domingo, maio 31, 2009

Uso do Twitter em bibliotecas

Há ainda quem insista em usar o Twitter apenas (ou principalmente) para responder, de fato, à pergunta original "What are you doing?" e difundir importantíssimas informações pessoais, tais como: "estou tomando chá com torradas e geléia de pitanga", "estou matando pernilongos antes de dormir", "estou pondo gasolina aditivada em meu carro". No entanto, para um número muito maior de pessoas e organizações, o microblog tomou outrsa feições e adquiriu utilidades que vão muito além do "estou", "estou", "estou", "estou".....
Em artigo publicado no Information Today Sarah Milstein mostra como o Twitter está sendo usado por bibliotecas norte-americanas, tanto para comunicação entre técnicos e bibliotecários, quanto para contatos rápidos com os usuários, divulgação de notícias, informação sobre aquisições, etc.
Via Current Cites

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

sexta-feira, maio 29, 2009

Mais sobre Blip.Fm, imeem, copyright e como driblar a coisa

Na postagem anterior falei sobre a Blip.Fm e os problemas de copyright que estão fazendo com que muitas músicas postadas naquela rede de intercâmbio musical somente cheguem aos ouvintes fora dos Estados Unidos como demos de 30 segundos. Pois uma usuária da própria Blip.Fm mandou-me um retorno com a fórmula óbvia para driblar essas restrições de copyright: usar um shield ao conectar à Blip.Fm. Ou seja navegar ocultando o IP de sua máquina, de maneira que o imeem não saiba de onde você está conectando e não aplique as restrições de copyright vigentes para o Brasil. Com a mensagem veio a sugestão de um programa que faz justamente isso: encobre o seu IP. E o Hotspot Shield. Testei na própria Blip.Fm e funcionou perfeitamente.
Já havíamos tratado desse assunto de navegação anônima aqui no Blog do GJOL, por outras razões, mas é sempre bom voltar ao assunto quando a razão é maximizar o livre acesso, seja a músicas, textos, vídeos ou qualquer outro tipo de material disponível na Web.

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

3 comments links to this post

Uma ferramenta útil para quem usa a Blip.Fm

A Blip.Fm é uma rede de compartilhamento de música na qual os usuários funcionam como DJs. Uma forma diferente selecionar e ouvir música.
O problema é que - recentemente e por razões de copyright - a Blip.Fm passou a incluir entre as "faixas musicais selecionáveis" uma enorme quantidade de arquivos disponíveis no imeem.com que (também por razões de copyright, suponho!) funcionam apenas como demos de 30 s. para a maioria dos usuários fora dos Estados Unidos. Além disso, a Blip.Fm passou a incluir vídeos do YouTube em meio a suas ofertas de aúdios para blipagem. Acontece que a maioria dos vídeos do YouTube são clips com baixa qualidade de áudio e nem todos os usuários da Blip se interessam por incluir faixas desse tipo em suas seleções.
Pois bem, para os Blip DJs que preferem montar suas seleções somente com músicas que não estão nem no YouTube nem no imeem.com, está disponível agora uma ferramenta que filtra esses arquivos, mostrando apenas opções de áudios guardados em outros repositórios.
É só ir lá na página da Blip Tools, arrastar o link para a barra de ferramentas (do Firefox ou Chrome, pois não funciona com Explorer) e depois acioná-lo quando estiver usando a Blip.Fm.
Para mim foi um achado, pois eu já estava quase desistindo de vez da Blip....

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, maio 28, 2009

Presidente da Linux em Salvador

Jon “Maddog” Hall, diretor-presidente da Linux International, estará hoje em Salvador. Hall é um dos maiores disseminadores do conceito da tecnologia Open Source (código aberto). Esse é o tema da conferência internacional que será realizada hoje, dia 28 de maio, às 21h, no Auditório Zélia Gattai, no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).
O evento é uma iniciativa da coordenação da Graduação Tecnológica em Redes de Computadores da UNIJORGE. Na conferência intitulada “Free and Open Source in Education: A Path for The Future”, Hall abordará a relação entre os softwares Open Source e a educação.
Jon “Maddog” está em Salvador por ocasião do III ENSL (Encontro Nordestino de Software Livre) e do IV Festival Software Livre da Bahia, organizados pelo professor da UNIJORGE, Alexandro Silva. Os eventos acontecerão conjuntamente nos dias 29 e 30 de maio, na UNEB. Para saber mais sobre a programação, acesse o site http://wiki.softwarelivre.org/Festival4.
Com uma carreira de mais de 30 anos, Jon “Maddog” Hall foi programador, desenhista e administrador de sistemas, gerente de produtos, gerente técnico de marketing e educador. Trabalhou em companhias como a Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems. É formado pelo Hartford State Technical College, Merrimack College e Daniel Webster College.

Moisés Brito

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, maio 27, 2009

O blog de fotojornalismo do The New York Times


Para quem é ligado em fotojornalismo, o New York Times lançou Lens, um blog que promete ser uma referência quente e passar a habitar os favoritos, rss, delicious de muito fotógrafo ou interessado em fotografia.
A idéia do blog, que levou mais de um ano em desenvolvimento, é ser um "showcase" dos projetos pessoais dos fotógrafos do jornal. Ou seja, o que está no blog não necessariamente está ligado a uma pauta ou cobertura do times. Fora isso, agrega também imagens publicadas no impresso, a agência de fotos do jornal, material em vídeo e imagens que podem ser utilizadas sem custos, as conhecidas "royalts-free".
As referências deste formato - imagens em tela-cheia, organização temática, conteúdo fotográfico convergido com áudio-visual, e ineditismo do material - remetem diretamente a dois experimentos: o Big Picture, do Boston Globe e o Magnum in Motion, da celebrada agência Magnum. O Big Picture foi pioneiro em imagens de tela-cheia, o Magnum in Motion em retrabalhar e reenpacotar conteúdos, por vezes históricos, com narração dos fotógrafos, música e uma estruturação mais atrelada à técnicas de narrativa.

Em tempos de convergência digital, essa tem sido uma saída, ou um achado: reorganizar material, gerando novas formas, remediatizando o processo para alcançar novos eixos de audiência ou visibilidade.

Uma inovação do Lens é a interface, feita em Adobe Flash. A navegação é feita através de deslizamentos acionados por setas. Simples, intuitivo e funcional.

Obrigatório.

Essa dica foi dada por Afonso Jr. do excelente blog AF, de AutoFoco

Paulo Munhoz


Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Andrew Keen participa do TalkShow


Na próxima sexta-feira (29/05), às 16 horas, o autor do livro Culto do Amador, Andrew Keen, participará do TalkShow, uma rádio 2.0 ao vivo, que posteriormente disponibiliza o áudio em forma de podcast. A entrevista é intercalada com perguntas e comentários vindos do Twitter. Andrew Keen é um dos mais polêmicos críticos da Web 2.0 e seu livro acaba de ser lançado no Brasil em português. O Talkshow já entrevistou Raquel Recuero, Beth Saad, Pedro Doria, Cazé Peçanha, Edney Souza.

Fernando Firmino da Silva

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, maio 26, 2009

V ENECULT: blog em funcionamento

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, maio 25, 2009

Criança, Consumo e Mídia: bolsas para TCCs

Está aberta a 4ª Edição da Seleção para Bolsas de TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) do Programa InFormação. Contando com a parceria estratégica do Instituto Alana, através do Projeto Criança e Consumo, o programa irá selecionar projetos de estudantes de graduação que se comprometerem a realizar seus TCC estabelecendo intersecções entre os temas Criança, Consumo e Mídia, Educomunicação e Consumo e Representações da Infância na Mídia.
A data final para inscrições é dia 15/07/2008. Todos os detalhes podem ser consultados no Edital da Seleção do Programa.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Chamada de trabalhos da SBPJOR 2009

A SBPJOR (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) abriu para chamada de trabalhos para o VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo que será realizando no período de 25 a 27 de novembro de 2009 na Universidade de São Paulo – USP. O tema deste ano é “a pesquisa em jornalismo em um mundo em transformação”. Os artigos podem ser submetidos para duas categorias: comunicações livres e e comunicações coordenadas. Os trabalhos podem ser encaminhados entre 1 de julho a 3 de agosto de 2009 através da página www.sbpjor.org.br. As normas da chamada de trabalho estão disponíveis aqui

Fernando Firmino da Silva

Marcadores:

0 comments links to this post

I Colóquio Internacional Discurso & Média: Programação

Foi divulgada a Programação definitiva para o I Colóquio Internacional Discurso e Média, que acontecerá na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, entre 17 e 19 de junho.

17 de junho (quarta-feira)
14h-19h - Recepção aos participantes / Entrega de pastas e crachás

19h Sessão de Abertura - Palestra Inaugural:
"Midiatização, novos regimes de significação, novas práticas analíticas?" - Prof. Dr. Eliseo Verón (Universidad San Andrès – Argentina)

Dia 18 (quinta-feira)
9h-12h Mesa-redonda:
Panorama da pesquisa internacional sobre Discurso e Mídia
Profa. Dra. Mirta Clara Echevarría (Universidad Nacional de Córdoba – Argentina)
Prof. Dr. Adair Peruzzolo (Universidade Federal de Santa Maria – Rio Grande do Sul)
Prof. Dr. Antônio Fausto Neto (Unisinos - Rio Grande do Sul)
Prof. Dr. Pedro Russi (Universidade de Brasília)
Mediador: Prof Dr. Edson Fernando Dalmonte (FSBA - Faculdade Social da Bahia)

14h-18h Comunicações científicas (trabalhos selecionados)

19 de junho (sexta-feira)
9h-12h Mesa-redonda:
Panorama da pesquisa brasileira sobre Discurso & Mídia
Prof. Dr. Antonio Heberlê (UCPEL – Brasil)
Prof. Dra. Cristina Teixeira Vieira de Melo (UFPE – Brasil)
Prof. Dr. Elton Antunes (UFMG – Brasil)
Profa. Dra. Inesita Soares (Fiocruz- Rio de Janeiro)

14h-18h Comunicações científicas (trabalhos selecionados)

18h30-20h30 Encerramento - Mesa-redonda:
Tendências e desafios teóricos e metodológicos das atuais pesquisas sobre Discurso & Mídia
Prof. Dr. Sérgio Dayrell Porto (UNB – Brasil)
Prof. Dr. Jean Mouchon (Université Paris X – França)
Prof. Dr. Luiz Martino (UNB - Brasil)

Mais informações no site do evento

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, maio 24, 2009

SBPJOR abrirá inscrições do Prêmio Adelmo Genro Filho

As inscrições para a quarta edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo serão abertas no dia 1º de junho. Segundo o blog Monitorando, “a premiação é voltada para trabalhos elaborados durante o ano de 2008 em três categorias: Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Uma quarta categoria (Sênior) é destinada a pesquisadores com reconhecida trajetória no campo do Jornalismo”.

A composição das comissões avaliadoras por três membros e a possibilidade de envio de trabalhos de iniciação científica em co-autoria estão entre as novidades deste ano. As inscrições vão a 10 de agosto e os trabalhos devem ser enviados para o email premiosbpjor@yahoo.com.br. Os resultados têm anúncio previsto para 6 de outubro.

Os vencedores de cada categoria e seus respectivos orientadores receberão seus diplomas de mérito durante o 7º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo, que acontecerá em novembro, na cidade de São Paulo.

Leia o regulamento (PDF).

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, maio 22, 2009

Revista Fraude também é vencedora do Expocom Nordeste

Mais uma revista da UFBa vence no Expocom Nordeste. Depois da Lupa, a revista Fraude edição 6 venceu na categoria Áreas Emergentes, na modalidade Quadrinhos, tendo como produtores Marcelo Lima e Marcel Ayres, alunos do curso de Jornalismo, e Hortência Nepomuceno, aluna do curso de Produção Cultural, da mesma instituição.
Utilizando a linguagem dos quadrinhos, a reportagem vencedora foi "A marcha da maconha" e fez uma alusão ao evento "marcha da maconha", realizado em Salvador, em maio de 2008, explorando os fatos acontecidos durante o evento.
A revista Fraude é outro produto laboratorial realizado pelo grupo PETCOM - Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação da UFBA, também coordenada pela professora, Graciela Natansohn.

Adriana Alves

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Crise dos jornais e dos jornalistas

Em meio à discussão sobre a crise nos jornais e no jornalismo, Carlos Castilho, doObservatório da Imprensa, coloca uma outra perspectiva pouco abordada: "até agora poucos se deram conta de que a atividade jornalística também está em questão".  No artigo intitulado "a crise dos jornais está na agenda, e a dos jornalistas?" Para ele, a Web não está forçando apenas as mudanças de modelos de negócios das empresas de comunicação, mas também as rotinas jornalísticas. Neste sentido, como aponta, mesmo que os conglomerados encontrem novos modelos de negócios para sobrevivência e convivência com o mundo digital é possível que as redações sejam mais enxutas e distintas das atuais.  Logo, os jornalistas terão que buscar formas alternativas ou se preparar melhor para enfrentar o novo cenário e, inclusive, a convivência com os repórteres cidadãos. Duas questões são postas por Castilhos como forma de problematizar a situação numa perspectiva futura: 

"1) O que o futuro reserva para a atividade, descartada a opção por jornais e revistas no formato tradicional;

2) Como será possível sobreviver numa nova realidade marcada pela participação dos cidadãos como produtores de notícias e pela necessidade de especialização para ocupar nichos informativos vagos até agora pela inexistência de público consumidor significativo?"

A discussão é interessante porque entrelaça os processos de convergência em andamento, as discussões sobre a crise instalada na indústria de comunicação e as mudanças trazidas pelas novas ferramentas digitais e o fluxo de produção e distribuição de conteúdo no jornalismo contemporâneo. Leia, portanto, o artigo completo para se inteirar dos argumentos apresentados pelo autor. 


Fernando Firmino

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Matéria da Revista Lupa vence Expocom Nordeste

"Nada será como antes" é o título da matéria da Revista Lupa #5 vencedora do Expocom Nordeste, evento que ocorreu entre 14 e 16, em Terezina, Piauí, deste ano, produzida por Samuel Barros e Edna Matos,ambos alunos do curso de Jornalismo da UFBa. A matéria concorreu na categoria Jornalismo - modalidade reportagem interpretativa e teve como foco principal debater sobre a participação política da juventude, dentro das comemorações dos 40 anos de maio de 1968.
A Lupa é uma revista laboratório produzida pelos alunos da Faculdade de Comunicação da UFBa, desde 2006, sob a coordenação da porfessora Graciela Natansohn.

Resultado completo do Expocom.

Adriana Alves

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, maio 20, 2009

Arquivo digital sobre a ditadura no Brasil

Desde o dia 13 está disponível o site Memórias Reveladas, organizado pelo Arquivo Nacional, com documentos sobre o período da ditadura militar na país (de 1º de abril de 1964 a 15 de março de 1985). Os documentos disponíveis faziam parte dos arquivos dos extintos Serviço Nacional de Informação (SNI), Conselho de Segurança Nacional (CSN), Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e outros órgãos. Quem possui documentos relativos à ditadura poderá colaborar com o portal, doando os papéis ou permitindo que sejam copiados, para serem disponibilizados na internet. Caso o doador não queira se identificar, é possível pedir sigilo sobre seus dados.
Via blog do Luciano Miranda.
Luciana Mielniczuk

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Curso a distância sobre TV Digital

A UNISINOS promove o curso de extensão, na modalidade a distância, sobre “TV digital terrestre: desafios e reconfiguração da televisão brasileira”. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos).
O curso discutirá o impacto da televisão digital terrestre no mercado brasileiro de televisão, apresentando os processos de regulamentação e as estratégias das emissoras de TV aberta frente à nova tecnologia. Serão trabalhados conceitos referentes à interatividade, multiprogramação, convergência midiática e estrutura econômica-política da televisão. Também
haverá debate sobre os avanços da nova mídia no plano da democratização da comunicação.
O curso inicia em 28 de maio. Informações no site http://www.unisinos.br/educacaocontinuada/ ou pelo telefone (51) 3591-1122.
Luciana Mielniczuk

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, maio 19, 2009

Antônio Fidalgo fará conferência de aula magna na UFSC sobre "Jornalismo e Internet Móvel"

O fundador da Biblioteca Online de Ciências da Comunicação e diretor do Laboratório de Comunicação Online – Labcom – da Universidade da Beira Interior vai ministrar a Aula Magna do semestre no Mestrado em Jornalismo da UFSC. O evento será realizado hoje (dia 19/05) a partir das 14h30, no auditório Henrique da Silva Fontes (prédio B do CCE, Campus da Trindade) com entrada livre. Ocorrerá transmissão ao vivo pela internet através do site http://www.posjor.ufsc.br

 Via Posjor 

Fernando firmino

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, maio 18, 2009

Internet passa TV como fonte de informação

Mais uma do blog do Ricardo Kotscho:
"Com o crescente número de brasileiros ligados à grande rede - os levantamentos mais recentes dão conta de 60 milhões - e a perda de audiência, circulação, prestígio e credibilidade da velha mídia, já era de se esperar que isto acontecesse um dia.Mas não esperava que fosse tão cedo e tão rápido: a internet já é a principal mídia para quem busca informações, deixando para trás a TV aberta, segundo pesquisa encomendada pela Folha à Research International, uma das maiores consultorias do mundo.Respostas para a pergunta “Dos meios de comunicação que eu vou citar, qual você usa com mais frequência para se manter informado?”:

Internet: 37%

TV aberta: 34%

TV por assinatura: 12%

Rádios: 8%

Jornais: 8%

Revistas: 1%

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/05/17/para-se-informar-internet-passa-tv/

Moisés Brito

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, maio 17, 2009

Questões éticas e o enquadramento

A capa da Istoé desta semana é exemplo de um jornalismo questionável. Estampa a foto do líder extremista Ricardo Barollo vestindo a camisa da seleção alemã de futebol, deixando super-exposto o nome "Deutscher". De fato, Barollo vestia a camisa no momento de sua prisão, mas escolher tal foto e enquadramento para capa da revista não é simplesmente uma decisão imparcial.

A revista reforça a fácil, extenuada e equivocada associação: Alemanha=Nazismo. A foto poderia ser utilizada nas páginas internas sugerindo que Barollo usa a camisa por motivos ideológicos ou simplesmente porque torce para a seleção alemã. O fato é que, na capa, o símbolo parece a ganhar uma importância que não lhe é devida.

Tivesse sido o escudo apagado no Photoshop, seria manipulação. E o enquadramento não é?

julien karl

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Principios Editoriais da BBC: bom material para discussão em sala de aula

No espaço Academia de Jornalismo BBC estão disponíveis os Princípios Editoriais da BBC (em português). Bom material para levar e discutir em sala de aula. O espaço oferece outros subsídios que podem ter boa utilização pedagógica.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, maio 15, 2009

Grupo A Tarde anuncia o lançamento do projeto Repórter Cidadão


.

Grupo A Tarde, de Salvador, anuncia o projeto de jornalismo colaborativo Repórter Cidadão, que será lançado oficialmente no próximo dia 25 de maio. Esta nova iniciativa visa integrar o público no fluxo de produção do Grupo, formado pelo jornal A Tarde, o portal A Tarde Online, rádio A Tarde FM, WebTV A Tarde, Revistas Muito e Sua Casa e A Tarde Mobi. Diferente de outros projetos implantados no país, a proposta é integrar de fato a equipe de reportagem e de editores ao público para apurar as informações e oferecer retorno às sugestões e denúncias.  "A informação repassada para o núcleo será lançada em um sistema que aciona virtualmente editores e repórteres para responderem às demandas geradas pelo público". Vários canais estarão disponíveis para a interação entre os quais a plataforma Repórter Cidadão em http://reportercidadao.atarde.com.br/, o twitter http://twitter.com/reportercidadao, o número de telefone (71) 3340-8990 e o email reportercidadao@grupoatarde.com.br

Para gerenciar estes canais de contato, o Grupo criou um núcleo próprio para atender as demandas dos repórteres cidadãos. Este projeto faz parte da trajetória recente do grupo em termos de desenvolvimento de atividades voltadas para o processo de convergência. 

adriana alves

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Mais um "salvador" para o futuro dos jornais



Apontado como o "salvador" dos jornais nos Estados Unidos, o leitor de livro eletrônico Kindle DX, da Amazon, começa a chamar a atenção na sua versão atual e com tela maior que permite a leitura não somente de livros, mas também de jornais. Na reportagem do Jornal da Globo, o foco está centrado nas possibilidades abertas por estes leitores eletrônicos e como os especialistas visualizam o seu uso como forma de acesso a jornais e para superar a crise instalada. E abaixo trechos da matéria.

"Uma estante tem 1.500 livros e todos cabem em um pequeno livro eletrônico. Cada um dos títulos já está disponível em formato digital para ser transferido para cá, a um custo bem mais baixo do que aquele cobrado pela livraria, em apenas 60 segundos.
Metade dos americanos só lê um único livro por ano, quando muito, e metade dos leitores do principal jornal, o New York Times, sequer compram um exemplar, lêem de graça na internet.
Tom Rosenstiel, Diretor do Projeto de Excelência em Jornalismo em Washington, profetiza que o jornal de papel está com os dias contados. Ele diz que a crise dos jornais americanos não é de falta de leitores, é uma crise causada pela mudança de tecnologia. Os jornais na internet economizam 40% em papel, tinta e distribuição.
Rosenstiel diz que os aparelhos de leitura eletrônica ainda são uma novidade, mas podem ser uma saída para jornais e revistas. O assinante paga em torno de US$ 10 por mês e recebe o jornal toda manhã por transmissão digital. "

Fernando Firmino

Marcadores: , ,

4 comments links to this post

A valentia dos anônimos

Achei um texto no observatório da imprensa do Ricardo Kotscho sobre a expectativa dele em relação ao papel dos blogs nas próximas eleições e o "medo" do anonimato nos comentários. Acho que vale a pena ler por ser o Ricardo quem é. Vale ainda dar uma passada no blog dele. Segue um trecho do texto:

"Ainda falta mais de um ano para começar oficialmente a campanha presidencial de 2010, mas as feras já estão soltas na web, prontas para matar ou morrer, como se o país estivesse em guerra.
Dá para imaginar o que nos espera nesta primeira eleição geral no Brasil na qual a internet terá um papel decisivo, como já vimos na campanha que levou Obama à presidência dos Estados Unidos.
Com mais de 60 milhões de brasileiros já ligados à grande rede, uma terra de ninguém, sem regras nem responsabilidades claramente estabelecidas em lei, o vale tudo não tem limites, e fica cada vez mais difícil estabelecer um debate minimamente civilizado."

Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/


Moisés Brito

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, maio 14, 2009

Ao vivo do espaço: conserto do Hubble

Para quem não viu a transmissão ao vivo, segue o link para o canal da NASA no You Tube.
O vídeo mostra a operação do ônibus espacial Atlantis ao capturar o telescópio Hubble.

E a NASA TV continua transmitindo ao vivo, toda a operação.
Há imagens fantásticas do Espaço, da tripulação na estação espacial,
parece ficção científica.

marcos palacios
com agradecimentos a Vera Martins pelo envio da dica)

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, maio 13, 2009

Muito Photoshop??? Julgue você mesmo.







Três fotos, do fotógrafo dinamarquês Klavs Bo Christensen sobre o Haiti, causaram recentemente muita polêmica. Foram retiradas de um concurso (Picture of The Year in Denmark) por causa do uso excessivo do Photoshop.
Na realidade, três fotógrafos foram “chamados” para mostrar as imagens em RAW para análise. Klavs foi o único que enviou para a comissão o material.

Acima uma delas e seu respectivo original em arquivo crú.

Acesse as outras fotos e toda a discussão aqui.

Paulo Munhoz

Marcadores: , ,

3 comments links to this post

terça-feira, maio 12, 2009

De como pelo Twitter de Lee o Guardian soube de planos do NYT: conteúdos pagos

O tema dos conteúdos pagos definitivamente voltou à baila e agora não são apenas discussões sobre as recentes posições de Rupert Murdoch.
Um comentário de Bobbie Johnson, no Guardian, fala de algumas alternativas que teriam sido apresentadas para o staff jornalístico do The New York Times pela gerência financeira, com respeito à possibilidade de um retorno a modelos de conteúdos pagos no diário online. Apesar das lições aprendidas com a tentativa frustrada de vender conteúdo premium, através do fechamento de suas colunas opinião, o pessoal que cuida da saúde financeira do NYT parece estar ruminando outras idéias. Entre elas estaria uma espécie de hierarquia de acesso a conteúdos para diferentes classes de leitores pagantes, lembrando um pouco o modelo dos cartões de crédito (silver, gold, platinum). Outras idéias foram ventiladas e Bobbie Johnson fala delas em seu comentário.
O interessante, no entanto, é como Johnson chegou à informação: seguindo o Twitter de Jenny Lee, repórter de cidade do The New York Times, que tuitou pontos básicos da reunião...

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

1 comments links to this post

segunda-feira, maio 11, 2009

A volta do debate sobre modelos de jornalismo pago na Internet

Encerrando um período em que o debate foi para o background e acesso livre passou a ser regra para os jornais online, Rupert Murdoch, o magnata da média e controlador da News Corporation, foi o estopim que reacendeu a polêmica, ao anunciar que, em 12 meses, modelos pagos de acesso na Internet poderão ser implantados em todos os jornais da cadeia, que inclui o Times, Sunday Times, The Sun e o News of the World.
Murdoch afirmou que os dias da internet grátis "logo chegarão ao fim" e que o livre acesso aos jornais é um modelo de negócios que "funciona mal". Ele tomou como exemplo o The Wall Street Journal: " É óbvio que se pode cobrar por acesso, como mostra a experiência do The Wall Street Journal".
Mais sobre as idéias de Rupert sobre o jornalismo online pago e sobre a situação financeira de seu império jornalístico pode ser lido em artigo no Guardian, assinado por Andrew Clark.
Também no Guardian, Robert Andrews apresenta um comentário sobre o assunto, onde assinala que site jornalísticos que pensam em começar a cobrar por acesso "devem considerar se eles realmente podem oferecer informações e serviços imprescindíveis, que seus rivais não possam oferecer". De outra forma, vaticina Andrews, os leitores simplesmente desertarão e buscarão outras fontes, ao invés de colocarem a mão no bolso.
Apesar de Murdoch dizer que é óbvio que o The Wall Street Journal é prova de que pode cobrar, na verdade ele é mais semelhante a uma contra-prova: só pode cobrar - e funciona bem - porque oferece um conteúdo que não se encontra em nenhum outro site da Web.
Quando o The New York Times tentou colocar seus artigos de opinião atrás de uma barreira paga se deu mal: os poucos assinantes que se dispunham a pagar copiavam os editoriais e os difundiam gratuitamente em seus blogs e outros sites informativos.
O único serviço pago do The New York Times que continua ativo e em boa saúde é o de acesso às suas mundialmente famosas Palavras-Cruzadas e outros quebra-cabeças: os fans do gênero pagam U$ 39.95 por ano pelo serviço. E, ainda assim, se você não quiser pagar, pode se divertir com as Palavras-Cruzadas do arquivo do jornal. Gratuitamente. O serviço pago é apenas para se ter acesso aos quebra-cabeças do dia. Paga-se pelo filet-mignon, não pelo feijão-com-arroz...
A discussão está apenas (re)começando...

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

domingo, maio 10, 2009

Steven Johnson e Paul Starr debatem o futuro do jornalismo: leia na íntegra

Steven Johnson, um dos pioneiros da internet, e Paul Starr, Prêmio Pulitzer e professor de sociologia em Princeton, travam um debate acirrado sobre o futuro do jornalismo e o acesso à informação.
A íntegra do debate (em português) está disponível na Folha Ilustrada de hoje.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Concurso incentiva pesquisas sobre história do jornalismo brasileiro

A Folha de S. Paulo dá início hoje a um concurso para incentivar pesquisas sobre a história do jornalismo brasileiro. Chamado de Folha Memória, o programa selecionará três projetos de pesquisa e premiará seus autores com uma bolsa de R$ 2.300 mensais -mediante reembolso de despesas.
Nos seis meses em que receberão essa ajuda de custo, os candidatos selecionados deverão conduzir sua pesquisa com rigor acadêmico e transformá-la em um texto de interesse geral e caráter jornalístico.Eles serão orientados por um jornalista da Folha.
O melhor dos três trabalhos será publicado em livro editado pela Publifolha, e seu autor ganhará um laptop.
No concurso, que tem patrocínio da Pfizer, a história do jornalismo deve ser entendida em sentido amplo -ou seja, podem ser investigados fenômenos de qualquer época do jornalismo do país. Os projetos também não precisam se restringir ao estudo de nenhum meio jornalístico específico -podem ser estudados veículos impressos, on-line etc.
Poderá inscrever seu projeto quem estiver concluindo ou tenha concluído graduação em qualquer universidade brasileira. Só será aceita a inscrição de um projeto por pessoa e as pesquisas devem ser individuais.
A inscrição deve ser feita no site http://folhamemoria.folha.com.br, até o dia 28 de junho. Ao se inscrever o candidato preenche uma ficha à qual anexará o projeto de pesquisa. No site está também regulamento detalhado do concurso.

Elias Machado

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Bom domingo para todos.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, maio 09, 2009

O jornalismo para o século XXI

Em comemoração ao décimo aniversário, a Revista acadêmica Journalism traz uma edição especial com tema voltado para o futuro do jornalismo.  São vários artigos em pdf abordando as visões e tendências do jornalismo para o século XXI por diversos autores, como Mark Deuze, David Weaver, Jane B. Singer, entre outros.
Adriana A. Rodrigues

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, maio 07, 2009

Portugal tem novo jornal online e impresso

Já está circulando em edição impressa e disponível na Internet um novo jornal português de cobertura nacional. Trata-se do i.
O novo jornal é produzido pela Sojormedia, holding do Grupo Lena para a comunicação social, e visa atingir, sobretudo, as classes alta e média-alta. A tiragem inicial de edição impressa é de 80 mil exemplares.
O Editorial da primeira edição do i, assinado por Martim Avillez Figueiredo, explica a filsofia do jornal:
"Antes, uma explicação: o i acredita que a informação vale dinheiro. Mas reconhece que ninguém paga para conhecer o que já sabe. Quando há tempos um avião usou o rio Hudson como pista de aterragem, a proeza do piloto entrou-me no carro por SMS. Não tinha o rádio ligado. Não era preciso. A informação é viral. É um vírus bom, e o i sabe que este novo jornalismo exige que ela seja organizada de maneira diferente. Sabe que os leitores, na verdade, não querem papel dividido em pesadas secções de política, economia ou cultura. Ou o online a cuspir informação inútil a cada segundo. Querem ler o que interessa, o que de melhor e mais relevante se passa no mundo à sua volta ? e por isso este projecto implode as secções tradicionais dos jornais, tal como o online desarruma a organização clássica dos sítios web (vá lá ver)."
O jornal está dividido em quatro seções: "A Opinião, que abre caminho à reflexão, e está apoiada nalgumas das melhores cabeças do país, abre o jornal. Logo a seguir surge o Radar, páginas que agregam tudo o que de importante se passa, que arrumam ideias, que confirmam o que se viu de relance ou asseguram o que se ouviu dizer de passagem. Mais e melhor informação é informação seleccionada. Não há apanhados de notícias, há aquilo que precisa mesmo de saber. Depois do Radar, vem a explicação - o Zoom. Não de tudo o que acontece, mas mergulhando no que merece descodificação e profundidade. Mais simples não há: a opinião orienta os raciocínios, o Radar mostra o que se passa, o Zoom explica e descodifica - e por isso é no Zoom que encontra análises políticas, investigações económicas, temas que dividem e definem a sociedade. Para fechar o jornal, uma zona única que se chama apenas Mais. Não são só filmes, cultura ou desporto, é tudo o que o transporta para a dimensão mais privada da sua vida."

O prof. José Luis Orihuela aponta em seu blog dez coisas que ele gostou no "i".[]

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

quarta-feira, maio 06, 2009

Um obituário para o RSS


Steve Gillmor, no TechCrunchIT, escreveu um obituário para o RSS. Terá razão? É cedo demais? Seja como for, a dica para esta postagem veio do meu Twitter e não do Google Reader...

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Interagindo no Facebook? Seu interlocutor pode ser um Robot

O Dr Nikolaus Mavridis e colegas do Interactive Robots and Media Lab (IRML), na University of the United Arab Emirates, em conjunto com pesquisadores da Alemanha e Grécia, vão começar a testar a interação de um robot no Facebook.
Batizado Ibn Sina, o robot é capaz de reconhecer faces e interagir em conversas de forma "humana".
A notícia vem da BCC. Leiam os detalhes.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Grupo de Pesquisa em Cibercidades com site renovado

O Grupo de Pesquisa em Cibercidades, coordenado pelo Prof. André Lemos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da UFBA, está com site renovado.
Visitem!

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, maio 05, 2009

Posição da FENAJ sobre a revogação da Lei de Imprensa

A FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) divulgou nota oficial posicionando-se com relação à revogação da Lei de Imprensa e conclamando mobilização por nova legislação democrática.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Porque a gripe suína virou gripe A

Uma postagem de Mauro Santayana Coisas da Política do JB Online que merece ser amplamente divulgada. O que está pro trás da mudança de nome da gripe?
"O governo mexicano pressionou, e a Organização Mundial de Saúde concordou em mudar o nome da gripe suína para Gripe-A. Ao retirar o adjetivo que identificava sua etiologia, ocultou a informação a que os povos têm direito. A doença foi diagnosticada em um menino de La Glória, ao lado das águas infectadas pelas Granjas Carroll, empresa norte-americana criadora de porcos, e no exame se encontrou a cepa da gripe suína. O resto, pelo que se sabe até agora, é o conluio entre o governo conservador do México e as Granjas Carroll – com a cumplicidade da OMS."

Leiam!

marcos palacios

E para quem ainda nmão conhece, fica a indicação do vídeo Meatrix.

Marcadores: ,

1 comments links to this post

segunda-feira, maio 04, 2009

Gripe Suína contagia o Twitter


A gripe suína serviu de inspiração para um desenho no Twitter, dando lugar a um porco ao invés da baleia, marca registrada quando o sistema fica fora do ar. A idéia foi do ilustrador @fabiorex.
Adriana A. Rodrigues

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Curso de Extensão sobre Mídia Locativa

O Grupo de Pesquisa em Cibercidades, da UFBa, promove o "Curso de Extensão sobre Mídias Locativas - Comunicação e Mobilidade", no período de 11 a 19 de maio, de 19h às 22h. Outras informações no site do curso.


EMENTA

O atual estágio do desenvolvimento das tecnologias digitais móveis configura-se como uma nova fase da cibercultura, a da ?internet das coisas?. Podemos utilizar aqui a metáfora do download do ciberespaço ou como diz Russel (1999), da internet ?pingando? nas coisas, para mostrar que a antiga discussão sobre a constituição de um mundo a parte com o surgimento do ciberespaço parece estar em questão com a virada espacial que os estudos das mídias locativas trazem para o debate sobre a comunicação contemporânea. Vamos examinar o uso de tecnologias e serviços baseados em localização no contexto mundial e brasileiro, apontando para a discussão de questões como espaço, lugar, comunicação e mobilidade. Mídias locativas como dispositivos, sensores e redes digitais sem fio e seus respectivos bancos de dados ?atentos? a lugares e contextos, os chamados LBS e LBT. A característica fundamental das mídias locativas é que elas aliam, paradoxalmente, localização e mobilidade. Vamos abordar nesse curso aspectos da relação dessas novas mídias: a arte, os games, as redes de sociabilidade, marketing e o jornalismo. O curso é proposto pelo Grupo de Pesquisa em Cibercultura, credenciado pelo CNPq e pioneiro dessa discussão no Brasil.

CARGA HORÁRIA
15H

PUBLICO ALVO
Estudantes de graduação e de pós-graduação em comunicação, arquitetura, geografia, sociologia e áreas afins, profissionais de comunicação como jornalistas, relações públicas, publicitários.

ONDE
Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBa.

QUANDO
11, 12, 13, 18 e 19 DE MAIO

HORÁRIO
19 às 22H

INSCRIÇÃO
Fapex/UFBA



Adriana A. Rodrigues

Marcadores: , ,

3 comments links to this post

domingo, maio 03, 2009

Cuba é classificada como um dos piores países para blogueiros

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, por suas siglas em inglês) classificou Cuba em quarto lugar na lista dos piores países para bloqueiros.
Somente funcionários do governo e pessoas com estreitos vínculos com o Partido Comunista têm acesso à web. A maior parte da população só pode usar a internet em hoteis ou em cafés controlados pelo governo, a altos custos.
Todos os blogueiros independentes devem enviar seu material a sites na internet no exterior ou alojar seus blogs em servidores fora da ilha.
Além disso, há 21 jornalistas digitais presos atualmente em Cuba.
O CPJ classificou a Birmânia como o pior país para blogs. Irã, Síria, Arábia Saudita, Vietnã, Tunísia, China, Turcomenistão e Egito completam a lista.

FONTE: http://knightcenter.utexas.edu/blog/?q=pt-br/node/3858

Moisés Brito

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Interação, Internet e Saúde no número especial da Textos de la Cibersociedad

está disponível o Número Especial da Revista Textos de la Cibersociedade, com a temática Interação, Internet e Saúde.
O Número Especial foi publicado como resultado de um Convênio entre o Observatorio da Cibersociedad e o Icict/Fiocruz, através do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT - www.next.fiocruz.br).
A publicação desse numero é parte de um conjunto de iniciativas desenvolvida pelo Next e OCS no sentido de constituição de um campo de reflexão sobre a incorporação das tecnologias interativas e a Internet às atividades relacionadas à saúde e a uma rede internacional de pesquisadores nesta área.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Porque o The New York Times errou ao oferecer notícias de graça na Internet

Quem explica o porquê é Gay Talese (77 anos), uma das lendas do jornalismo norte-americano, em vídeo disponível no Estadão. Na entrevista Talese, que tem vários livros publicados no Brasil, fala da vida de escritor e explica porque continuamos a precisar de jornais.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sábado, maio 02, 2009

Humor suíno?

Postado por Vera Martins no TwitPic.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, maio 01, 2009

Coldplay vai permitir download gratuito do seu novo CD

Se você é fã de Coldplay, prepare-se: a partir do dia 15 de maio a banda vai permitir o download gratuito do disco ao vivo 'LeftRightLeftRightLeft'.
O CD tem nove faixas:
1. Glass of Water
2. 42
3. Clocks
4. Strawberry Swing
5. The Hardest Part/Postcards From Far Away
6. Viva La Vida
7. Death Will Never Conquer
8. Fix You
9. Death And All His Friends

Via Blog do Felipe Machado

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Madeleine McCann: mistério persiste depois de dois anos

Madeleine McCann, uma criança inglesa de 4 anos, desapareceu de um quarto de hotel, no dia 3 de maio de 2007, na Praia da Luz, Algarve (Portugal), enquanto seus pais jantavam em um restaurante próximo. O mistério persiste.
Marcando os dois anos da ocorrência, seus pais, Gerry e Kate McCann- que inclusive foram considerados suspeitos de envolvimento no desaparecimento pela polícia portuguesa - estiveram no programa de TV de Oprah Winfrey. O casal falou sobre a busca por sua filha. Nos EUA, a atração especial vai ao ar na próxima segunda-feira e no Reino Unido será exibida na terça.
Uma imagem foi divulgada simulando a aparência da menina hoje - aos seis anos - caso esteja viva.
Leia comentário do Blog do GJOL na época do desaparecimento e acesse análise da cobertura midiática do caso, feita pela BBC.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Ciber.Comunica 4.0 discute redes sociais, comunicação e tecnologias


O Curso de Comunicação Social da Unijorge e Centro de Excelência de Informação do Grupo A Tarde promovem entre os dias 5 e 7 de maio o "Ciber.Comunica 4.0 - Ciclo de palestras sobre comunicação, informação e tecnologias contemporâneas". O tema deste ano é "Redes sociais, comunicação e tecnologias". As inscrições acontecem até o dia 4 de maio (com um 1kg de alimento). O evento é coordenador pelos professores Cláudio Manoel Duarte e Macello Medeiros. Outras informações no site do Ciber.Comunica, no blog e no Twitter.  Abaixo a programação: 


Terça-feira (05/maio) - NOITE

19h

ABERTURA: Prof. Ms. Bernardo Carvalho, Coord. dos Curso de Comunicação Social

19H30

TEMA DA PALESTRA: “Redes Sociais, Comunicação e Tecnologias”

CONVIDADO:Raquel Recuero

Quarta-feira (06/maio) - MANHÃ

8:30 h

TEMA DA PALESTRA: Games e Redes Sociais

CONVIDADO: Luís Adolfo

10:30 h

TEMA DA PALESTRA: Redes Sociais na Publicidade On Line

CONVIDADO: Maria Alessandra Calheira

Quarta-feira (06/maio) - NOITE

18:30 h

TEMA DA PALESTRA: Redes Sociais, Tecnologia e Jornalismo Colaborativo

CONVIDADO:Yuri Almeida

20:30 h

TEMA DA PALESTRA: As rotinas produtivas no Global Voice (Inglaterra)

CONVIDADO:Paula Góes (vídeo conferencia internacional

Quinta-feira (07/maio) - MANHÃ

8:30 h

TEMA DA PALESTRA:Mapas, Territórios e Redes Sociais

CONVIDADO: Leonardo Branco

10:30 h

TEMA DA PALESTRA: Redes sociais, música e ciberespaço

CONVIDADO: Andre Stangl

Quinta-feira (07/maio) - NOITE
18:30 h

TEMA DA PALESTRA: Redes Sociais, Educação e Tecnologia

CONVIDADO: Camila Santana

20:30 h

TEMA DA PELESTRAS: Redes Sociais e Soft Livre

CONVIDADO: Alex Ferreira Pereira


fernando firmino

Marcadores: ,

0 comments links to this post