sobre os lugares. Como diz Meyrowitz: “toda mídia é um GPS mental".(...)


marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Criada a Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas de Comunicação

Os representantes de onze entidades científicas presentes ao XI Congresso IBERCOM, na cidade do Funchal (Madeira, Portugal), reunidos em assembleia geral, no dia 18 de abril de 2009, decidiram fundar a Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas de Comunicação - CIAC.
A entidade tem por objectivo central a promoção do debate e da produção científica ibero-americana no campo das Ciências da Comunicação, em termos nacionais e internacionais, tendo em vista a importância das línguas oficiais e culturas em que se expressam e relevando os diversos sistemas de informação e comunicação do mundo contemporâneo.

A primeira diretoria, eleita com mandato de dois anos, será presidida pelo professor José Marques de Melo (Brasil). A diretoria está composta por uma executiva com mais sete membros: 1º vice-presidente, Francisco Sierra (Espanha); 2º Vice-Presidente, Erick Torrico (Bolívia); Diretor Acadêmico, Moisés Lemos Martins (Portugal); Diretor Administrativo, Elias Machado (Brasil); Diretor Científico, Luís Albornoz (Espanha); Diretor Institucional, Luís Humberto Marcos (Portugal); e Diretor de Relações Interdisciplinares, Rodrigo Gomez (Mexico). Foi também eleito um Conselho Fiscal composto por três membros: António Gomez (Bolívia), Gustavo Cimadevilla (Argentina) e Tereza Quirós (Peru).

Na assembléia de fundação estiveram representadas entidades científicas da Argentina Federacción Argentina de Carreras de Ciencias de la Comunicación - FADECCOS), Bolívia (Asociación Boliviana de Investigadores de la Comunicación - ABOIC), Brasil (Federação Brasileira de Associacões Científicas ou Acadêmicas de Comunicación - SOCICOM, cuja delegação foi integrada pelas associações nacionais abrangentes como INTERCOM e COMPOS, bem como pelas entidades segmentadas como ABRAPCORP, FOLKCOM e SBPJOR), Espanha (Asociación Española de Investigación de la Comunicación - AE-IC), México (Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación - AMIC) e Portugal (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM), além de associações internacionais como a Associação Ibero-Americana de Comunicação (IBERCOM); Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicaión (ALAIC); União Latino-Americana de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura ( ULEPICC), Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social -( FELAFACS) e Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (LUSOCOM).

Na mesma assembleia foi aprovada a "Carta-Programa da Madeira" na qual se estabelecem as prioridades de atuação da entidade, em particular, para os dois primeiros anos de atividades. Ficou ainda decidido que a sede da Confederação ficará na cidade de S. Paulo, Brasil, local onde será feito o registo jurídico da entidade. O Brasil vai sediar também a I Conferência Mundial de Pesquisa em Comunicação Ibero-Americana e o I Forum Ibero-Americano de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, previstos para o biênio 2010-2011.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, abril 21, 2009

Vencedores do Pulitzer 2009

Na edição 2009 do Pulitzer, o The New York Times foi o grande vencedor: arrebatou cinco prêmios, entre eles os das categorias "Breaking News", "Investigative Reporting" e "International Reporting". Já o The Miami Herald foi vencedor na categoria "Breaking News Photography".
Detalhe: este ano foi a primeira vez que a administração do prêmio autorizou a concorrência nas categorias jornalísticas de publicações essencialmente on-line. Porém, não houve ganhadores.
A lista oficial dos vencedores está aqui.
Mais sobre o Pulitzer 2009 aqui.

Suzana Barbosa

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Sugestão de leitura diária: Converge Magazine

Uma dica para colocar no agregador de feeds e nos favoritos do seu navegador é o site Converge Magazine - Clipping de Comunicação Digital editado por Ricardo Mendes, editor executivo do Grupo A Tarde, de Salvador. O site reúne diariamente um conjunto de notícias relevantes sobre convergência, mobilidade, jornalismo e o mercado publicitário. Ricardo Mendes é jornalista formado pela PUC de Campinas -SP e foi repórter da Rede Globo, editor chefe da Rede Bahia e trabalhou nas revistas Exame, Folha de S.Paulo, além de ter ganho duas vezes o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. 
PUBLICO-ALVO -Converge Magazine é voltada para executivos, professores, pesquisadores, estudantes e empresários de comunicação.

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Juntar impresso e online na mesma Redação está dando certo?

Do Twitter de alberto_marques a indicação de uma postagem no Reportr.net falando sobre um painel no International Symposium on Online Journalism que está rolando na University of Texas (Austin).
A pergunta era: juntar a redação de impresso coma do online está dando certo? E dois NÃOS foram dados em resposta: o de Anthony Moor, Deputy Managing Editor/Interactive do Dallas Morning News e o de Jim Brady, ex-editor Executivo do Washington Post. O de Anthony Moor é bem peremptório; o de Jim Brady é mais qualificado. O SIM é de Sewell Chan, Bureau Chief of City Room Blog, do The New York Times. Vale a pena conferir.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Blogs de treinamento



Para os alunos de comunicação que buscam informações de como funcionam as rotinas jornalísticas nas principais redações do país e, assim, se preparar para refinar seu perfil profissional para uma almejada vaga no mercado de trabalho, a dica é acompanhar de "dentro" através dos blogs de treinamento.  Nestes blogs os estagiários ou recém-formados de empresas como Folha de São Paulo, O Globo e Editora Abril relatam o dia-a-dia. Segue a seleção de alguns.
Na Folha o blog se chama NovoemFolha e é coordenado pela editora de treinamento, Ana Estela de Sousa Pinto, com a participação dos estágios e da redação; no Grupo Abril há dois endereços de blogs, mas parecem não funcionar muito bem: o Blog do Curso Abril e Blog do Curso Abril 2 destacando a participação de jornalistas da casa; no Jornal Público, de Portugal, o blog Parem as Máquinas é mantido pela estagiária Vanessa Quitério com a finalidade de também exteriorizar as atividades diária de uma redação; e recentemente o Globo criou o seu blog de treinamento para estagiários e trainees, o Amanhã no Globo.  Um texto postado pela estagiária Renata Setti, com o título "Estágio no site do GLOBO: aprendendo a estar on-time, full-time", descreve o seu trabalho e o frenesi na redação online (trechos do post), principalmente com características de convergência:

"Na internet, a hora do fechamento é sempre agora. Daí vêm a aflição e a insegurança no ato de postar notícias para milhões como quem envia um e-mail a um amigo. Afinal, os profissionais aqui fazem as duas coisas por meio do mesmo botão "enviar". No site, o erro é percebido no compasso do "on-line, on-time, full time". O repórter "sobe" (jargão que significa publicar) uma matéria com algumas imprudências, e o leitor, minutos depois, já está reclamando: " De onde saíram os jornalistas de hoje em dia ? ". Do outro lado da redação, o editor grita:

- Quem subiu formol com "a"? Não tem nada de formal nessa história!

Quando comecei a estagiar no site, a editora Cláudia Meneses, da Rio, me disse:

- Aqui costumamos fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Pois é, mesmo não publicando matérias, no ambiente de treinamento do site, meus exercícios diários são: subir plantões de notícia, transformar o material que o site já tem em matérias, ouvir e gravar o noticiário da rádio CBN, checar e enviar e-mails, produzir galerias de fotos e apurar informações. Só que preciso fazer tudo isso simultaneamente. Talvez seja por isso que, na Rio, trabalho cercado por seis mulheres e apenas um rapaz - pesquisas mostram que elas, ao contrário dos homens, têm a estranha capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Eu sempre gostei do corre-corre. Fiz durante um bom tempo, numa emissora de TV, a "escuta policial" do jornal, ligando para pessoas o dia inteiro, sem parar. Mas a diferença no site é que tudo precisa ser checado e publicado o quanto antes."


Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Porque hoje é Feriado (no Brasil!): um clássico que lembra situações de hoje na Net

Nos anos 60 uma série da BBC com o humorista inglês Tony Hancock era um sucesso absoluto. Um dos programas, que pode ser ouvido em gravação aqui, retrata um Rádio Amador (The RadioHam- 1961) com "amigos por toda a parte do mundo" e sua desastrada atuação em uma situação de emergência. Hancock poderia estar satirizando a Internet hoje. Realmente um clássico!
(O link abre em uma pequena janela no topo da página do We7, apesar da mensagem de Page not Found. Ou vá para a home do We7 (http://www.we7.com/) e faça uma busca com as palavras chaves "radio ham". Por questões de copywrong vários links para a gravação foram retirados de outros sites, inclusive YouTube)

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Google News lança serviço de notícias em Linha do Tempo

O Google News está experimentando, através do Google Labs, um novo serviço que apresenta notícias numa Linha de Tempo(Timeline). A periodicidade pode ser ajustada para Diária, Semanal, Mensal ou Anual. O Usuário pode também decidir de que fontes informativas virão as notícias. O problema está nessa escolha de fontes que, por agora pelo menos, é muitíssimo limitada e, paradoxalmente, inclui a Wikipedia Events.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

segunda-feira, abril 20, 2009

O fantástico mundo das câmeras escondidas e o disseminador Twitter


Como é praxe com jornais e sites da grande mídia, que não linkam para fora do seu entorno,  as emissoras de televisão também mantêm a mesma política. Ontem, no Fantástico, foi ao ar uma reportagem sobre os microblogs realizada por Zeca Camargo, que entrevistou um grupo de jovens usuários de microblogs. Entretanto, o ponto alto mesmo foi o making off da matéria gravado por um dos participantes com um celular escondido que captou as orientações do apresentador no direcionamento da matéria (algo natural para fluir a produção de uma matéria). O detalhe: a palavra Twitter não podia ser mencionada. Veja o vídeo e tire suas conclusões. E quem quiser seguir o fantástico entre em www.twitter.com/showdavida

fernando firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Concurso para estudantes de jornalismo

Até 29 de junho estão abertas as inscrições para a edição de 2009 do Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Estudantes de jornalismo podem participar com o envio de matérias televisivas. O material produzido deve ser disponibilizado no You Tube e o respectivo link informado na ficha técnica da inscrição. O vencedor, além de ter sua matéria exibida no canal, ganhará uma viagem para conhecer os estúdios da CNN em Atlanta (EUA).
Luciana Mielniczuk

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Lula terá blog

O jornal Folha Online publica que a assessoria de Lula estaria preparando a entrada do presidente na blogosfera. Ainda sem data marcada para o início do blog, a iniciativa teria sido do pórpio Lula, inspirado pela utilização da ferramenta por líderes políticos de outros países.
Via: Twiteer de Mareclo Tas
Luciana Mielniczuk

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, abril 19, 2009

Manuscritos da obra "Madame Bovary" na web.

Um projeto coordenado por professores da Universidade de Rouen, localizada ao norte da França na cidade natal do autor Flaubert, disponibilizou na rede os manuscritos da obra "Madame Bovary". O resultado é fruto de dois anos de trabalho colaborativo, que envolveu a atividade de transcrição realizada por 130 voluntários, que possuem idades entre 16 e 76 anos e vivem em 17 países. No site http://www.bovary.fr/ é possível acessar página por página do romance, visualizando na mesma tela o documento manuscrito e, ao lado, sua versão digitada. A obra lançada em 1857, foi escrita por Flaubert ao longo de cinco anos.
Via: O Globo
Luciana Mielniczuk

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, abril 17, 2009

Aluno da UFBA vence Grande Prêmio Vivo do Cinema com filme para celular



O aluno da Faculdade de Comunicação da UFBA, Maurício Lídio, é vencedor do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro na categoria "Filme feito para celular". O filme "Bárbara", registrado num celular Sony Ericsson, retrata os cinquenta anos da boneca Barbie com uma perspectiva diferente. 

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

YouTube copyright: site de vídeos fecha acordo com estúdios de Hollywood

O YouTube, para sair do prejuízo e fazer frente ao Hulu, fecha acordo com a Sony e estúdios de Hollywood visando distribuição de filmes e outros vídeos protegidos no seu canal. Agora será possível assistir filmes e clipes completos no YouTube.

fernando firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, abril 16, 2009

Em entrevista, diretor executivo do The Wall Street Journal fala sobre perfil do jornalista


Alan Murray of The Wall Street Journal on charging for content from Nieman Journalism Lab on Vimeo.

Editor executivo do The Wall Street Journal, Alan Murray, fala, em entrevista ao Nieman Foundation for Journalism, sobre o perfil dos jornalistas e das mudanças na produção de conteúdo com as tecnologias digitais.

fernando firmino

Marcadores:

0 comments links to this post

quarta-feira, abril 15, 2009

Defesa de dissertação sobre blogs nas redações

A mestranda Lia Raquel Almeida, do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online - GJOL  da Faculdade de Comunicação da UFBA, apresentará no dia 28 de abril, às 16 horas, na Facom, a defesa pública de dissertação  “O Blog visto pela Redação: os blogs e a blogosfera nas rotinas de trabalho dos jornalistas, com estudo de caso dos jornais A Tarde  e Gazeta do Povo". A banca será composta por Marcos Palacios (UFBA/Orientador), Adriana Amaral (Universidade Tuiutu - Paraná), Graciela Natasohn (UFBA). 

fernando firmino

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Simpósio sobre jornalismo online no Texas

A Universidade do Texas, no campus de Austin - EUA, realiza nos dias 17 e 18 de abril o X Simpósio Internacional de Jornalismo Online. O evento é voltado para jornalistas, executivos de empresas de comunicação e pesquisadores dos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina. Entre as discussões em pauta estão novos modelos de negócios para o jornalismo online, apliacações de plataformas de notícias e de redes sociais, integração de redações e narrativas multimídias e visuais. Pesquisadores de mais de 20 universidades participarão do evento analisando o estado da arte do jornalismo online e apontando as tendências. Entre os convidados estão integrantes do Washington Post, ABC News, National Public Radio e New York Times. 

COBERTURA - O Simpósio será coberto com atualizações realizadas por estudantes vinculados à organização no site do evento. Além do site oficial e a exemplo de anos anteriores, outros participantes devem cobrir as palestras via twitter, blogs e live streaming ao vivo.

fernando firmino


Marcadores: ,

0 comments links to this post

Curso na FACOM discute práticas e consumo nas plataformas sociais de música

Nos dias 29 e 30 de abril, na FACOM/UFBA, será realizado o mini-curso "Reconfigurações das práticas de jornalismo e de consumo nas plataformas sociais de música online", das 14h30 às 17h30, com a professora-doutora da Universidade Tuiuti, Adriana Amaral. O curso, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online - GJOL,  é destinado a pesquisadores da área de cibercultura, profissionais de comunicação, estudantes de pós-graduação, além dos interessados no tema. As inscrições serão feitas no primeiro dia do curso na própria FACOM. Será emitido certificado de participação. 
A vinda da professora Adriana Amaral faz parte do convênio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD liderado pela UFBA e com a participação de outras três universidades: UFSC, TUIUTI e USP, cujo objetivo é estudar o "Ensino de Jornalismo na era da convergência tecnológica: metodologias, planos de estudo e demandas profissionais". 

Abaixo a ementa do mini-curso

"O curso parte de uma discussão comparativa sobre a construção identitária dos perfis e do consumo musical em quatro diferentes plataformas : MySpace, Last.fm, Imeen e Blip.fm, nas quais pretendemos observar os fluxos comunicacionais característicos desse tipo de mídia, que incorpora tanto aspectos do jornalismo e da crítica musical tradicional quanto apresenta uma multiplexidade midiática e novos formatos como sistemas de recomendação além de mudanças na hierarquia da relação fã-artista-jornalista. Através da análise das práticas  de buscas de fontes e de categorização dos gêneros musicais, observamos a construção/mediação das identidades online através da criação dos perfis como “performance de gosto”dentro das cenas musicais no contexto da web,  identificando as estratégias midiáticas de auto-apresentação e auto-promoção nos dispositivos de visibilidade das subculturas que, através dos múltiplos usos desses sites de redes sociais por seus participantes, no qual se observa três tipos de elementos constitutivos tanto da crítica quando do jornalismo musical 1) disputas simbólicas e hierárquicas na “formação de gosto” , 2) laços de amizade “fracos” que são complementados em interações multiplataformas 3) práticas de “social tagging” e folksonomia para a categorização de gêneros musicais".


Fernando Firmino

Marcadores: , , ,

2 comments links to this post

terça-feira, abril 14, 2009

5ª Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava (PR), colocou no ar o portal www.unicentro.br/midiacidada2009, com as informações iniciais acerca da 5ª Conferência Brasileira de Mídia Cidadã (Mídia Cidadã 2009), a ser realizada de 8 a 10 de outubro de 2009.
O evento, que deve reunir representantes de mais de 200 ONGs, institutos, empresas, fundações, instituições de ensino superior, dentre outros, é uma realização conjunta entre a Unicentro e a Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).
A programação inclui palestras, grupos de trabalho (GTs), atividades culturais, mostras de vídeos e a 2ª Feira Nacional de Mídia Cidadã.
Situada a 250 km de Curitiba, Guarapuava está no centro geográfico do Estado e recebe a Mídia Cidadã 2009 depois de ter sua candidatura aprovada no ano passado, quando da 4ª Conferência, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O prazo para submissão de trabalhos será entre o final de junho e meados de agosto. Vídeos poderão ser remetidos até o início de setembro. Os papers mais significativos deverão ser incluídos em um livro a ser lançado durante o próprio congresso.
Outra inovação é que a sessão plenária, no encerramento da Conferência, deverá resultar na formação da Rede Nacional Pró-Mídia Cidadã (nome provisório).
Interessados em obter mais informações podem enviar e-mail para midiacidada2009@unicentro.br ou telefonar para (42) 3621-1060 / 3621-1088, com os professores Ariane Carla Pereira, Layse Nascimento e Márcio Fernandes.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, abril 13, 2009

Redes sociais em debate no Ciber.Comunica 4.0

"Redes sociais, comunicação e tecnologias" é o tema do Ciber.Comunica 4.0 deste ano que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio no Centro Universitário Jorge Amado, em Salvador. Um ciclo de palestras com especialistas na área abordarão as facetas das redes sociais. Abaixo a programação do evento. Outras informações podem ser obtidas no blog Ciber.Comunica 4.0.

Tema: REDES SOCIAIS, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS
Realização: TRANSIT - Núcleo Transdisciplinar de Comunicação e Tecnologia (Unijorge)

Promoção: Coordenação do Curso de Comunicação Social da Unijorge e CEI - Centro de Excelência de Informação/Grupo A Tarde

Local: Auditório Zélia Gattai (Unijorge) - Centro Universitário Jorge Amado (Salvador - Bahia - Brasil)

Data: 05, 06 e 07 de maio de 2009

Inscrições: 27 de abril a 4 de maio (1 kg de alimento)

Coordenadores: Prof. MS Cláudio Manoel Duarte e Prof. MS Macello Medeiros

PROGRAMAÇÃO:

Terça-feira (05/maio) - NOITE 19h

ABERTURA: Prof. Ms. Bernardo Carvalho, Coord. dos Curso de Comunicação Social 19H30

TEMA DA PALESTRA: “Redes Sociais, Comunicação e Tecnologias”

CONVIDADO:Raquel Recuero

Quarta-feira (06/maio) - MANHÃ 8:30 h

TEMA DA PALESTRA: Games e Redes Sociais: O caso dos ARGs

CONVIDADO: Luís Adolfo 10:30 h

TEMA DA PALESTRA: Redes Sociais na Publicidade On Line

CONVIDADO: Maria Alessandra

Quarta-feira (06/maio) - NOITE 18:30 h

TEMA DA PALESTRA: Redes Sociais, Tecnologia e Jornalismo Colaborativo

CONVIDADO:Yuri Almeida 20:30 h

TEMA DA PALESTRA: As rotinas produtivas no Global Voice (Inglaterra)

CONVIDADO:Paula Góes (vídeo conferencia internacional

Quinta-feira (07/maio) - MANHÃ 8:30 h

TEMA DA PALESTRA:Mapas, Territórios e Redes Sociais: O caso do Google Maps e Google Latitude

CONVIDADO: Leonardo Branco 10:30 h

TEMA DA PALESTRA: Redes sociais, música e ciberespaço

CONVIDADO: Andre Stangl

Quinta-feira (07/maio) - NOITE 18:30 h

TEMA DA PALESTRA: Redes Sociais, Educação e Tecnologia

CONVIDADO: Camila Santana 20:30 h

TEMA DA PALESTRAS: Redes Sociais e Softlivre

CONVIDADO: Alex Ferreira Pereira

__________________________________________

Fernando Firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, abril 12, 2009

Andrew Keen está de volta...

"É a celebração do amadorismo. Qualquer um, por mais mal-informado que seja, pode publicar um blog, postar um vídeo no YouTube ou alterar um verbete na Wikipédia. Esse anonimato da web põe em dúvida a confiabilidade da informação. E a distinção entre especialista e amador torna-se cada vez mais ambígua. A pirataria digital já devastou a multibilionária indústria fonográfica e ameaça a indústria do cinema e a do livro. Oferecendo soluções concretas que permitiriam frear a atmosfera inconseqüente e narcisista da web, O culto do amador é um alerta dirigido a cada um de nós. Suas críticas podem ser radicais e polêmicas, mas levantam uma discussão extremamente necessária."
Esta é a apresentação do livro Culto do Amador, de Andrew Keen, que ganhou versão em português pela editora Jorge Zahar dois anos depois do seu lançamento original em 2007 quando reverberou pela rede. Veja uma série de 8 posts publicados no GJOL ao longo de 2007 e 2008 que se constituem em uma análise acurada de vários aspectos do livro e das críticas de Andrew Keen. Leia também análise de André Deak sobre o livro. 

fernando firmino

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Artigos e programação da Compós 2009

Artigos e programação do XVIII encontro da Compós - 2009, que ocorrerá na PUC Minas em Belo Horizonte-MG, de 2 a 5 de junho, já estão disponíveis na página da Compós e informações de inscrição na página oficial do evento.

fernando firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, abril 06, 2009

I Colóquio Internacional Discurso & Mídia na FACOM em junho

Já está aberta a chamada de trabalhos para o I Colóquio Internacional Discurso & Mídia, a ser realizado na Facom nos dias 17, 18 e 19 de junho próximo. A palestra de abertura será com Eliseo Veron. Estão sendo organizadas mesas-redondas com Jean Mouchon (Université Paris X), Sérgio Porto, Antonio Fausto Neto, Mirta Echevarría (Córdoba), dentre outros pesquisadores brasileiros e estrangeiros da análise do discurso.
Direcionado principalmente para pesquisadores, mestres e doutores, o colóquio acolherá seis GTs de trabalho: Jornalismo e Discurso (Coord. Prof. Dra Lia Seixas – liaseixas@gmail.com); Publicidade e Discurso (Coord. Prof. Dra Annamaria Jatobá e Prof. Ms. Nelson Soares – annajatobapalacios@gmail.com e neljunior@hotmail.com); Discurso e Novas Mídias (Cood. Prof. Ms Eduardo Freire –eduardonfreire@uol.com.br); Epistemologia e Discurso Midiático (Coord. Prof. Dr. Edson Dalmonte – edsondalmonte@uol.com.br); Mídia Discurso e Representação Social (Coord. Prof Ms Ivan Cupertino- despaisado@hotmail.com); Imagem e Discurso (Coord. Prof. Ms. Adriano Sampaio – adrianosampaio@gmail.com).
O I Colóquio Internacional Discurso & Midia é uma realização da Faculdade de Comunicação da UFBa, através do Programa de Pos-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e do Centro de Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD ).
Mais informações e no site oficial do evento (http://www.discursomidia.com/).

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, abril 05, 2009

Caráter informacional do Twitter como fator de compra

Corre solta nos meios sociais a informação sobre uma suposta compra do Twitter pela Google. A notícia saiu inicialmente no TechCrunch, que voltou atrás, falando que os fundadores do microblog não o venderiam nem por um bilhão de dólares.

O principal interesse da Google estaria, segundo informações que li em diversos meios, no sistema de busca em tempo real do Twitter. A tese só ganha relevância, para mim, quando confrontada com a ideia da Raquel Recuero, que mostra o caráter informacional da ferramenta.

Isso serviria tanto para ampliação dos critérios de relevância das informações no sistema do Google, caso os programadores tenham interesse, como também na análise dos temas mais citadas na atualidade.

Apesar da limitação de indexar apenas as informações que são publicadas no Twitter, sem dúvida, o sistema de busca do microblog serve como termômetro para os temas de maior visibilidade no momento. O mesmo acontece com as ferramentas que vasculham a blogosfera, como o Technorati.

Não é a primeira vez que surgem boatos sobre o interesse da Google em comprar buscadores em tempo real. Em 2005, existiam fortes rumores sobre a possibilidade de compra do Technorati pela empresa.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Morte dos jornais ou do jornalismo?

Queda de publicidade, desemprego, fechamento de jornais e transição do impresso para web. Esses são alguns pontos colocados no blog Transnet, de Francis Pisani, que podem levar à morte dos jornais ou do jornalismo. Segundo o blogueiro, a questão é levantada principalmente nos Estados Unidos. Sua observação é comprovada com uma seleção de postagens e apresentação de alguns dados. Além das informações, existem diversos comentários com outros links. Vale a pena ler.

Alberto Marques

Marcadores:

2 comments links to this post

sexta-feira, abril 03, 2009

Os 10 jornais norte-americanos sob mais forte ameaça


Uma postagem de David Domingo, na Infotendencias, trouxe a indicação desta relação dos 10 mais ameaçados Jornais Norte-Americanos, com as respectivas justificativas para inclusão. A lista foi preparada pelo Time.
A coisa anda pesada...
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post