segunda-feira, novembro 30, 2009

Em quem confiam os jornalistas?

Alguns dados de uma ampla pesquisa envolvendo 1800 jornalistas de 356 redações, em 18 países, foram divulgados há pouco tempo. O estudo comparou as “culturas jornalísticas” com o objetivo de identificar as tendências dominantes na área. São poucos os primeiros dados disponibilizados, mas vale a pena conhecer. No blog Jornalismo e Comunicação existem mais informações.
Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, novembro 27, 2009

Editoras lançarão ponto de venda unificado

Um grupo de editoras, como a Time Inc., está planejando criar um único ponto de venda on-line, em vários formatos digitais, das suas publicações. Será um tipo de "iTunes para revistas", e, provavelmente, estará disponível no início de dezembro. Mais informações podem ser encontradas no The New York Times.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, novembro 26, 2009

Sábado é o Buy Nothing Day, dia de não comprar NADA como protesto anti-consumista

Uma data a mais começa a se firmar no calendário internacional dos dias de protesto: é o Buy Nothing Day, que este ano acontece no próximo sábado, 28 de novembro. A idéia é simples não comprar NADA desse dia.
O movimento foi fundado pelo artista canadense Ted Dave, em Vancouver, e posteriormente promovido pelo grupo ativista anti-consumismo Adbusters.
Como seria de se esperar, o movimento conta com um boicote generalizado por parte dos guardiães da Sociedade do Consumo e os anúncios de promoção do evento dificilmente conseguem veiculação na mídia tradicional. Nos Estados Unidos a CNN é a única rede que aceita veicular a campanha.
O Buy Nothing Day ocorre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, e no sábado seguinte em todos os outros países.
Existe até um site da AmaZero.com, oferecendo Nothing:


Neste sábado, Buy Nothing... Você não precisa gastar nada para aderir.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 25, 2009

Jornal de Gramado cria mapa interativo com geo-localização de notícias

O Jornal de Gramado, editado na cidade gaúcha de Gramado (Rio Grande do Sul), lançou em seu site uma tecnologia inédita no Brasil para permitir a exata localização de cada acontecimento.
Trata-se de um mapa interativo, permanentemente disponível no site do jornal, no qual marcadores indicam ao internauta o local onde aconteceu cada notícia. Basta clicar sobre um marcador para ter o título da notícia ou abri-la para ler todo o conteúdo.
O sistema foi implantado no site do JG pela equipe de Tecnologia da Informação do Grupo Sinos, com a coordenação do diretor executivo Fernando Alberto Gusmão, que explica o funcionamento do mapa:
- Nós utilizamos, pela primeira vez no Brasil, a tecnologia de geotagging, que é o processo de adição de metadados na identificação geográfica. No caso do JG, incluímos todas as últimas notícias no local onde elas ocorrem.O acesso ao mapa é gratuito, e ele oferece precisão na localização das notícias que ocorrem tanto em Gramado quanto em Canela.
O Grupo Sinos, sediado em Novo Hamburgo/RS, assumiu o controle do Jornal no início de 2009.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Imagem de Mrs. Obama transvestida em macaca gera controvérsia no Google

Postagem original às 5:25 h.
Se alguém fizer uma busca no Google Images com a palavra-chave "Mrs. Obama" vai encontrar, no primeiro conjunto das imagens, uma fotografia alterada em Photoshop, colocando feições de macaca na Primeira Dama.
Google negou-se a retirar a foto. Colocou uma tarja avisando: "Sometimes our search results can be offensive. We agree. Read more" e remetendo no Read More para um texto com a política do buscador.
A imagem racista está localizada em um site norte-americano de extrema direita.
A notícia veio da BBC News e está gerando comentários na blogosfera e na imprensa de maneira geral.
A Casa Branca não fez comentários.

Atualização às 10:45 h.
Notícia no Guardian diz que a foto foi retirada no site Hot Girls, onde havia sido originalmente disponibilizada. Como era de se esperar, no entanto, outros sites já se apropriaram da imagem e continuam disponibilizando-a, como é do caso do espaço racista e de extrema direita citado em nossa postagem original acima.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Google coloca em teste uma nova forma de buscar imagens

Um novo produto do Google Labs está disponível para testes. É o Google Image Swirl.
O buscador funciona por sucessivos agrupamentos de imagens semelhantes, de maneira que o usuário possa ir refinando as buscas sucessivamente, até encontrar o que está buscando.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, novembro 24, 2009

Origem das Espécies de Darwin completa hoje 150 anos de publicação

"On the Origin of Species", de Charles Darwin, um dos livros mais controversos e mais influentes em nossa cultura, completa hoje exatos 150 anos de sua publicação. Lançado no dia 24 de novembro de 1859, em Londres, pela editora John Murray, ao preço de 15 shillings, a obra irá marcar fortemente não só pensamento sobre as ciências da vida, mas todos os ramos do saber humano, através do paradigma da Evolução.
Vários jornais em todo o mundo prestam homenagem à efeméride.
O New York Times assinalou o aniversário do lançamento alçando o tema a Tópico de Conversação de hoje, em uma página rica em links e informações.
O Guardian lança um apelo para se tentar recuperar o diário de campo de Darwin nas Ilhas Galápagos, roubado há mais de 30 anos.
Veja também matéria comemorativa no Estadão.

marcos palacios




marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Imprensa: o jornal em desaparecimento, segundo a revista Time

Acima está a reprodução do início de uma matéria publicada na Time, com o título The Press: The Vanishing Newspaper ("Imprensa: o jornal em desaparecimento").
Soa familiar? Ou você já se cansou de tanto ler sobre o "fim dos jornais", nos últimos 10 anos?
Só tem um pequeno detalhe: a matéria é de 8 de setembro de 1941 !
Isso sim é que morte anunciada. E lenta...

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 23, 2009

Estudos em Jornalismo e Mídia lança número temático: Teorias do Jornalismo

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia acaba de disponibilizar (livre acesso) seu mais recente número (Vol 6, n.2, 2009), trazendo como tema Teorias do Jornalismo.

Núcleo Temático

O fenômeno noticioso: objeto singular, natureza plural
Gislene Silva
A celebração da prática e da teoria do fazer jornalístico – Zero Hora 45 Anos
Daiane Bertasso Ribeiro, Maria Ivete Trevisan Fossá
Jornalismo e guinada subjetiva
Marcio Serelle
Entre fronteiras: explorando o efeito da terceira pessoa
Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior
A institucionalização do mercado noticioso e seus significados para a construção da identidade do jornalista no Brasil
Fernanda Lima Lopes
Jornalismo, espaço de disputas de hegemonia
João José de Oliveira Negrão
Jornalismo audiovisual de qualidade: um conceito em construção
Beatriz Becker
Contributos portugueses à teorização do jornalismo: das origens a 1974
Jorge Pedro Sousa
_________________________________________________
A Revista Estudos em Jornalismo e Mídia tem como objetivo contribuir para o avanço na reflexão científica com foco no Jornalismo e com interesse nas suas relações com a sociedade, o mercado e a academia.
Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, a publicação reúne artigos, reflexões, resenhas, entrevistas e relatos de pesquisa assinados por autores brasileiros e estrangeiros.
A Revista Estudos em Jornalismo e Mídia tem periodicidade semestral, circula integralmente em versão eletrônica, e é gratuita.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Fotos aéreas secretas da II Guerra Mundial disponibilizadas para o público

Mais de 10 milhões de fotos aéreas secretas tiradas pelos Aliados e pela Luftwaffe alemã durante a II Guerra foram tornadas públicas hoje pelo The Aerial Reconnaissance Archive (Tara).
A notícia é do Guardian, que oferece uma Galeria com 16 delas, mas não dá o link para onde estão as outras 9.999.984...

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Publicidade na Contemporaneidade é tema de Seminário na Facom/UFBA

Tem início amanhã o Seminário "Especificidades estruturais e operativas da Publicidade no âmbito das campanhas de sensibilização e desenvolvimento".
O tema será desenvolvido pelo Prof. Eduardo Camilo, da Universidade da Beira Interior (Portugal), entre os dias 24 e 26 de novembro, das 14 às 17 h., no Auditório da Faculdade de Comnicação da UFBA ( Campus de Ondina).
As vagas são limitadas, as inscrições são gratuitas e ainda estão abertas. O Seminário é promovido pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Pós-Cultura. A idealização e organização do evento é do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Publicidade e Propaganda, NEPP.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (71) 3283 6182.
Via Vitrines.

marcos palacios

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Entrevistando Darwin: atualização jornalística da Memória

Rowan Hooper da revista New Scientist produziu uma entrevista com Charles Darwin. O feito foi possível através da utilização das cartas de Darwin, que estão disponíveis no excelente site Darwin Correspondence Project, no qual mais de 5000 cartas do cientista estão indexadas e podem ser buscadas por palavras-chave. Entre outras coisas, Darwin diz que escrever a Origem das Espécies foi como "confessar um assassinato". Ele se descreve como um agnóstico e não como ateu.
A técnica de simulação de entrevistas através de documentos não é novidade, mas certamente a multiplicação de bases de dados na Internet possibilita uma enorme potencialização dessa maneira de atualizar jornalísticamente a Memória.

marcos palacios

Marcadores: ,

2 comments links to this post

A internet está morrendo?

Uma coleção de gráficos, relacionados ao ano passado, mostra um declínio de acessos aos grandes sites. Os dados, reunidos por Nicholas Moerman, estão divididos por categorias. O autor disse não saber explicar o porquê, como também fala que não sabe se está imaginando coisas. Com os números, ele procura oferecer algumas idéias e certamente trazer reflexão. Adrian Hoole e Jamie Chadwick, por exemplo, estão convencidos sobre a correlação com a recessão. Nick Meyers, por outro lado, acredita que é o fim da web 1.0 e a ascensão da web social. O que você acha?
Via Online Journalism Blog.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 22, 2009

Ursos polares caem do céu em anúncio contra poluição causada por aviões

Mesmo um voo curto, dentro da Europa, produz emissões de gases com peso médio de 400 quilos, colaborando fortemente para o efeito estufa. Esse é o peso médio de um urso polar, uma das espécies mais ameaçadas pelo aquecimento global. Com base nesses dados, uma rede de ativistas denominada Plane Stupid, que desde 2005 luta contra a exagerada expansão da aviação, produziu este comercial, em exibição em cinemas britânicos a partir de hoje.
Os ursos polares caem do céu...
Mais dados sobre a campanha - e a controvérsia que está sendo gerada - em matéria do Guardian.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Curtas de animação candidatos ao Oscar: curta-os

The Academy of Motion Picture Arts and Sciences escolheu os dez finalistas que concorrem ao Oscar deste ano, na categoria curta de animação.
Aqui estão alguns deles na íntegra e alguns trailers.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

El País traz especial sobre Brasil e petróleo no pré-sal: leiam os comentários dos Leitores

No El País, da Espanha, um especial sobre o Brasil e o petróleo do pré-sal. Na linha da recenete capa da revista The Economist ("Brazil takes off"), temos o Gigante (finalmente!) despertando, as mudanças aceleradas, o oportunismo, etc e tal.
Perdoem-me aqueles que ainda têm capacidade e alento para sonhar, mas para mim o realmente instrutivo é ler os comentários dos Leitores.
Realmente instrutivo....
marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

sábado, novembro 21, 2009

Associated Press demite 90 trabalhadores

Depois de muita especulação, a Associated Press anunciou que 90 funcionários serão demitidos. Com a dispensa, segundo o Editors Weblog, a empresa atingiu seu objetivo de cortes na folha, que é de 10 por cento. Um comunicado emitido à imprensa esclareceu que a meta já tinha sido estabelecida em outubro de 2008. Mais informações podem ser obtidas no Editors.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 18, 2009

Internet: 40 anos de história

O blog Six Revisions fez uma linha do tempo atualizada, e bastante interessante, com a história da internet. O recorte inclui datas importantes, pessoas, projetos, sites e outras informações que deverão dar, pelo menos, uma imagem parcial do que é a rede. Quem tiver a oportunidade de ler, conhecerá marcos e eventos relacionados ao crescimento e evolução da Internet entre 1969 a 2009.
Via ALT1040.

Alberto Marques

Marcadores:

1 comments links to this post

Quanto vale o Twitter?

O crescimento meteórico do Twitter continua a levantar especulações sobre o valor do serviço. Segundo o ranking Alexa, a página do microblog está em 13ª em visitas da web. O blog Abadia Digital fez uma postagem sobre o assunto. Alguns dados podem ser consultados no blog.

Alberto Marques

Marcadores:

1 comments links to this post

Pesquisa mostra que 48% dos internautas nos EUA pagariam por notícias on-line

Uma pesquisa do Boston Consulting Group indicou que um total de 48% dos internautas norte-americanos consultados pagariam por notícias on-line. Esse resultado empata com o do Reino Unido, mas é menor do que em muitos outros países ocidentais, diz matéria publicada no jornal The New York Times.

Os índices de interesse em pagamento por notícia on-line nos EUA e Reino Unido, segundo a Folha Online, foram os menores dos nove países ocidentais consultados. O movimento de cobrança por notícias on-line de jornais não é novo. A pesquisa, que parece ser endereçada, reforça os interesses dos empresários do setor, como Rupert Murdoch, que deseja até tirá-las da busca do Google. No Advertising Age, um texto explicando porque Murdoch está blefando sobre tirar seus jornais do Google.

Mais informações no Guardian.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Corrupção no mundo: Transparency publica os índices para 2009


Indice de Percepções de Corrupção (The Corruption Perceptions Index) é uma medida de nível de corrupção criada e aplicada anualmente pela ONG Transparency.
O índice vai de 0 (mais alta corrupção) a 10 (mais baixa corrupção). Estão analisados 180 países.
O Brasil alcança 3,7; Portugal 5,8; Inglaterra 7,7.
O record de mais corrupto ficou com com a Somália (1,1), seguida do Afeganistão (1,2). Os menos corruptos: Nova Zelândia (9,4) e Dinamarca (9,3).
O mapa é interativo, mostrando a pontuação de cada país.
No site há explicações sobre a metodologia, além de artigos e material multimídia, como infográficos e vídeos.
Há também fórum no qual os índices são discutidos pelos usuários.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

terça-feira, novembro 17, 2009

Animação em areia: genialidade e emoção pelos dedos de uma artista ucraniana



Kseniya Simonova é uma artista ucraniana que ganhou a versão de seu país do show de televisão "Qual é o seu Talento?". Usando uma caixa de luz, imaginação e cratividade, ela produz animações com areia. É a sua interpretação da invasão e ocupação da Ucrânia pela Alemanha, na II Guerra Mundial.
A apresentação é absolutamente genial. Dura cerca de oito minutos, mas tenho certeza que vocês não vão deixar de chegar até o final.
Estava no YouTube (onde pode ser ainda melhor visualizada em "tela cheia") desde agosto, mas só agora tomei conhecimento da obra através de meu amigo Enric Tremps.
Emocionem-se.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 comments links to this post

segunda-feira, novembro 16, 2009

Redefinindo os gêneros jornalísticos: obra está disponível para download

O livro Redefinindo os gêneros jornalísticos: proposta de novos critérios de classificação está disponível para download no site da Labcom. A obra é baseada na tese de doutorado da pesquisadora Lia Seixas, defendida em agosto de 2008, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM - UFBA).

Sinopse

"Aprender a fazer jornalismo é aprender a produzir gêneros jornalísticos. O conhecimento mais profundo dos elementos que constituem os tipos mais frequentes de composições discursivas da atividade jornalística pode implicar em maior conhecimento sobre a própria prática. Isso significa conhecimento sobre as competências empregadas para a realização da atividade, desde a produção à publicação do produto.

Com as novas mídias, surgem novos formatos, se hibridizam, se embaralham os gêneros. A noção de gênero entra, mais uma vez, em cheque. Por isso mesmo passa a ser vista com mais atenção. Alguns gêneros podem acabar, outros podem aparecer. Alguns se transformam, outros se mantêm. Com as novas mídias, as práticas discursivas passam a experimentar e produzir novos formatos, que podem se instituir ou não em novos gêneros."

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 15, 2009

Google indenizará autores que tiveram obras publicadas sem autorização

A Google aceitou pagar US$ 125 milhões para remunerar os autores que tiveram suas obras digitalizadas sem autorização. A nova versão do acordo proposto busca responder às objeções sobre o monopólio e direito autoral apresentadas pelo Departamento de Justiça à versão original. Ele foi apresentado pelos representantes de escritores e editores norte-americanos e pela Google.

A empresa também se comprometeu a criar, para os autores e editores que aceitarem digitalizar seus livros, um registro de direitos literários independentes que receberia parte da renda das vendas e da publicidade.
Via Folha.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Em tempos de mudança, como estudar comunicação?

Como estudar comunicação em tempos de mudança? É esta a pergunta que o professor e pesquisador J.L. Orihuela tenta responder. No vídeo, ele dá 10 conselhos.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

sábado, novembro 14, 2009

Tendências nas redes sociais da Europa

Está disponível uma interessante pesquisa sobre as tendências e comportamentos nas redes sociais européias. O blog Colombiz também destaca outro estudo, focado no mercado espanhol.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Ranking dos blogs brasileiros 2009

No blog de Alex Primo, estão disponíveis dados do ranking de blogs brasileiros. O pesquisador explica que, ao buscar os blogs mais relevantes do país para montar uma amostra confiável, não encontrou um ranking atualizado. O trabalho, de bastante relevância, e interesse para mim, foi produzido em parceria com Cynara Peixoto, do MundoTecno. Quem tiver interesse no assunto, o post é bastante explicativo. Além disso, pode conferir a listagem dos 100 blogs que melhor pontuaram no sistema de rankeamento utilizado. Também encontrará listas dos blogs mais relevantes separados em diferentes categorias (tecnologia, variedades, etc.).


Alberto Marques

Marcadores: ,

1 comments links to this post

segunda-feira, novembro 09, 2009

Diálogos entre Texto e Imagem será tema de curso de extensão de Atílio Avancini na FACOM/UFBA

O professor Atílio Avancini, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, ministrará na Faculdade de Comunicação da UFBA, entre 17 e 19 de novembro, um Curso de Extensão intitulado "Diálogos Texto e Imagem".
A programação é a seguinte:
Curso: "Diálogos Texto e Imagem"
Dias: 17, 18 e 19 de novembro, das 15 às 18 horas, no Auditório da FACOM
Clientela: especialmente estudantes de graduação e pós-graduação, mas aberto também a profissionais de Comunicação.
Programa:
Dia 17: "Um livro reportagem sobre o Japão".
Dia 18: "O fotojornalista Henri Cartier-Bresson e o conceito de momento-decisivo".
Dia 19: "Análise de imagens para o jornalismo impresso e online".
Vídeo: Apresentação do Vídeo "Entre a fotografia e o cinema: vídeos de Egbert Mittelstadt", no dia 19 às 9:00 h.
Todas as sessões terão lugar no auditório da FACOM.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, no primeiro dia do curso. Certificados serão emitidos para os participantes com 100% de comparecimento.
Entre 2006 e 2007, o Prof. Avancini aproveitou uma estada de um ano no Japão – onde ensinou Cultura Brasileira – para fotografar o cotidiano daquele país. O belo resultado dessa iniciativa está no livro Entre gueixas e samurais, publicado pela Editora da USP (Edusp) e pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
O curso é parte da programação do PROCAD/CAPES, em projeto envolvendo pesquisadores da UFBA, USP, UFSC e Universidade Tuiuti do Paraná
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Há 20 anos o Muro de Berlim caiu? Não, apenas mudou de lugar...

Para a Palestina...
Por que será que deste Muro pouco se fala?

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 08, 2009

Porque hoje é Domingo


Clic na imagem.
Bom domingo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, novembro 07, 2009

Você se considera bonito(a)? Tente entrar na Beautiful People

Através de uma postagem no blog de Fernanda Colavitti, fiquei sabendo da existência da Beautiful People, uma rede de relacionamento só para "pessoas bonitas". Mas quem decide se você é bonito ou bonita? Os integrantes da rede, em uma votação que dura 48 horas. O percentual de aceitação de novos candidatos no Brasil gira em torno de 37,5%, o que deve significar que essa é a percentagem de "beautiful people" em nosso país.
As categorias possíveis após a votação são.
Leia detalhes do processo de (tentativa) de entrada na descrição bem-humorada da Colavitti, que também reproduz algumas fotos de "aprovados".
A pergunta que fica no ar, naturalmente, é: quem garante a autenticidade mínima da foto ( e da idade da foto!!!), mesmo aceitando-se que retoques e photoshopagens serão inevitáveis?
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Erros jornalísticos, xingamentos pesados e murro na cara

Através de Giuseppe Grianieri fiquei sabendo da briga entre dois jornalistas da seção Style, do Washington Post, em torno de uma série de erros jornalísticos em uma matéria compartilhada. A coisa desandou para murro na cara e xingamentos pesados na redação do jornal.
A história e comentários são instrutivos e abrem uma discussão em torno erro jornalístico e como repará-lo.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, novembro 06, 2009

Morreu Aníbal Ford, comunicólogo e escritor argentino



Morreu hoje o comunicólogo, ensaísta e escritor argentino Aníbal Ford. Autor de extensa obra sobre Comunicação e Cultura, professor de várias universidades, Ford era o diretor da Revista Alambre.
O vídeo acima foi feito para para o CD/Libro "Comunicación Digital: Competencias Profesionales y Desafíos Académicos" (2006) da Red ICOD, disponível online, em português, inglês, espanhol e catalão.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Guardian com reportagem de capa sobre Rio, tráfico e pastores evangélicos

Abrindo com um vídeo no qual, os repórteres passeiam no 4x4 de Spiderman, um dos mais procurados chefes do tráfico carioca, o jornal britânico Guardian, com chamada na capa, mostra as estranhas relações entre o tráfico, a criminalidade e os efeitos das pregações evangélicas nas favelas da Cidade Olímpica.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, novembro 05, 2009

Infografando uma eleição municipal: quarteirão a quarteirão

Um excelente exemplo de infografia interativa, mais uma vez no New York Times. Uma radiografia em mínimos detalhes de como se comportaram os eleitores novaiorquinos na reeleição do prefeito da cidade. Mais um pouquinho de aproximação e o segredo do voto estaria em perigo!
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Curso de Extensão em Comunicação Publicitária e Mercado na FACOM/UFBA


O I Curso de Extensão Comunicação Publicitária e Mercado - Uma discussão sobre o modo de pensar e fazer Propaganda acontecerá na Faculdade de Comunicação da UFBa, todas as sextas-feiras do mês de novembro (06, 13, 20 e 27/11/2009), pela manhã, das 9h às 12h. A proposta do evento é discutir o mercado publicitário sob a ótica das seguintes temáticas:

  • 06/11/2009 – Criação Publicitária
  • 13/11/2009 – Mídia e Pesquisa
  • 20/11/2009 – Ética na Propaganda
  • 27/11/2009 – Mídia e Poder
Foram disponibilizadas 100 vagas e as inscrições são gratuitas. Os interessados podem se inscrever na própria Faculdade de Comunicação (Rua Barão de Jeremoabo, Campus da UFBa em Ondina), no NICOM, das 8h às 12h, entre os dias 26 de outubro e 05 de novembro. Para maiores informações entrar em contato por aqui, pelo próprio blog, ou através do email:nepp.ufba@gmail.com.

Marcadores: ,

1 comments links to this post

Google News permite criação de seção personalizada por palavras-chave

Desde ontem o Google adicionou uma funcionalidade de personalização ao Google Notícias que permite a criação de seções personalizadas, que só mostrem artigos e notícias de assuntos de sua escolha.
A imagem acima é do Jornal da Bahia, um "caderno personalizado" que criei a partir de duas palavras-chave: Bahia e Salvador. A partir das palavras-chave os artigos são selecionados e organizados por ordem de relevância ou cronológica.
Para criar uma seção personalizada, entre no Google Notícias e clique em “Editar esta página” no canto superior direito da tela. Agora clique em “Adicionar seção personalizada” e escolha as palavras-chave (separadas por vírgula) e quantidade mínima de artigos da seção. Na opção "Avançado" você pode dar um título a seu "jornal".
Via Jornal Tecnologia e Twitter do Gilson Porto (@gilporto)

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 04, 2009

Agora ficou fácil ser acadêmico: editor automático de pensamentos abstratos


Está precisando de uma frase de efeito para seu artigo? Não encontra a formulação perfeita? Aqui está a solução: um editor automático de frases acadêmicas. Escolha as palavras e plim... Aí está sua frase acadêmica. Não gostou? Clic em Edit e receba outras opções com as mesmas palavras. E em inglês!

marcos palacios (Via Twitter do Prof. Herman Wasserman - @hwasser)

Marcadores: , ,

3 comments links to this post

A propósito da morte de Lévy Strauss: Obituários e Memória Jornalística


"Um olhar sobre o processo do fazer jornalístico revela que, em inúmeras ocasiões, o recurso à memória na produção dos conteúdos jornalísticos é evidente. O acionamento da memória é condição de produção em peças jornalísticas de caráter comemorativo (aniversários de eventos ou pessoas) e naqueles em que o fato presente está sinalizando um fim de trajetória, como nos obituários, por exemplo. É este, sempre, o caso em peças jornalísticas que marcam o fim de processos que se estenderam e foram (jornalisticamente) acompanhados ao longo de uma dada temporalidade, sejam tais processos a vida e a morte de um Homem de Qualidade (Cf. Musil, 1989) - Presidente, Papa ou Monstro - seja a discussão e aprovação de um novo projeto de lei em uma casa legislativa".
Lugares de Memória por excelência, os Obituários de alguns jornais são paradigmáticos e podem ser considerados "clássicos no gênero". É o caso dos espaços desse tipo no Times inglês e no New York Times norte-americano.
Para conferir, veja o que está nos Obituários dos dois jornais sobre Claude Lévy Strauss.
E, em português, veja como saíram o Estadão e a Folha Online em igual tarefa.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Documentário sobre Tristes Tropiques de Claude Lévy Strauss: assista na íntegra


A propos de tristes tropiques, Jorge Bodansky, Patrick Menget, Jean-Pierre Beaurenaut 1992, França.
O mais longo depoimento gravado com Claude Lévy Strauss.
Outras entrevistas disponíveis em vídeo.

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Vídeo mostra como seria Madeleine McCann hoje aos completar seis anos


Em maio de 2007, a menina Madeleine McCann desapareceu enquanto passava férias com seus pais em Portugal. O fato foi assunto na imprensa internacional por meses, mas até hoje não se tem pistas sobre seu paradeiro. A ONG britânica Child Exploitation and Online Protection Centre divulgou um vídeo mostrando como ela seria hoje, aos seis anos, e apelando a quem esteja ocultando informações sobre o desaparecimento para que as revele.
Via Abril.com

marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, novembro 03, 2009

Em uma palavra: como você está se sentindo um ano após a eleição de Obama?

Quem pergunta é o New York Times. E você pode ver as respostas dos Republicanos, dos Democratas e do conjunto dos respondentes. E pode, é claro, acrescentar a sua.

marcos palacios - Via Tweeter do Prof. Rosental Calmon Alves (@rosental).

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Especial sobre a queda do Muro convida leitores a produzir Memórias


Esta cada vez mais freqüente a produção de "reportagens especiais" que hibridizam textos jornalísticos e relatos de memórias vividas dos usuários, a partir da solicitação explícita de que o leitor que vivenciou os fatos deixe seu registro em seções de “memórias dos leitores”.
Um novo gênero jornalístico em gestação?
É o caso do especial sobre os 20 anos da queda Muro de Berlin, no G1. O especial agrega uma grande quantidade de material de Memória, com excelentes fotos históricas, e convida os leitores à participação a partir de fotos ou relatos de experiências relacionadas ao Muro e sua queda.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Photoshop transforma mão em peça de filme de terror


Uma colega da FACOM chamou minha atenção para um detalhe da capa da Revista Isto É, 629, de 28 de outubro de 2009. A foto é do presidente de uma operadora de celulares. Reparem, no entanto, no detalhe da mão segurando o telefone: digna de filme de terror. O Photoshop é realmente uma arma mortífera.
Clic não mão para ampliá-la e se assustar ainda mais...

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 02, 2009

Filtr: uma experiência em jornalismo colaborativo e filtragem

Giuseppe Granieri, que ficou conhecido no Brasil e Portugal através de seu livro Geração Blog, juntou-se Sergio Maistrello na experiência de criação de um espaço de jornalismo social e filtragem de informação. É o Filtr. A idéia, segundo os autores, é dar circulação a informações que aparecem em meios menores e que não alcançam de imediato grande repercussão. O público alvo pretendido não são os nerds, mas justamente pessoas com pouco tempo para criar suas próprias redes de informação.
Vamos acompanhar e ver como se desenvolve a idéia.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 01, 2009

Porque hoje é Domingo

THE MACHINE from Bent Image Lab on Vimeo.

Uma fábula. O Criador e sua Criatura em uma meta-animação em que os personagens são eles próprios bonecos em uma máquina de animação mecânica. Diretor Rob Shaw. Animation Studio BentImage Lab.
Bom Domingo para todos.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post