sábado, dezembro 18, 2010

Quatro livros sobre Estudos Culturais para download

Título: Cartografias dos estudos culturais - Uma versão latino-americana
Autor(a): Ana Carolina D. Escosteguy
Um leitura bem interessante e esclarecedora, o livro apresenta um levantamento teórico e bibliográfico dos principais teóricos de Estudos Culturais da Europa e suas relações com os principais autores dessa área na América Latina.

Título: Nunca fomos humanos - Nos rastros do sujeito
Autor(a): Tomaz Tadeu (Org.)
O livro é uma coletânea de importantes autores sobre a constituição do sujeito frente às representações do próprio ser humano pelo cinema, pela imaginação, pelas relações entre sujeito e objeto. Os autores articulam textos teóricos e reflexão para rastrear vestígios e indícios de conhecimento e cognição na eterna busca pela identidade

Título: Pedagogia dos monstros - Os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras
Autor(a): José Gil , Ian Hunter , Jeffrey Jerome Cohen , Tradução e organização: Tomaz Tadeu , James Donald
O livro apresenta um conjunto de ensaios que analisam a ficção sobre monstros, chamando a atenção para o caráter problemático da natureza da subjetividade pressuposta na teoria pedagógica — sobretudo na teoria pedagógica crítica. Segundo a sinopse do livro, "a “pedagogia dos monstros” recorre aos monstros para mostrar que o processo de formação da subjetividade é muito mais complicada do que nos fazem crer os pressupostos sobre o “sujeito” que constituem o núcleo das teorias pedagógicas — críticas ou não.”

Título: Teoria cultural e educação - Um vocabulário crítico
Autor(a): Tomaz Tadeu
O livro apresenta mais de 200 verbetes originados de campos tão diversos como a Filosofia, Teoria Literária, Estudos Culturais, Psicanálise e Sociologia. Segundo a sinopse da editora, o livro vem preencher uma lacuna existente, já que "ao ler, nos últimos anos, textos de Teoria Educacional, quem não se deparou com termos como “metafísica da presença”, “sujeito”, “performatividade”, “binarismo”, “episteme”, falagocentrismo”, entre muitos aparentemente estranhos às preocupações das teorias pedagógicas e curriculares? Essa proliferação, na teorização educacional, de termos tomados de empréstimo à teorização social e cultural, demonstra seu amplo caráter intertextual".

Os links para Download estão no Blog do Gipo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

1 Comments:

Blogger graciela natansohn said...

O ultimo, digo, o de educação.

9:55 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home