sexta-feira, julho 31, 2009

Gravar e disponibilizar entrevistas em seu blog: um novo serviço na Web

Através de postagem do prof. Cládio Manoel Duarte de Souza na Lista Cibercultura, fiquei sabendo da existência do Wetoku. Trata-se de um novo serviço que permite, usando-se uma câmara digital comum, gravar à distância uma entrevista online e imediatamente disponibilizá-la em um blog ou site. Como atualmente todos os laptops já vem com câmeras embutidas, o sistema pode ser uma excelente opção para entrevistas jornalísticas e acadêmicas rápidas.
Por enquanto é necessário requisitar convite para usar o sistema, mas alguma informação sobre o funcionamento já está disponível no site. Estou aguardando que liberem meu convite para testar.

marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

quinta-feira, julho 30, 2009

Jornalismo: faça fácil....


marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Ganhadores do concurso "Democracy Video Challenge" falam sobre seus filmes

Jovens cineastas de todo o mundo foram solicitados a criar um video de três minutos, completando a frase "Democracia é...." O concurso foi promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Mais de 900 trabalhos, oriundos de 95 países foram recebidos. Os ganhadores participarão de um bate-papo sobre o trabalho deles e também responderão às suas perguntas sobre o filme e o tema abordado. Estes ganhadores, que representaram diversas regiões do mundo, foram selecionados por voto popular no YouTube e participarão de um bate-papo sobre os filmes e o tema abordado, no dia 31 de julho, às 9 horas (horário de Brasília).
Participando do bate-papo estará a brasileira Anna Carolina dos Santos Israel, que falará sobre seus filmes. Para participar, entre na página America.Gov/Connect Solutions. Clique em "Enter as a Guest" (Entrar como convidado), digite um nome de sua preferência e junte-se à discussão. Perguntas e comentários serão aceitos antes e durante o bate-papo.
A dica é do prof. Claudio Cardoso, da Facom/UFBA.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, julho 29, 2009

Fotojornalismo: Agência Gamma em má situação

Do blog AF de AutoFoco.

A crise financeira, que também atinge a mídia, parece estar fazendo sua nova vítima, agora, no fotojornalismo. A agência fotográfica francesa Gamma, que ficou famosa documentando o levante estudantil de maio de 1968 em Paris e a Guerra do Vietnã, anunciou nesta terça-feira que sua sobrevivência está em risco.

Com a concorrência da Internet desafiando a mídia impressa tradicional, cuja circulação vem caindo em praticamente toda parte, os editores vêm tendo menos dinheiro para gastar com imagens de agências como a Gamma. Some-se a isto a crise financeira internacional, a queda dos anunciantes da mídia impressa e o cenário está montado.

Fundada em 1966, a Gamma encabeçou a geração de ouro do fotojornalismo francês, cujas imagens premiadas de eventos mundiais ganhavam as capas da influente revista Paris Match e as primeiras páginas de jornais em todo o mundo.

A Gamma hoje emprega cerca de 55 profissionais, 14 dos quais são fotógrafos. Se a gamma fechar as portas será o fim de uma agência onde militou gente do porte de Raymond Depardon, Gilles Caron, David Burnett e Françoise Demulder, a primeira mulher a ganhar um World Press Photo, em 1976, com a foto abaixo, feita durante a guerra do Líbano.

Foto: Françoise Demulder/ Gamma.

Post enviado por José Afonso Jr.

Marcadores: , , , , , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, julho 28, 2009

Prêmio Adelmo Genro Filho encerra inscrições em 10 de agosto

Vão até o dia 10 de agosto as inscrições para a quarta edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. A premiação é voltada a trabalhos acadêmicos naárea do Jornalismo que tenham sido elaborados durante o ano de 2008 em três categorias: Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Uma quarta categoria (Sênior) é atribuída a pesquisadores com reconhecida trajetória no campo do Jornalismo.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da SBPJor.

Entre as novidades deste ano estão a composição das comissões avaliadoras por três membros, e a possibilidade de envio de trabalhos de iniciação científica em co-autoria.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, julho 19, 2009

Porque hoje é domingo: "Lado B" dos 40 anos do homem na lua.


Do blog AF de AutoFoco.

Olhar uma história inusitada, de um ponto de vista incomum, é um velho recurso do jornalismo que geralmente dá resultados interessantes.

Há 40 anos, David Burnett, hoje com renome, tinha 22 anos e era um jovem fotógrafo free-lancer da Time. Teve a idéia de fazer uma cobertura do lançamento do Apollo 11, de um ângulo e com abordagem diferente.

A proposta era simples: registrar a atmosfera do fato. Um "lado B", já que provavelmente toda a a imprensa estava fotografando exatamente a mesma coisa: o lançamento do foguete. Quem, então, estaria olhando para as pessoas no entorno, o que elas faziam nas horas de expectativa? O que esse material poderia render?

40 anos depois, rever essas fotos é uma deliciosa viagem no tempo. Burnett tinha razão. Hoje, as imagens são um contraponto a tudo o que foi fotografado e agendado sobre o homem na lua. Vale pelo colorido dos anos 1960, pela atmosfera, pelo lado pop da coisa e por que hoje é domingo.

O ensaio está no lens. O blog de fotojornalismo do New York Times.

Post enviado por: José Afonso Jr.

Marcadores: , , , , , , ,

1 comments links to this post

sábado, julho 18, 2009

Acompanhe em tempo real simulação do primeiro pouso tripulado na Lua

Comemorando os 40 anos da primeira missão tripulada a pousar na lua, em 20 de julho de 1969, a NASA produziu uma simulação através da qual é possível acompanhar o áudio original da missão, em tempo real, com alguns vídeos ativos, muitas fotos e montes de informações. A simulação estará ativa até o momento da alunisagem.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, julho 17, 2009

Fronteira entre Jornalismo e Literatura é tema da Estudos em Jornalismo e Mídia

Com contribuições de 11 pesquisadores, o núcleo temático da revista percorre questões teóricas e discussões de produtos, nesse binômio Jornalismo & Literatura.
Disponível para livre acesso na web.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Anuncie mas não mencione o nome: o vídeo da Coca Cola para Open Happiness

A música foi lançada em março como um single e está sendo vendida no i.Tunes e na Amazon. Os intérpretes são gente de peso: Travis McCoy (do Gym Class Heroes), Brendon Urie (do Panic at the Disco), Cee-Lo Green (do Gnarls Barkley), Patrick Stump (do Fall Out Boy) e Janelle Monae.
Agora, com o lançamento do vídeo (que teve premiére na MTV ontem), a publicidade vai um passo além. Assista o vídeo e descubra onde está a referência à Coca-Cola. É como o joguinho de "Onde está Wally?". Rapidíssimas aparições da logomarca, fora de foco, em uma porta? Associação de cores entre o cubo do microfone e o logo da Coca? Ou será um caso de publicidade subliminar com flahs do nome tão rápidos que a retina não detecta?
Um porta-voz da Coca, Petro Kacur, disse que a referência à marca no vídeo "é tão super-rápida que você realmente tem que estar procurando para vê-la".
Não se canse: a resposta mais correta é que a logomarca está em toda parte.
Publicidade por associação e não por menção.
A letra da música, evidentemente, não faz qualquer menção ao produto.
Leia comentário sobre a campanha no The New York Times.
Segundo se informa, a MTV não recebeu nada para fazer o lançamento do vídeo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

OMS abandona contagem de casos da Gripe Suína: pandemia se alastra

A Organização Mundial da Saúde (World Heath Organization) desistiu oficialmente ontem do acompanhamento caso a caso da Gripe Suína (H1N1). A última atualização do mapa mundial da gripe tem data de 06 de julho, registrando 94512 mil casos e 429 mortes no mundo. Discretamente e sem alarde (para não causar pânico?) a OMS informou que, de agora em diante, só registrará a ocorrência de casos iniciais em países ainda não afetados.
Por outro lado, artigo publicado no British Medical Journal (BMJ) sugere que o número de mortes pode estar sendo subestimado, pois o vírus pode facilitar outras causas de óbito, como doenças cardíacas. Ainda assim, o artigo conclui que a única coisa que se pode afirmar por agora é que "o vírus não está se tornando mais virulento".
De acordo com o The New York Times, milhões de pessoas em todo o mundo podem já ter sido acometidas pelo vírus, em uma forma mais branda, com sintomas confundidos com o da gripe comum e portanto sem qualquer tipo de notificação.
A nivel de letalidade do vírus, calculado em 0.5% , resulta de estatísticas provenientes dos três países mais afetados (Estados Unidos, México e Canadá), mas segundo o artigo da BMJ não atende protocolos rígidos de coleta de informação, que resultariam em estimativas mais acuradas.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, julho 14, 2009

British Libray coloca jornais de 1800 a 1900 na Web: lamentavelmente serviço é pago

É triste, mas isso ainda existe. A British Library colocou na rede uma coleção digitalizada de 49 jornais britânicos publicados entre 1800 e 1900. Trata-se de um acervo de mais de dois milhões de páginas.
Lamentavelmente o serviço é pago. Triste constatar que uma Biblioteca com a tradição da British ainda mantenha suas informações por trás de barreiras monetárias.
Que pensaria Marx, que usou uma das cadeiras da vetusta biblioteca para produzir o seu O Capital?

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Jornal de Honduras manipula foto para esconder sangue em manifestante

O jornal La Prensa, de Honduras, descaradamente manipulou uma foto para "limpar" o sangue do corpo de Isis Obeth Murillo, um dos manifestantes assassinados durante os protestos contra o golpe naquele país.
Vejam as imagens e as provas da manipulação.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

1 comments links to this post

segunda-feira, julho 13, 2009

Site recupera história da Jovem Guarda

Comemorando os 50 anos de carreira de Roberto Carlos, o Itaú Cultural lançou um site sobre a Jovem Guarda. São textos, fotos e áudios sobre esse importante momento da música popular brasileira. Os áudios estão no formato de programas de rádio temáticos, narrados por Zeca baleiro.
Vale a pena conferir.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, julho 10, 2009

The New York Times e Paris Match: dois casos de manipulação fotográfica

Pois é.... Acontece mesmo nas melhores família! Desta vez foram o The New York Times e a conceituada revista francesa Paris Match que caíram vítimas de manipulação fotográfica.
No caso do The New York Times, as interferências indevidas ocorreram em um ensaio sobre ruínas de obras iniciadas e abandonadas nos Estados Unidos. As fotos foram produzidas por um free-lancer e continham indícios de manipulação para fins estéticos, inclusive com clonagem de algumas áreas, em um dos casos.
O The New York Times retirou o ensaio e colocou uma nota explicativa no lugar. A manipulação foi detectada por um leitor.
No caso da Paris Match, a coisa foi mais bizarra. Uma dupla de estudantes forjou um ensaio fotográfico sobre as condições de vida dos estudantes em uma universidade francesa, mostrando habitações abjetas, estudantes dormindo durante as aulas e falando de prostituição para pagar os estudos (« Pour pouvoir étudier le jour, je me sers de mon cul la nuit... » Emma, 23 ans, Master de Philosophie).
Ganharam um concurso estudantil instituído pela revista.
Na hora da entrega do prêmio anunciaram a farsa, que teria como objetivo desmoralizar "o discurso midiático que tem por ingredientes a complacência e o voyeurismo na representação da desgraça humana". Se tivessem ficado calados, eles tiriam embolsado os cinco mil euros do prêmio.
A reportagem falsa continua no site da Paris Match.
Os dois casos de manipulação estão no blog de José Afonso Jr, o AF de AutoFoco, hoje certamente um dos melhores blogs de fotografia na Web.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

quarta-feira, julho 08, 2009

Coca-Cola entra na onda dos comerciais interativos em forma de jogo

A Coca-Cola entrou na onda dos comerciais em forma de jogo e está com um site onde você se torna um agente secreto e parte para investigar pessoas e acontecimentos.
Nada comparável à excelente criação desse tipo de comercial interativo pela Volvo, que já destacamos aqui no Blog.
Mas enfim...
Está em portugues.
Em termos de divulgação para a novidade, a Coca está insistentemente utilizando - há já alguns dias - um banner na Blip.Fm. Suponho que a chamada deve estar aparecendo também outras redes sociais. Acabou despertando minha curiosidade de ver o que era...

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, julho 06, 2009

Um Trem da Alegria para o Twitter

Através de um Twitter do Hugo Pardo (@hugo_pardo) fiquei sabendo do Twitter Train. É uma espécie de Trem da Alegria do Twitter, para quem quer ter mais seguidores. Funciona como uma variante de pirâmide. Você acrescenta os que estão na frente da fila em seu Twitter e coloca seu nome para ser acrescentado pelos próximos quarenta que entram no sistema. É Grátis.
É claro que se você quiser MAIS, tem que se tornar um VIP e então o sistema arranja muito mais seguidores para você, muito mais rapidamente, mas então, é claro, o serviço é Pago....

marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Os males dos Vídeo Gueimes

Uma divertida paródia das "igrejas" caça-níqueis que andam por aí. Alguém já disse que no Brasil é mais fácil abrir uma igreja do que um bar: basta uma garagem, um mínimo de quatro cadeiras e um extintor de incêndios.
Na Igreja Internacional, você encontra conselhos sobre os perigos dos Vídeo Gueimes e outros assuntos palpitantes e atualíssimos.
Obrigado, Cláudio Cardoso, pela dica.

marcos palacios

Marcadores: ,

5 comments links to this post

quinta-feira, julho 02, 2009

Diploma do You Tube

O You Tube possui um centro de formação de repórteres-cidadãos. Em tempos de fim da obrigatoriedade do diploma...

Segue tradução do perfil do centro:

"Já captou uma catástrofe natural ou de um crime pela câmera do seu telefone celular? Filmou um comício ou protesto político e, em seguida, entrevistou os participantes? Produziu uma história sobre um problema local em sua comunidade? Se você fizer ou desejar fazer qualquer uma dessas coisas, então você é parte da enorme comunidade de cidadãos repórteres no YouTube, e esse canal é para você.
O Centro de Repórteres do YouTube é um novo recurso para ajudá-lo a aprender mais sobre como relatar as notícias. Ele apresenta alguns dos principais jornalistas e organizações jornalísticas do país partilhando intruções em vídeos com dicas e conselhos para uma melhor comunicação.
Se você tem experiência em comunicação e gostaria de compartilhar suas dicas, fique à vontade para enviá-los para inclusão nesta página."

Alguém já fez o curso? Quero saber se vale a pena!

http://www.youtube.com/reporterscenter

Moisés Brito

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, julho 01, 2009

Michael Jackson não morreu!

Meu filho David Palacios (13 anos) chamou minha atenção para a enxurrada de boatos sobre a "não morte" de Michael Jackson que prolifera na Internet.
Segundo as teorias que rolam, Michael Jackson inventou a própria morte para escapar da pressão da fama, segundo fãs que acreditam que o "rei do pop" está vivo.
O The Sun fez uma lista de diversos sites de fãs do músico que criaram teorias para justificar a suposta farsa.
Um dos carros-chefe da teoria da conspiração está aqui.
No You-Tube há um vídeo no qual (supostamente) o cadáver de Jacko senta e acena para o público ao ser transportado para a morgue! Eu, francamente, não consigo ver nada!
Suponho que muito mais virá por aí....

marcos palacios

Marcadores: , ,

43 comments links to this post

Estigmas e estereótipos na esfera pública é tema do dossiê da e-Compós

E-Compós Vol 12 n.1 está online.
O Dossiê Temático trata de Estigmas e Estereótipos na Esfera Midiática.
Também fazem parte da edição as seções Temas Livres, Entrevista e Resenha.
A chamada para o Dossiê Temático do próximo número (Comunicação, políticas da imagem e imagens políticas) previsto para a edição de número 2 [maio a agosto]foi prorrogada para o dia 15 de julho. Artigos para Temas Livres, Entrevista e Resenha permanecem sendo recebidos em fluxo contínuo.

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post