sábado, outubro 31, 2009

YouTube deixa vazar testes de nova forma de navegar por vídeos

Navegar por nuvens de vídeos representados por bolinhas pode ser uma forma futura de busca de imagens a ser implementada pelo YouTube. O teste do novo recurso vazou.
Clic na imagem acima para ver funcionando e leia no Link instruções de como experimentar com outros.
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, outubro 30, 2009

França vai distribuir assinaturas gratuitas de jornais a jovens: publicidade será via Internet

Na esperança de criar hábito de leitura e ganhar os jovens como futuros consumidores de jornais (impressos) a França vai distribuir assinaturas gratuitas para qualquer pessoa na faixa dos 18 aos 24 anos. Os custos (mais de 22 milhões de dólares) serão rateados entre o governo e as empresas jornalísticas.
O paradoxal é a que as publicidade do projeto será feita através da Internet...
marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

Cultura da avaliação na produção acadêmica brasileira: um dossiê

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, acaba de disponibilizar o vol. 14, número1, da revista de Ciências Sociais Mediações com um oportuno dossiê sobre a cultura da avaliação na produção acadêmica brasileira.
Na Apresentação do dossiê, a Profa. Martha Ramírez-Gálvez, esclarece que:
"Ao propor para o dossiê o tema C&T: análises sobre a cultura da avaliação na produção acadêmica, a revista Mediações busca contribuir com esse debate na perspectiva das Ciências Sociais, que procuram fornecer uma análise das diversas dimensões de um fenômeno. Isto é, compreender e contextualizar o surgimento de certos eventos, assim como observar seus desdobramentos e as relações, hábitos e práticas que lhes são concomitantes.
No caso específico do dossiê, ao nos referirmos à cultura da avaliação estamos assumindo a perspectiva de autores como Strathern e Cris Shore que a entendem como uma condição, moldada por técnicas e princípios de auditoria financeira, aplicados a outros contextos como o da atividade acadêmica e de pesquisa. Isto é, uma condição que toma força e parece se tornar autônoma face ao contexto que lhe deu origem, gerando diferentes efeitos sobre as atividades de pesquisa e ensino. Assim, torna-se importante procurar chaves analíticas para entender os contextos sociais, políticos, culturais e econômicos nos quais a cultura da avaliação se tornou um fenômeno de proporções globais."
Todos os artigos da revista em livre acesso na Web.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, outubro 29, 2009

Listas no Twitter: uma forma de organizar e segmentar as postagens



Ainda em fase beta, mas já disponível para alguns usuários, o Twitter está lançando um novo recurso: as Listas. Trata-se de uma forma de segmentar e organizar os tweets que o usuário recebe, através da formação de diferentes grupos, públicos ou privados. Por enquanto as Listas só agregam mensagens do grupo construído, não sendo possível mandar mensagens exclusivamente para os tuiteros de uma Lista.
O vídeo acima mostra como funciona.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, outubro 27, 2009

Conheça o Lens: o blog de fotografia e jornalismo visual do New York Times

Fotografia, vídeo e jornalismo visual no New York Times são os assuntos tratados no Lens, um blog mantido por jornalistas visuais do NYT.
Não conhece? Tire um tempinho agora mesmo...
Material de altíssima qualidade.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

2 comments links to this post

Geocities fecha as portas: é o fim de uma era

Meses depois do anúncio inicial, agora está confirmado: o Geocities deixou de existir. Tem gente que talvez nem saiba do que estou falando, mas Geocities foi um dos mais importantes marcos na disseminação da produção de conteúdos pelos usuários: um site onde você podia construir suma página web sem saber nada de HTML e com uma enorme quantidade de templates e ferramentas disponíveis. Inclusive as famosas gifs animadas. Alguém ainda se lembra dos "Em Construção?"
Inaugurado em 1995, foi comprado pelo Yahoo em 1999. Geocities foi para os anos 90 o que os blogs estão sendo para esta primeira década do século XXI. Terei saudades.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Jornalismo multimídia: sites para não perder de vista

Scott W. Gray é um jornalista, músico e compositar canadense. Ele selecionou o que considera os cinco melhores sites sobre jornalismo multimídia da Web. São espaços que agregam produtos de várias origens, trazem dicas, discutem softwares e problemas relacionados com a produção multimídia, apresentam profissionais e seus trabalhos.
Podemos concordar ou discordar de sua lista. É sempre muito difícil selecionar os "cinco mais", ou "10 mais" ou "x mais" e esperar que haja consenso.
O que importa é que os "cinco" de Gray são realmente excelentes e vale a pena visitá-los, deliciar-se com o material indicado e tirar deles lições de como fazer jornalismo multimídia.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

segunda-feira, outubro 26, 2009

Amputar a gangrena do impresso para salvar o corpo do Jornalismo?

Amputar a gangrena do impresso para salvar o corpo do Jornalismo? É justamente essa a idéia e a proposta de Mark Loundy, em um comentário no The Digital Journalist.
Ele afirma que "certamente as edições gratuitas (online) contribuem para o declínio do impresso, mas esse declínio começou há mais de meio século atrás.A Internet apenas acelerou esse declínio na última década. A recessão atual colocou mais jornais na espiral do estado terminal."
O declínio é inexorável, continua Loundy, e "ainda que não haja garantias de margens de lucros como as dos 1970´s para os produtos totalmente digitais, o produto impresso já está na lista de doação de órgaõs".
E ainda mais: Loundy acredita que "uma das maiores barreiras parra o sucesso do online é a continuação do confortável e morno produto impresso. Fundamentalmente, muita gente resiste à mudança. Muitas pessoas continuam como assinantes por puro hábito. Sem a escolha de um jornal impresso, os leitores que atualmente dizem que preferem o produto impresso descobririam, de repente, que a água digital é tão boa quanto a impressa e está rapidamente se tornando melhor".
Via Ponto Media de António Granado.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

domingo, outubro 25, 2009

They Watch: a sensação de estar sendo vigiado


They Watch é uma instalação imersiva com personagens virtuais que vigiam os visitantes.
Detalhes aqui.
Via Tweeter de André Lemos (@andrelemos).

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, outubro 24, 2009

Visualizando como Darwin modificou o texto de A Origem das Espécies

Ben Fry produziu uma maravilhosa visualização mostrando como Darwin modificou o texto da sua obra-prima Origin of Species, ao longo das seis edições do livro que ele supervisionou.
Saiba como foi feita a visualização, conheça o ótimo blog If: Book, de onde retirei esta postagem, e explore os projetos do The Institute for the Future of the Book.
Para amantes de livros.

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, outubro 23, 2009

Memórias Reveladas: Para que não se esqueça; para que nunca mais aconteça

0 comments links to this post

Uma Escada Piano na Suécia: suba, desça e faça música


Via Carnet de Notes de André Lemos, onde você vai encontrar comentários sobre o assunto.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Uma maneira de ver: os 40 anos da Internet através de múltiplos olhares


Há pouco mais de um mês o Guardian pediu que seus leitores contribuíssem com um projeto de construção de uma história dos 40 anos da Internet, relatando suas experiências de uso da Web, enviando material e sugestões. O resultado é uma linha de tempo (timeline) de 1969 a 2009, com informações realmente fascinantes. Uma maneira de ver, que vale a pena ver.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Kigali Wire: um experimento no uso de mídias sociais na África

Grahan Holliday é jornalista freelance e consultor de mídia. Atualmente ele vive em Kigali, capital de Ruanda (é, aquele país que ficou famoso pelo genocídios de 1994). E lá em Kigali, Grahan está inaugurando o que ele classifica como um experimento no uso de mídias sociais para fazer jornalismo. É o Kigali Wire. A idéia é aplicar ali, o que ele vem ensinando aos outros como consultor de mídia.
Além do corpo principal, o Kigali Wire contém também dois metablogs, o Kigali Back Wire , onde ele reflete sobre o processo da construção do experimento e o Kigale Wire Roughbook, uma espécie de diário de bordo pessoal que Grahan mantém sobre o Kigali Wire.
Um experimento para acompanhar e ver no que vai dar.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

E se a Internet desaparecesse hoje?

O Cracked.com, um site norte-americano de humor, criou um concurso para a melhor montagem Photoshop sobre o tema "E se a Internet desaparecesse hoje".
Via Tweeter do André Lemos.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Sanduíche de sete hambúrgueres para divulgar Windows 7

Para divulgar o Windows 7, o Burger King do Japão lançou um sanduíche com sete hambúrgueres. Vai custar 777 yens (cerca de R$17) para os primeiros 30 frequeses e o dobro em preço normal.
Absolutamente asqueroso!
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, outubro 19, 2009

Relatório publicado pela Columbia University defende subsídios públicos para Jornalismo

Um Relatório de 100 páginas, publicado pela Columbia University e assinado pelos professores Michael Schudson e Leonard Downie Jr. analisa estratégias para a reconstrução do jornalismo nos Estados Unidos e propõe, entre outras medidas, a introdução de subsídios governamentais para atividades jornalísticas.
O Relatório, intitulado The Reconstruction of American Journalism, indica também a necessidade de persuadir organizações filantrópicas para que contribuam mais ativamente para a manutenção de atividades jornalísticas, bem como recomenda um maior envolvimento das universidades na produção de informação noticiosa.
A idéia de subsídios governamentais parte da premissa de que se o governo financia as artes, as humanidades e as ciências, deveria propor-se também a financiar a produção de informação jornalística, especialmente a nível local.
"Estamos sugerindo que certos tipos de jornalismo (reporting) são bens públicos e devem ser financiados como tal".
Schudson é Professor da Graduate School of Journalism da Columbia e Downie Jr é Professor na Arizona State University e um dos vice-presidentes do The Washington Post.
A Blogosfera deve ferver hoje com comentários ao Relatório.
David Carr, do New York Times, já se manifestou, concluindo sua análise com um "Ah, se fosse assim tão simples...".
William Carleton, em seu blog sobre aspectos legais das novas tecnologias, sugere que se subsídios governamentais devem ser feitos no setor de informação, tais aportes devem ser direcionados para a construção de infra-estrutura, acesso, manutenção de transparência e neutralidade da rede.
No Twitter, Dan Gillmor (@dangillmor) já declarou que "Reconstruction of American Journalism" soa mais como o "restabelecimento de um sacerdócio jornalístico"...
marcos palacios
Atualizando (14:10 h.) :E aqui estão reações mais elaboradas de Dan Gillmor ao Relatório.

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, outubro 18, 2009

Modelomorfose: antes e depois da maquiagem

O Fotógrafo Greg Kessler captura a transformação de uma modelo antes e depois da maquiagem, durante um evento da New York Fashion Week.
Clic na foto para fazer a transformação.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Como não se faz uma legenda em fotografia

No Blog do Dê, um excelente exemplo de como NÂO se deve fazer Jornalismo.
Veja lá.

marcos palacios

Marcadores: , ,

2 comments links to this post

Porque hoje é Domingo


Enquanto isso, em minha encantada Liverpool....
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

First Person Shooter: um livro de livre acesso sobre games e o Ciberespaço Subjetivo

Disponível para download livre no Livros LabCom, da Universidade da Beira Interior.
Aproveite para conhecer muitas outras publicações lá disponíveis para acesso livre.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Rio, violência e Jogos Olímpicos: associação inevitável

Na capa do Guardian de hoje e de jornais de quase todo o mundo. A inevitável associação...

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, outubro 08, 2009

O que o Google tem que o Google.br não tem? Ou porque somos considerados cidadãos de segunda classe...

Cidadãos de Primeira Classe têm muito mais opções de busca no Google, é a resposta.
Como assim? Simples. Ao abrir a página de buscas no Google em um computador com IP do Brasil, você será automaticamente direcionado para a página do Google.br.
Agora, repare que logo abaixo da caixa de busca você tem a opção Google.com in English. Passe para o Google em inglês, faça uma busca qualquer e você vai notar que, na lateral esquerda dos resultados, aparece um link para +Show options. É aí que mora a diferença: clicando nesse + você tem acesso a um menu que possibilita uma rápida filtragem de resultados, por períodos de tempo (recentes, da última hora apenas, da última semana, entre datas determinadas, etc), por tipo de material (vídeos, resenhas, blogs, fóruns) e outras coisinhas mais.
Coisinhas, como por exemplo a Wonder Wheel, que apresenta sua busca relacionada a uma série de opções de desdobramentos de caminhos. Veja aí abaixo, o desdobramento para a busca com a palavra chave "Bahia".
Ou a opção Timeline, que produz uma linha do tempo sobre a História da Bahia,entre 1500 e 2009, com os respectivos links para informações detalhadas.


Um absurdo o Google.br não oferecer nada disso!!??
Concordo.
Por que não oferece? Não sei, pergunte a eles lá
Ou, mais fácil: esqueça o br. Quando quiser usar o Google para uma busca digite http://www.google.com/ncr, indo direto para o Google de Primeira Classe. O dos gringos...
Experimente e veja a diferença.

marcos palacios

Marcadores: , ,

6 comments links to this post

quarta-feira, outubro 07, 2009

What the f **k is Social Media?

Com esse título chamativo, a consultora de marketing Marta Kegan produziu uma apresentação em slideshow, com uma série de dados sobre Mídia Social e porque as empresas devem levar a coisa a sério.
Três coisas me impressionam:
a) que ainda se escreva f**k, ao invés de FUCK. Acho o uso, neste caso, desnecessário e de mau-gosto, mas se você quer usar um palavrão, seja gente e use-o;
b) que as "empresas" ainda não levem "a coisa" a sério, a estas altura do campeonato;
c) que falando as platitudes que fala, a moça faça sucesso com as "empresas".
O slideshow serve para alguma coisa? Serve. Os dados númericos sobre mídia social são muito impressionantes, apesar de que a "consultora de marketing" nem sempre explicite quais são suas fontes.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Para que não roubem o seu sanduíche

Uma embalagem muito bem bolada, dissuade possíveis ladrões de seu sanduíche. Mofado ninguém vai querer, não é?
A caixa vem com 20 plásticos "mofados".
Esta e outras embalagens bem boladas no muitoLegal Blog
marcos palacios ( Via Tweeter do @gilporto)

Marcadores:

1 comments links to this post

Grã-Bretanha: propaganda de água vitaminada da Coca Cola considerada enganosa

A Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regulamenta a publicidade no Reino Unido, baniu os anúncios da Coca-Cola para sua água vitaminada, por considerá-los enganosos. Em 2007 a Coca-Cola comprou a Glaceau Vitamin Water, fabricante de uma "água vitaminada" que, segundo a publicidade, entre outras coisas, ajudaria a prevenir uma "ida ao consultório médico".
A Glaceau Water é enriquecida com diferentes vitaminas em suas muitas variedades. A Glaceau Water já vem sendo objeto de polêmica também nos Estados Unidos, onde a companhia tem sua sede.
Além de banir os anúncios, a ASA declarou que contendo 26% do total de açúcar recomendado para todo um dia, a bebida não poderia ser considerada "saudável".

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, outubro 05, 2009

Whoozy: um buscador de pessoas muito eficiente


Através de uma postagem do Prof. José Luis Orihuela (@jlori) no Twitter, descobri o Whoozy, um site espanhol para busca de pessoas em todo o mundo.
Experimentei e a ferramenta e se mostrou muito eficiente. A novidade é que o Whoozy usa não apenas os motores de buscas (como Yahoo, Lycos, Google, etc), mas também uma vasta série de redes sociais como Twitter, Facebook, Linkednl, Facebook, MySpace, etc. A própria Wikipedia e sites de imagens e vídeos, como Flickr e Youtube, também funcionam como campos de buscas para pessoas através do Whoozy.
Resultado: se a pessoa não é encontrada de um jeito, é encontrada de outro.
Fiz testes com pessoas de visibilidade relativamente baixa na Web no Brasil, Chile, Noruega, Inglaterra, Espanha e México. Todas foram localizadas.
Se eles incluíssem o Orkut (que não está na lista), melhorariam ainda mais a performance com relação ao Brasil.
Para colocar nos Favoritos.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Knight Center oferece curso online para Professores de Jornalismo


O Knight Center for Journalism in the Americas, da University of Texas (Austin), está oferecendo um curso online, em espanhol, exclusivamente direcionado para Professores de Jornalismo da América Latina e Caribe.
O curso terá início no dia 02 de novembro e as inscrições podem ser feitas até 18 de outubro.
Mais informações no site.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, outubro 04, 2009

Waterlife: mergulhe neste multimída premiado do National Film Board of Canada


Waterlife é um fantástico multimídia sobre os Grandes Lagos do Canadá, produzido pelo National Film Board of Canada, que acaba de receber o prêmio da ONA 2009 como o melhor multimídia de site de pequeno porte.
A opinião do júri diz tudo:
"Gorgeous. Crazy good. Stunning. User experience is unlike anything we’ve seen. They threw in, in an organized way, the kitchen sink on this project and succeeded in presenting an innovative and informative look at the issue of water. There is multi-dimensional, multiple media story-telling going on here. Heads and tails above the rest".
Não hesite! Mesmo que você não saiba uma palavra de inglês, ainda assim somente o visual e os sons já valem a pena.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Mercedes Sosa, para sempre entre nós....


Tucumán, 9 de julho de 1935 - Buenos Aires, 4 de outubro de 2009


Marcadores:

0 comments links to this post

Porque hoje é Domingo II


No dia 30 de setembro a UNESCO acrescentou76 novos ítens à sua "Lista de Heranças Culturais Intangíveis da Humanidade".
O Tango está entre elas...
Do AF, de AutoFoco, vem o link para maravilhosas fotos que comemoram mais este ato de preservação de Memória Cultural da Humanidade.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Porque hoje é Domingo


Em tempo de sonho e surrealismo. Video em HD. Clic na imagem.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

sábado, outubro 03, 2009

Copacabana 360 graus

Panorâmica total.
Brinque à vontade com a imagem usando o mouse.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Quem escreve na internet é jornalista?

Para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, escrever na internet é fazer jornalismo. Pelo menos é essa interpretação que pode ser dada à notícia do Supremo. Na ação, os ministros discutem em que local deve tramitar o processo de danos morais contra jornalista (leia-se qualquer usuário) que escreve na internet – se na cidade onde reside ou no local de quem foi ofendido.

O que me chamou atenção também na notícia foi a confusão que, sinceramente, não consegui decifrar: a decisão tem relação com a internet ou com os blogs? Definitivamente, os ministros, seus assessores, e quem escreveu o texto, parecem saber pouco sobre internet e jornalismo. Seria essa uma reafirmação do fim da exigência do diploma para o exercício da profissão?

Apenas para esclarecimento, a repercussão geral quer dizer que os demais processos que discutem a mesma matéria ficam paralisados nas instâncias inferiores, aguardando a decisão desse processo, que repercutirá nos outros. Pelas regras do código civil brasileiro, é no domicílio do ofendido que se discute o processo de danos morais.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Um tesouro anglo-saxão encontrado e uma cobertura jornalística modelar produzida

Um caçador de tesouros amador, usando um simples detector de metais, encontrou o que está sendo considerado um dos maiores tesouros anglo-saxões já desenterrados: cinco quilos de ouro, em cerca de 1500 peças, sem contar os objetos de prata. O achado ocorreu no Condado de Staffordshire, na parte central da Inglaterra, e o Guardian, produziu uma cobertura modelar, usando os mais variados recursos do jornalismo na Internet para mostrar ao mundo o que aconteceu e o que significa a descoberta.
É bom ver bom jornalismo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Lendo o Ulysses de James Joyce em quadrinhos

Ulysses, de James Joyce, é considerado por alguns como uma das "mais difíceis" obras da língua inglesa.
A história, de umas 450 páginas (cerca de 265 mil palavras), acontece em um só dia, em Dublin. James Joyce, como todos sabem, era irlandês.
A novela relata as aventuras de Leopold Bloom, em um dia quente de 16 de junho de 1904, para o qual Joyce transpõe muitos dos elementos da Odisséia de Homero. Nada disso fica claro inicialmente na novela e há milhares de especialistas, em todo o mundo, discutindo incessantemente sobre detalhes do livro. Um crítico editou um livro de 650 páginas só com anotações sobre cada capítulo da obra, que é repleta de duplos-sentidos, referências, paródias e alusões. Existe uma James Joyce Society, fundada em 1947 por T.S. Eliot, totalmente dedicada ao estudo e divulgação das obras de Joyce. O dia 16 de junho é feriado na Irlanda: o Bloomsday, em homenagem ao livro de Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.
Existe uma versão em áudio do livro completo, para download gratuito.Ulysses está traduzido em inúmeras línguas, inclusive português.
Parece loucura querer transpor uma obra como essa para quadrinhos, mas é isso mesmo que a Throwaway Horse LLC está fazendo. A Throwaway Horse LLC é uma companhia que se define como " dedicada a ampliar o conhecimento de obras literárias de domínio público, juntando a ajuda da novela gráfica com a capacidade explicativa da Internet". Ulysses é o projeto inicial da empresa.
A cada segunda-feira 4 novas páginas da história são liberadas. A novela original de Joyce também foi publicada em fascículos, em um jornal literário norte-americano, The Little Review, entre março de 1918 e dezembro de 1920.
Um blog acompanha o desenvolvimento da transposição para os quadrinhos. Michael Perridge, um especialista no gênero, relata - entre outras coisas - sua experiência de ler Ulysses pela primeira vez.
Cada página dos quadrinhos, em sendo clicada, leva a uma explicação relacionada com a passagem na novela, produzida por Mike Barsanti, um especialista em literatura.
Os quadrinhos são desenhados por Robert Berry. Os originais estão à venda.
Despertei sua curiosidade?
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

sexta-feira, outubro 02, 2009

Vídeo mostra Anne Frank em 1941


Um vídeo de 20 s. mostrando Anne Frank no dia do casamento de um vizinho foi postado no YouTube pelo museu Anne Frank House de Amsterdã.

marcos palacios
0 comments links to this post

O dia em que Pelé de despediu...

Há 35 anos atrás, na noite do dia 02 de outubro de 1974, Pelé jogava sua última partida em um campeonato brasileiro.
Foi contra a Ponte Preta, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, cidade de Santos.
Veja uma galeria de fotos daquele jogo, produzida pelo Estadão.
marcos palacios
0 comments links to this post

Fotos falam? O "Oh" de Chicago e o "Ah" carioca...


O "Oh" de Chicago, em foto de John Gress, Agência Reuters.
E o "Ah" carioca, em foto de Lalo de Almeida.
(Publicadas no NYT)
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Sage oferece acesso gratuito temporário a todos os seus periódicos acadêmicos

A Sage está oferecendo acesso gratuito a todos os seus periódicos acadêmicos, até 31 de outubro.
É preciso fazer um registro.
São mais de 260 mil artigos em 500 periódicos.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Mapas do Português e do Inglês: e muitos outros assuntos como você nunca viu


Um time de pesquisadores da Universidade de Sheffield (U.K.), sob a supervisão de Danny Dorling, com a colaboração de Mark Newman, da University of Michigan (USA), responde pelo site WorldMapper, que abriga uma coleção de mais de 700 mapas, com territórios redimensionados em função do objeto de interesse. Ou seja, e conforme eles mesmos afirmam no site, você vai "ver o mundo como nunca viu".
Os mapas acima representam as distribuições do Inglês e do Português, respectivamente, de acordo com seu uso no mundo.
Já falamos desse site uma vez, mas vale a pena voltar ao assunto, para que quem ainda não esteve lá tenha a chance de conhecer.
O site é uma viagem!
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

O impacto das mídias sociais na grande imprensa: paper de leitura obrigatória

Acaba de ser publicado pelo Reuters Institute for the Study of Journalism e University of Oxford, um estudo produzido por Nic Newman sobre o impacto da mídia social no jornalismo da grande imprensa (mainstream media). Além de fazer um levantamento do estado da arte no que se refere a conceitos em torno da mídia social, o estudo traz uma análise do uso do "jornalismo participativo" em cinco grandes empresas de comunicação na Inglaterra e Estados Unidos: BBC, Guardian, Telegraph, The New York Times e CNN.
O texto apresenta um levantamento de como a mídia social está sendo usada e paper discute também as motivações das empresas de comunicação, inclusive no que se refere a atração e fidelização de audiências.
O paper tem 60 páginas e se intitula The rise of social media and its impact on mainstream journalism: A study of how newspapers and broadcasters in the UK and US are responding to a wave of participatory social media, and a historic shift in control towards individual consumers.
Leitura obrigatória.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

2 comments links to this post

quinta-feira, outubro 01, 2009

Redes, Multidões e Mercados: uma abordagem interdisciplinar de fôlego

Tendo como base um curso interdisciplinar que ministram na University of Cornell, David Easley e Jon Kleinberg produziram um livro intitulado Networks, Crowds, and Markets, que será publicado no ano que vem pela Cambridge University Press.
Os autores explicam que o livro "combina diferente perspectivas científicas em sua abordagem para entender as redes e os comportamentos. Usando idéias da economia, sociologia, ciências da informação, computação e matemática aplicada, a obra descreve a emergência de um campo de estudos que está crescendo na interface de todas essas áreas, colocando questões fundamentais sobre como os mundos social, econômico e tecnológico estão conectados."
Diversas áreas de aplicação são tratadas, nas várias seções do livro: mercados e informações, epidemiologia, comportamento político, fluxos de trâfego, entre outras.
Uma versão completa do livro pode ser livremente baixada na Web em versão pré-publicação e os autores solicitam e agradecem comentários.
O livro tem 828 páginas.

marcos palacios

Marcadores: , , , , , , , ,

2 comments links to this post

Na Espanha: Professor despedido por usar blog como recurso pedagógico


O fato, ao que se saiba inédito, ocorreu em uma escola católica no País Vasco.
Leiam os detalhes.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

6 comments links to this post