segunda-feira, agosto 31, 2009

Profa. Bella Palomo ministra curso sobre inovação no Jornalismo

Com início amanhã (terça-feira), no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Profa. Bella Palomo (Universidad de Málaga) vai ministrar um curso de extensão de três dias sobre Inovação no Jornalismo.
O curso acontece nos dias 1, 2 3 de setembro das 15 às 18 h. e está direcionado para estudantes e profissionais de Comunicação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no primeiro dia do curso.
Haverá expedição de certificados para quem cumprir frequência integral.
A Profa. Palomo está em visita ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, através do Convênio CAPES/DGU de colaboração acadêmica entre Espanha e Brasil para estudo do ciberjornalismo.
Os parâmetros são os seguintes:

TÍTULO DO CURSO: “Innovación en Periodismo”
DOCENTE: Profa. Dra. Bella Palomo (Universidad de Málaga)
TEMAS: “Administraciones 2.0: aplicaciones de la web social a la comunicación institucional”
“Efectos de la crisis en los medios: balance y soluciones”
“El blog como herramienta de micropersuasión”
“Nuevas tendencias en el diseño de ciberdiarios”
DATAS: 1, 2 e 3 de setembro
HORÁRIO: 15 às 18 h.
LOCAL: FACOM (Auditório) Campus de Ondina

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

domingo, agosto 30, 2009

À Flor da Pele: fotojornalismo com proximidade e envolvimento


Em tempos em que se advoga a bobagem que o fotojornalismo morreu, vale conferir o ensaio clicado por Alexandre Severo e editado em multimídia por Sidclei Sobral para o Jornal do Commercio de Recife.
No AF, de AutoFoco de Afonso da Silva Jr.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Visualizando Redes Complexas: um site que agrega projetos em andamento

Manuel Lima foi apontado pela Creativity Magazine como "uma das mentes mais influentes e criativas de 2009". Atualmente trabalha como Senior User Experience Designer na Nokia's NextGen Software & Services. Ele é o criador do VisualComplexity.com
O projeto pretende ser um recurso unificado para qualquer pessoa interessada na visualização de redes complexas. O idéia é produzir entendimento e conhecimento crítico sobre os diversos métodos de visualização de redes complexas, em áreas tão diversas como Biologia, Política, Geografia, Redes Sociais, ou a própria World Wide Web.
No site são encontradas descrições e discussões sobre diversos modelos de visualização em andamento.
Muito instigante e, em muitos casos, um deleite também para os olhos.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Jornal A Tarde passa por reforma gráfica e cria seção Repórter Cidadão

O Jornal A Tarde, de Salvador, circula hoje com nova cara. Uma reforma gráfica na edição impressa propõe uma formato mais leve, "com elementos que permitem a leitura mais rápida, mas sem deixar de lado o aprofundamento crítico".
"
As reportagens fotográficas e as infografias ganham maior espaço. Os textos terão narrativas mais diretas, além de anteciparem os temas que são de interesse da Bahia por meio do jornalismo investigativo e de serviço. "
Na edição online a principal novidade é implantação do Reporter Cidadão
Conheça as reformas.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sábado, agosto 29, 2009

Sete teses sobre Política e Mídia no Brasil na Revista Comunicação & Sociedade n. 51


Está disponível para acesso completo online o número 51, ano 30, da revista Comunicação & Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, da Universidade Metodista de São Paulo.
"A nova edição traz o ensaio de Venício A. de Lima, que discute sete teses sobre a relação entre política e mídia. O autor tem por objetivo oferecer uma referência, especialmente para os que começam a acompanhar esse debate.
Na seção artigos, temos os relatos de pesquisa feitos pelo mexicano Gustavo Léon Duarte, sobre as principais perspectivas epistemológicas da Escola Latinoamericana da Comunicação (ELACOM); de Luciana Lobo Miranda, Inês Silvia Vitorino Sampaio e Tiago Regis de Lima sobre a interface entre educação e comunicação, com base no contexto escolar contemporâneo; de Sérgio Amadeu da Silveira sobre o tema polêmico e emergente do anonimato na sociedade do controle, em meio aos novos fluxos informacionais.
Os outros quatro artigos focalizam diferentes aspectos do jornalismo. Antonio Hohlfeldt resgata a história do jornalismo luso-brasileiro, a partir dos primeiros relatos do descobrimento do Brasil; Jorge Kanehide Ijuim e Antonio Carlos Sardinha discutem o reducionismo do que chamam as meias verdades do jornalismo; Ana Carolina Rocha Pessoa Temer questiona a representação de gênero e etnias no telejornalismo, enquanto Walter Teixeira Lima Junior polemiza a introdução das tecnologias digitais no jornalismo, bem como as exigências de novos formatos para a organização dos conteúdos.
Por fim, na seção resenhas, Daniel Galindo analisa a obra Cultura da Convergência, de Henry Jenkins,. Lidiane Diniz Fernandes Santos de Souza, por sua vez, discute o livro coletivo O Campo da Comunicação no Brasil, organizado por José Marques de Melo".

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Confira a pobreza das propostas para TV Interativa no Brasil

A Interatividade na TV brasileira foi a grande promessa nas palestras, estandes e corredores do SET 2009, evento da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, que reuniu em São Paulo, por quatro dias, fabricantes, emissoras, desenvolvedores de software e governo para discutir e apresentar novidades na área de televisão aberta.
Muito em breve, os telespectadores vão poder votar por controle remoto nos paredões do BB Brasil, ver estatísticas de jogos de futebol, acessar "capítulos anteriores" de telenovelas, participar de enquetes e outras maravilhas interativas...
Confira a pobreza absoluta das propostas apresentadas.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, agosto 28, 2009

CAPES aprova Roteiro para Classificação de Livros (Qualis)

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) durante a 111ª Reunião, realizada em 24 de agosto de 2009, aprovou o Roteiro para Classificação de Livros. O roteiro traz conceitos e definições comuns e sugestão de modelo de ficha de classificação e servirá como orientação para as 23 áreas que vão classificar livros na avaliação trienal de 2010.
Em várias áreas do conhecimento, os livros constituem a principal modalidade de veiculação de produção artística, tecnológica e científica. As outras áreas de conhecimento, nas quais a produção de conhecimentos quase não se expressa na forma de livros, mas preferencialmente na forma de artigos em periódicos, não utilizarão o Roteiro para Classificação de Livros.
O roteiro consolida discussões ocorridas nas áreas e no âmbito do CTC-ES desde o início do ano de 2008, cujos esforços eram de estabelecer critérios e procedimentos comuns para a qualificação de livros.
Como no caso de periódicos as orientações e critérios do roteiro foram estabelecidos visando exclusivamente à avaliação da produção intelectual dos programas de pós-graduação e, portanto, são inadequadas para avaliações individuais de professores, pesquisadores e alunos.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, agosto 27, 2009

Mais de um milhão de livros em formato e-PUB para download no Google Books

O Google Books anunciou a abertura da possibilidade de download para mais de um milhão de títulos, de domínio público, diretamente seu seu site, no format e-PUB.
O formato e-PUB é aceito pela maioria dos aparelhos (hardware) de leitura de e-Books (mas não pelo Kindle da Amazon!) Se você não tem um aparelho de leitura de e-books, pode instalar um software de leitura como o Stanza ou similar e ler os livro em seu computador.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

4 comments links to this post

quarta-feira, agosto 26, 2009

Site do Twitter supera os 50 milhões de visitantes únicos


"O site Twitter.com teve 51,6 milhões de visitantes únicos no mês de julho, informa a comScore. Isto é crescimento de 7,1mi usuários ou 16% em relação ao mês passado. De abril para maio, o crescimento também foi de 16%.
É importante notar que mais da metade dos usuários do Twitter não usam o site e sim programas terceirizados para mexer no serviço, então o número real de usuários é bem maior do que estes 51 milhões".
Via Guilherme Cherman no Jornal Tecnologia

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

CNPq no Mundo: mapa interativo mostra distribuição geográfica de bolsistas

Um mapa interativo permite saber onde estão os Bolsistas e os Auxílios do CNPq.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Microsoft manipula foto e transforma homem negro em branco

Notícia na BBC News informa que a Microsoft está pedindo desculpas por uma manipulação de foto que transformou um negro em branco. A foto, que retrata um grupo de empregados da empresa, foi adulterada e um homem negro teve sua cabeça trocada pela de um branco. As mãos permaneceram inalteradas.
A foto original estava no site norte-americano da Microsoft, enquanto a adulterada foi inserida no site polonês da empresa.
A Microsoft informou que está investigando as circunstâncias da manipulação.
Clic na foto para ampliá-la.

E por falar em manipulação fotográfica, recomendo o blog Photoshop Disaster, que deu destaque ao caso Microsoft e acompanha dia-a-dia as barbaridades photoshópicas...

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

terça-feira, agosto 25, 2009

Novo ranking mundial das Universidades premia as que permitem livre acesso

Foi divulgada a edição de Julho do Ranking Web of World Universities.
"Esta edição trouxe várias novidades, porque o Cybermetrics Lab do CSIC (que produz o ranking) introduziu alterações no seu cálculo, no sentido de premiar os "conteúdos abertos" na Web e diminuir o "desvio" provocado pelos motores de pesquisa (Google) a favor dos Estados Unidos.
Assim, vários países (na Ásia, na América Latina e na Europa) viram aumentar o número de Universidades no Top 500 do Ranking. Esse foi também o caso de Portugal".


marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 24, 2009

Professora da Universidade de Málaga fala sobre tendências do jornalismo mundial

A partir do diagnóstico de vários jornais mundiais, a professora Bella Palomo, da Universidade de Málaga, na Espanha, fez um alerta aos jornais impressos nesta segunda-feira (24), no Recife: há que adaptar seus produtos às novas necessidades do público sob pena de desaparecer.
O aviso foi dado pela especialista durante curso oferecido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.
A professora Bella Palomo está em visita ao Brasil como parte das atividades do Convênio Capes/DGU de colaboração acadêmica, que associa mais de 40 pesquisadores do Brasil e Espanha, em torno de estudos comparativos sobre jornalismo online nos dois países.
Nos dias 1, 2 e 3 de setembro, das 15 às 18 h., a professora Palomo estará ministrando um curso para estudantes e profissionais de Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia sobre tendências do Jornalismo Contemporâneo. O curso será aberto ao público e gratuito.
Mais detalhes sobre a palestra da visitante em Recife em reportagem do JC Online.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

Começa amanhã curso sobre Ética nos Meios de Comunicação

Começa amanhã (terça-feira), na Faculdade de Comunicação da UFBA, o curso do Professor Francisco José Castilhos Karam (UFSC) sobre A Ética nos meios de Comunicação.
O curso é aberto a estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Profissionais de Comunicação e áreas afins e acontecerá no auditório da Facom, das 15 às 18 horas, nos dias 25, 26 e 27.
O Prof. Karam está em visita ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da UFBA, através do Programa CAPES/PROCAD.
O curso será gratuito e as inscrições serão feitas no primeiro dia das aulas.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

O que Jesús Martín-Barbero tem a dizer sobre comunidades, política e Internet?

No Blog do Dê, comentários sobre a entrevista concedida por Jesús Martín-Barbero à Folha e acesso ao texto.
O repórter Renato Essenfelder, na cabeça da entrevista, assinala que o "Filósofo espanhol diz que a utopia de democracia direta e igualdade total na internet é mentirosa e ameaça minar as práticas de representação e participação políticas reais".
Mas é só isso?
Leia.

marcos palacios
0 comments links to this post

Veja como será o Blog do Lula e que críticas já está recebendo

Uma semana antes de ser lançado, o Blog do Lula já é alvo de críticas.
Veja como vai funcionar, o que vai conter e que críticas está recebendo.
O blog será lançado na próxima segunda-feira, dia 31.
Via Link,

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

O futuro do livro no mundo digital

O gráfico acima saiu de um artigo no Financial Times que discute o que se fazer com livros na era digital e - em especial - que futuro pode ser previsto para o programa do Google e associados de scaneamento de livros.
Segundo dados do artigo, dos 40 milhões de títulos existentes nas bibliotecas norte-americanas, cerca de 32 milhões têm algum tipo de copyright ainda válido, enquanto oito milhões são de domínio público. 23 a 25 milhões de títulos estão esgotados. Desse total de 40 milhões, provavelmente menos de 50% serão novamente editados.
O artigo aponta dificuldades legais para a distribuição digital e avalia os riscos de uma possível posição monopolística do Google Books, bem assinala possíveis alternativas para minimizar possíveis efeitos negativos decorrentes do projeto Google.
Via Bookcafe

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, agosto 23, 2009

Mash-up interativo para indicar bares paulistas onde há áreas para fumantes


Com a nova lei anti-fumo em São Paulo, só é possível fumar nos bares paulistas que possuem áreas ao ar livre, especialmente dedicadas para fumantes. O Estadão criou um mash-up interativo no qual os leitores podem cadastrar bares onde se pode e onde não se pode fumar.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Um retrato das tendências tecnológicas e seu futuro imediato

Do Blog Notes de Giuseppe Granieri vem a indicação da publicação do Relatório Gartner's Hype Cycle Special Report for 2009, que avalia a maturidade de 1659 tendências tecnológicas. O relatório deste ano inclui avaliação de tendências de cloud computing, data center power e tecnologias de mobilidade, virtualização, entre outras.
A imagem acima (que ilustra o chamado Hype-Cycle das tecnologias), retirada do Relatório, mostra, em escala temporal, as tecnologias em ascenção, as que estão no pico das expectativas, no descenso pós-pico e aquelas entrando no plateau. Vemos, por exemplo, leitores de e-books e cloud computing no mais alto pico de expectativas, enquanto blogs corporativos encaminham-se para atingir o grau de maturidade que corresponde ao nivelamento e continuidade no plateau de produtividade.
Uma síntese do relatório pode ser lida aqui .
O documento integral é de acesso pago. E caro.
Na postagem do Granieri há indicações de comentários já feitos ao Relatório.
Uma explicação básica do funcionamento do Hype-Cycle (em inglês) pode ser lida nesta postagem de Hutch Carpenter.
No Virtual World News, Mark Raskino, um dos autores do Report, fala do trabalho em um vídeo de 4 minutos, explicando porque o mundo dos negócios deve pagar o alto preço que eles pedem por cada uma das partes do Relatório....

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Auditorium: porque hoje é Domingo

Já postei uma vez, durante a fase experimental. Posto novamente porque é simplesmente genial. Uma bricandeira com fluxos de energia, cores e produção de sons, que convida você a compor música. Ou quase isso...
É o Auditorium.
Agora há uma versão paga, mas a gratuita continua lá e já é suficiente para muito relaxamento.
Cuidado ao usar: pode ser verdadeiramente viciante!

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sábado, agosto 22, 2009

O Inferno não existe. Nem o Céu...

"Sorria! O Inferno não existe" é uma bem-humorada matéria de Fábio Fujita, publicada na revista Piaui deste mês, sobre a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, Atea. A entidade, formalizada em novembro de 2008, tem como objetivo defender o ateísmo e combater hostilidades e sanções sofridas por seus adeptos, além de difundir premissas anti-Deus como base de um caminho filosófico consistente".
Daniel Sottomaior, presidente da Atea, "cita dados para mostrar que a perseguição aos incréus é não só real, mas explícita, à diferença do preconceito sofrido por negros e homossexuais, segundo ele, mais velados. Uma pesquisa do Instituto Gallup nos Estados Unidos apontou, por exemplo, que um candidato ateu à Presidência enfrentaria resistência de 53% do eleitorado, contra 43% do segundo colocado, um hipotético candidato gay'.
"Na mesma linha, de acordo com um estudo encomendado em 2008 pela revista Veja ao cnt/Sensus, 87% dos brasileiros jamais ajudariam a eleger um candidato que tivesse desertado do Criador:
-É um índice de rejeição mais alto do que contra os negros americanos na época em que eram obrigados a viajar nos bancos de trás dos ônibus", comenta horrorizado o presidente da Atea.
Leia o Inferno, uuppps... a matéria completa.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Buscando emprego? Cuidado com seus rastros na Internet

Uma pesquisa nos Estados Unidos, envolvendo 2667 gerentes e diretores de recursos humanos, constatou que 45% deles consultam sites de redes sociais na Internet (como Facebook, MySpace, Twitter e LinkedIn) utilizados por candidatos a empregos, antes de uma decisão de contratação. Há um ano atrás, uma pesquisa semelhante apontou apenas 22% de empregadores utilizando sites de relacionamento como parte de avaliação do perfil de candidatos a empregos.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, agosto 21, 2009

Porque e como ler

Uma coletânea de textos publicada pela Unesco (Alfabeto da Esperança) oferece um olhar para a alfabetização e o ato de ler, através do ponto de vista de diversos autores, de vários países, incluindo Nadine Gordimer (Nobel de Literatura, Margateh Atwood, Paul Aster, Paulo Coelho, João Ubaldo Ribeiro. Gosto particularmente do ensaio de "Como Pinocchio apendeu a ler", do argentino Alberto Manguel.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, agosto 19, 2009

Publicidade do Skype proibida na Inglaterra por mostrar qualidade irreal

Uma publicidade da Skype anunciando comunicação gratuita com imagem e áudio foi banida na Inglaterra por apresentar padrões de imagem e som que não correspondem à realidade. A ação foi tomada pela Advertising Standards Authority (ASA), que tem poder de veto sobre "publicidade enganosa" no Reino Unido.
Imaginem se fosse assim aqui no Brasil, onde existe apenas a famosa "auto-regulamentação" que não regulamenta coisa nenhuma....
Complementando a informação, há outros exemplos de publicidades recentemente banidas pela ASA.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Uma agência para comercializar Jornalismo Cidadão para a grande imprensa

A Demotix se propõe a abrigar, mostrar e comercializar para a imprensa tradicional conteúdos jornalísticos gerados por cidadãos, sejam eles amadores ou jornalistas free-lancers.
Segundo seus fundadores, já estão registrados mais de 6700 membros, em 110 países. Informação sobre material diosponibilizado na agência pode ser obtida continuamente, via Twitter.
O material vendido através do site é pago aos criadores na base de 50% ou seja, 50% para o autor, 50% para a Demotix.
Conheça.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Retrato de Michael Jackson feito por Warhol arrematado em leilão

Um retrato de Michael Jackson feito em 1984 por Andy Warhol foi leiloado ontem, em Nova York, por "vários milhões" de dólares, informou a galeria envolvida, sem especificar o valor exato da compra.
A obra, com 76,2 x 66 cm, é um dos vários retratos de Michael Jackson feitos por Warhol.
Mais no G1.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Fotojornalismo da National Geographic entra no mercado das Belas Artes

A National Geographic Society resolveu abrir seu imenso arquivo fotojornalístico para o mercado das artes e realiza, a partir de 17 de setembro, uma primeira exposição de imagens fotojornalísticas, na Steven Kasher Gallery, de New York.
"Só recentemente o Fotojornalismo foi reconhecido no mundo das Belas Artes", explicou Maura Mulvihill, vice-presidente da coleção de imagens da National Geographic Society e responsável por sua comercialização, em reportagem do The New York Times.
Na exposição serão exibidas 150 fotos, de doze fotógrafos.
A National Geographic Society já possibilita acesso para parte de suas coleções fotográficas em seu site, mas milhares de fotos guardadas em seus arquivos jamais foram vistas pelo público.
Clic na foto acima para ver uma seleção de imagens preparada pelo The New York Times.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Periódicos pagos ou livres: que modelo de negócio é melhor para o usuário?

Há algum tempo sem acompanhar os debates na blogosfera e em outros espaços, percebo que existe um assunto que continua em voga: a inversão da gratuidade dos conteúdos online para o pagamento.

Na terça-feira (18), o 233 Grados publica uma postagem mostrando que mais de 3 mil usuários do New York Times comentaram o assunto. Segundo o texto, o periódico está realizando uma pesquisa para saber que tipo e por qual conteúdo os usuários estão dispostos a pagar. O ContraFactos & Argumentos também fez uma postagem interessante e que pode situar quem não estiver acompanhando o debate.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, agosto 18, 2009

Como aumentar o tráfego do seu blog

O Converge Magazine deu uma dica legal: Be a Blog Star. O vídeo, em inglês, apresenta algumas estratégias de como aumentar o volume de acessos em seu blog.

Alberto Marques

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Fotojornalismo: 20 excelentes portfólios

O blog 10,000 Words fez uma seleção de 20 portfólios de fotojornalistas. Os trabalhos estão expostos de diversas formas, inclusive em apresentações multimídia. Além dessas referências, o espaço já fez outras listas interessantes. Quem tiver interesse basta buscar nos arquivos. Vale a pena visitar e acompanhar as postagens.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 17, 2009

Pesquisadores da UNICAMP lançam livro sobre Tecnologia Social

Pesquisadores do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp lançaram livro-coletânea sobre Tecnologia Social, organizado por Renato Dagnino.
A publicação reúne trabalhos orientados à identificação dos requisitos cognitivos, institucionais e políticos para o desenvolvimento de Tecnologia Social (TS).
Livre acesso na Web e download.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Operação Pandemia: gripe suína como conspiração multinacional?


É verdade que, como diz um colega meu economista, "os números bem torturados confessam qualquer coisa..."
De qualquer forma, as informações apresentadas no vídeo são bastante palpáveis.
Assistam e tirem suas próprias conclusões...
Mais uma teoria da conspiração?

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Documento secreto revela conversações Brasil-USA para derrubar Allende

Um Top Secret “memcon” de 9 de dezembro de 1971 revela o teor de conversas entre Nixon e Medici, em uma reunião no Oval Office, quando Nixon ofereceu apoio para intervenção do Brasil no Chile. “The President said that it was very important that Brazil and the United States work closely in this field. We could not take direction but if the Brazilians felt that there was something we could do to be helpful in this area, he would like President Médici to let him know. If money were required or other discreet aid, we might be able to make it available. This should be held in the greatest confidence.”
Vários aspectos da política latino-americana vêm à baila na conversa entre os dois presidentes, inclusive a revelação de que Velasco Alvarado (então presidente do Peru) tinha uma amante e que publicização do fato poderia ser uma forma de desestabilizá-lo.
O documento que era secreto foi "desclassificado" em junho e agora pode ser livremente acessado na Internet.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

domingo, agosto 16, 2009

Capa da Isto é: Jornalismo ou peça de campanha?

Capa da Isto É que circula esta semana....
Se eu fosse ela adotava como slogan...

marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

Porque hoje é Domingo

Let yourself feel. Uma animação breve e singela produzida por Esteban Diácono, com música de Olafur Arnalds. No site de Diácono há outras animações asinadas por ele.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Pierre Lévy fala sobre Web Semântica em artigo de teor técnico

Em um artigo intitulado "From Social Computing to Reflexive Collective Intelligence:
The IEML Research Program", Pierre Lévy (que atualmente está lotado na University of Ottawa, Canadá) fala sobre Web Semântica e o futuro da Internet. Coisa absolutamente técnica e muito diferente do ensaísmo que costuma caracterizar a maioria de seus escritos.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Anais Eletrônicos do II Simpósio Nacional da ABCiber disponíveis online

A Comissão Organizadora do II Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, realizado na PUC-SP, em novembro de 2008, comunica que estão no ar os Anais Eletrônicos do evento.
Indexados pela Biblioteca Nacional e reunindo informações completas sobre o Simpósio, sobre a ABCiber e sobre a Comissão Organizadora, os Anais expõem textos, resumos e vídeos das conferências dos pesquisadores(as) convidados(as), bem como todos os papers dos participantes dos painéis temáticos (científico e de arte digital).

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, agosto 15, 2009

Journal of Moblie Media com edição especial sobre Brasil

Está disponível na Web o mais recente número do Wi: Journal of Mobile Media, do Canadá, totalmente dedicado ao Brasil.
Artigos de André Lemos,Lucas Bambozzi, Gilson Schwartz, Lucia Santaella, Fernando Firmino da Silva, dentre outros.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, agosto 14, 2009

Mudança Climática e a Mídia: número temático de Infoamérica

A Infoamérica (Iberoamerican Communication Review), dedicou seu númerode agosto-dezembro 2009, editado pelo Professor Bernardo Díaz Nosty, a estudos das repercussões e agendamentos midiáticos em torno da questão da Mudança Climática.
São artigos, entrevistas, bibliografias.
Textos em espanhol e inglês com livre acesso.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

quinta-feira, agosto 13, 2009

Twitter: Seguindo todos os amigos de um twittero

E se você quiser seguir todos os amigos que estão sendo seguidos por um determinado twittero? Há uma maneira simples de fazer isso, através de uma ferramenta disponível no Twitools. Você busca o nome do twittero, a ferramenta mostra todos os usuários que ele segue e você pode acrescentá-los à sua lista de twitteros a seguir, inclusive eliminando os que não queira seguir. Muito prático.
Há outras ferramentas de "ação massiva" por lá.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

quarta-feira, agosto 12, 2009

Cisne Negro?

A candidatura de Marina Silva pode ser o fator Cisne Negro nas eleições presidenciais. Comentário de Julia Dualibi e Gustavo Uribe no Estadão sobre a mudança no xadrez eleitoral.

marcos palacios

Marcadores: , , , , , ,

0 comments links to this post

Caffeine: Projeto secreto do novo buscador Google em teste público

Deixou de ser secreto ao ser colocado para testes públicos. É o Caffeine, o novo buscador que o Google está criando, como protótipo para uma nova geração de buscadores.
Não, não é um buscador semântico, ou algo pelo estilo. Aparentemente apenas um "improvement" do velho Google, pois por agora até a cara é a mesma.
Eles alertam que somente "experts" vão realmente sentir grandes diferenças neste estágio dos testes. Os desenvolvedores pedem que, nesta fase, os usuários-beta apontem justamente isso: "que diferença faz?".
Experimentei e fiquei impressionado com a rapidez de resposta. Mais que isso, só mesmo comparando com o "velho Google", coisa que não fiz.
Especialistas dizem que há diferenças e que o lançamento pode desbancar o Bing da Microsoft.
Experimentem.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Curtagora: um espaço para filmes alternativos

Através de um programa da TV Brasil, nesta madrugada insone, fiquei sabendo da existência do Curtagora. Achei que vale a pena socializar a descoberta com quem ainda não conhece.
O acervo do site já passou dos quatro mil filmes.
O site Curtagora é uma ação cultural da Interrogação Filmes em parceria com o site Mnemocine com objetivo de resgatar e manter uma rede de informações e recursos sobre a produção de filmes e vídeos independentes no Brasil - nos formatos de curta e média metragem - realizados durante as últimas duas décadas.
Lançado em novembro de 2000, no Curtagora é possível consultar títulos, sinopses e fichas técnicas, dar o seu voto, escrever comentários, ver fotos, assistir trailers e filmes online, indicar filmes para amigos, pesquisar filmografias, catálogo de profissionais e outros recursos inéditos dentro do panorama audiovisual brasileiro.
Estão incluídas produções em cinema (35mm, 16mm e Super-8) e vídeo (Betacam, DV, Hi-8, S-VHS, VHS, U-Matic), com duração máxima de 60 minutos e nos gêneros de ficção, documentário, experimental, animação, educativo, videoarte e videoclipe. O Curtagora também oferece seu espaço de divulgação para realizadores que queiram ter fotos e trailers online de seus filmes no site.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 10, 2009

Folha de S. Paulo: 33% é?


O erro de concordância (que se repete na manchete do UOL) foi apontado no Twitter do prof. J.S. Faro. Certo ou errado?

marcos palacios

Marcadores: ,

5 comments links to this post

domingo, agosto 09, 2009

Projeto de Lei libera o acesso à produção técnico-científica universitária

O Projeto de Lei (1120-A/2007) que versa sobre a disseminação da produção técnico-científica das instituições de ensino superior no Brasil foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara.
De autoria do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), o projeto havia sido aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informática no dia 14 de maio de 2008 e foi agora aprovado por unanimidade no dia 8 de julho na Comissão de Educação da Câmara e aguarda designação de Relator para tramitar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Se aprovado o projeto obrigará as instituições públicas de ensino superior a construírem repositórios institucionais para depósito da produção técnico-científica do corpo discente e docente. Conforme o texto:

Art. 1º. As instituições de ensino superior de caráter público, assim como as unidades de pesquisa, ficam obrigadas a construir os seus repositórios institucionais, nos quais deverão ser depositados o inteiro teor da produção técnico-científica conclusiva do corpo discente, com grau de aprovação, dos cursos de mestrado, doutorado, pós-doutorado ou similar, a produção técnico-científica conclusiva do corpo docente dos níveis de graduação e pós-graduação, assim como a produção técnico-científica, resultado das pesquisas realizadas pelos seus pesquisadores e professores, financiadas com recursos públicos, para acesso livre na rede mundial de computadores – INTERNET.

As justificativas que acompanham o projeto destacam a contribuição da lei para tornar a produção das universidades acessível à população, à outras comunidades acadêmicas, para divulgar a produção científica nacional, para criar de redes de troca de pesquisas, e dar visibilidade e transparência à produção universitária e ao destino dos recursos do governo aplicados em ciência e tecnologia.

Leia a íntegra do projeto.

Acompanhe a tramitação do PL 1120-A/2007.

Assine abaixo assinado da comunidade científica em favor do projeto de lei.

Via Elisa Klüger no Boletim G-Popai

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, agosto 08, 2009

Transformações do Jornalismo: dos Fatos para os Dados

Um comentário no ReadWriteWeb sobre transformações no Jornalismo: dos Fatos para os Dados. O lançamento do Data Blog do Guardian, que permite que os leitores acessem, façam mash-ups e reutilizem os dados disponibilizados é uma indicação da crescente importância dos dados para o jornalismo do Século XXI.
Não está vendo bem a diferença entre Fato e Dado?
Então leia a postagem.
E a Tese de Doutorado da Profa. Suzana Barbosa, que já dizia isso e muuuiiiito mais em 2007.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Diários Associados disponibilizam e comercializam acervo de imagens

Deu no AF, de AutoFoco:
"A partir da próxima segunda-feira (10/08), estará online o D.A Press, formado por um vasto acervo fotográfico com imagens produzidas diariamente pelos jornais do grupo e também constituído ao longo dos últimos 85 anos, pelos Diários Associados.
Atualmente, 14 jornais dos Diários Associados produzem, diariamente, mais de duas mil fotografias sobre temas do cotidiano brasileiro. O modelo do negócio tem alguns braços. O primeiro é a organização em galerias temáticas que facilitarão por assunto. Outro ponto interessante é que fotografias produzidas por parceiros também poderão ser comercializadas.
Quem possuir um acervo ou produzir uma imagem com qualidade técnica e/ou que seja um furo de reportagem, o D.A Press poderá comercializar. Com o intuito de incentivar a interação entre os usuários, o D.A Press oferece livremente de forma irrestrita e gratuita o acesso ao conteúdo, não havendo qualquer limitação quanto à sua visualização. Porém, para ter acesso à cotação dos preços e ao download das fotografias, será necessária a realização do cadastro. O cliente poderá optar pela compra de fotografias avulsas ou por pacotes que reduzem o custo unitário da imagem."

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Coronel de merda fica fora da História

Deu no Blog do Noblat

"O palavrão usado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), para xingar o tucano Tasso Jereissati (CE) não ficará registrado na História oficial: a expressão "coronel de merda" foi excluída da ata da sessão de quinta-feira do plenário e não constará no Diário Oficial do Senado nem nos anais da Casa. Apesar de as notas taquigráficas da sessão, distribuídas quinta à noite, terem incluído o xingamento feito fora do microfone, a palavra "merda" foi excluída das mesmas notas expostas nesta sexta na página do Senado na internet. As demais agressões foram mantidas. Leia mais em: 'Coronel de merda' é excluído da ata oficial do Senado"

marcos palacios


Marcadores: ,

3 comments links to this post

Robots dominam o Twitter e geram 24% das mensagens

24% de todos os Tweets são gerados automaticamente por máquinas (bots) e não por usuários humanos, de acordo com um estudo recente. Além disso, foi descoberto que 5% das contas Twitter geram 75% das mensagens circuladas. Os estudos foram conduzidos pela empresa canadense de mídia Sysomos e as dicas vieram do Mashable.
Vale a pena ler o relatório geral e também o relatório sobre os 5% mais ativos. Muito dado disponível para quem está estudando o assunto.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 03, 2009

Cartilha sobre produtos orgânicos pode ter circulação dificultada

Recebi, em uma Lista de Discussão, a informação que estaria sendo impedida a circulação uma cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura, informando a população sobre os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos, bem como sobre a questão dos produtos transgênicos que "colocam em risco a diversidade de variedades que existem na natureza".
As cartilhas teriam sua circulação dificultada ou mesmo impedida porque a indústria dos alimentos transgênicos (Monsanto), entrou com uma ação que impede a distribuição.
A cartilha foi ilustrada pelo Cartunista Ziraldo e está disponível online.
Não consegui averiguar a autenticidade da suposta ação contra a circulação do material, mas pelas dúvidas, circulêmo-lo!
Antes que alguém tenha a infeliz idéia de retirá-la do site...

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post