quinta-feira, março 11, 2010

Calangos: um jogo ecológico. Faça o download.

"Pesquisadores da UFBA, UEFS e Universidade Mackenzie lançam no dia 22 de março, às 18h, em evento especial do Café Científico Salvador, o jogo eletrônico educacional Calangos. No mesmo dia será lançado documentário sobre o desenvolvimento do jogo, dirigido por Daniel Dourado e produzido por Cristiano Britto, para a Olho de Peixe Filmes. Mais detalhes sobre o jogo podem ser encontrados no site do jogo (http://calangos.sourceforge.net/), no qual também se pode fazer o download.

O desenvolvimento do jogo foi financiado pela Finep e pela Fapesb. Seu desenvolvimento se estendeu por três anos de pesquisa, tendo sido coordenado pelos professores Charbel El-Hani (Instituto de Biologia da UFBA), Ângelo Loula (Departamento de Computação da UEFS) e Leandro Nunes de Castro (Mackenzie). O jogo simula o ambiente das dunas do Médio São Francisco, no estado da Bahia, investigada por pesquisadores brasileiros, inclusive da UFBA, como o Prof. Pedro Luís Bernardo da Rocha (Instituto de Biologia).

O jogo envolve uma série de recursos de computação gráfica, coordenados pelo Prof. Antônio Apolinário (Depto. de Computação, UEFS) e tem como base, em termos de aprendizagem, a teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, graças à participação na equipe do Prof. José Luís de Paula Barros e Silva (Instituto de Química, UFBA). Estudantes de pós-graduação, como Yupanqui Muñoz (PPG em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBA/UEFS) e Marta Vargens (PPG em Ecologia e Biomonitoramento/UFBA) estiveram envolvidos em seu desenvolvimento, assim como estudantes de graduação da UFBA e da UEFS. ."

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home