domingo, fevereiro 28, 2010

Grupo Cabruêra lança no Overmundo álbum para livre download

"O grupo Cabruêra está lançando com exclusividade no Overmundo o álbum Visagem, que foi premiado pelo Programa Petrobras Cultural. Originária de Campina Grande na Paraíba, a banda sintetiza as mais diversas influências musicais com muito talento e já conquistou seu público no Brasil e na Europa. Formada em 1998 por um grupo de estudantes da Universidade Federal da Paraíba, a banda Cabruêra poderia estar fadada ao isolamento na sua cidade do interior, o que acontece com inúmeras bandas Brasil a fora. Como fazer música independente é difícil mesmo nos grandes centros urbanos, muitos grupos não alcançam visibilidade nem o sonhado auto-sustento com a música. Aconteceu diferente com o Cabruêra. Superadas as adversidades, o talento deles alcançou visibilidade não só por aqui, mas lá fora também.
De mansinho, o grupo paraibano conquistou os festivais de música independente aqui no Brasil, o que abriu as portas para os festivais internacionais. Tocaram na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Portugal. Seu segundo álbum, “O samba da minha terra”, chegou a ser lançado em mais de 25 países.
O som do grupo gira principalmente em torno dos ritmos nordestinos, como forró, ciranda, maracatu, do cancioneiro popular da Paraíba, entre outros. E claro, não deixam de lado a influência da diversidade de ritmos que marcou a banda, como o jazz, rap, funk, rock, e por aí vai..."
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Avanços tecnológicos

Uma linha do tempo com a projeção das conquistas na área da ciência, tecnologia e inovação até o ano de 2030 foi desenvolvida pela equipe do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia(CGEE/MCT).
Para visualizar a ferramenta e obter informações sobre os procedimentos metodológicos empregados, veja em http://www.cgee.org.br/flash/timelineCGEE.html.
Luciana Mielniczuk

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Porque hoje é Domingo

Nuit Blanche.
O autor, Arev Manoukian, descreve a obra como uma "fantasia hiper-real revelando a breve conexão entre dois desconhecidos".
Clic no vídeo para assistir e aqui para ver o Making Of.
Bom Domingo.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sábado, fevereiro 27, 2010

Para amantes de livros: encadernações

Como faço de vez em quando, volto a recomendar uma visita ao BibliOdyssey, o mais espetacular Blog para os amantes de livros.
Desta vez, uma postagem sobre encadernações. Vale muito a pena explorar o Blog todo, como suas muitas postagens arquivadas e bem classificadas.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

British Library: “Nós vamos estar aqui em 100 anos”. Será que o Google estará?

A British Library está empenhada em criar uma coleção de sites britânicos a fim de preservá-los para a posteridade. A coleção intitulada UK Web Archive estáaberta ao público e compreende cerca de seis mil sites. Há de tudo: sites pessoais, sites de turismo, comerciais e institucionais, classificados por categorias. Seis mil pode parecer um número muito pequeno, em se considerando que existem mais de oito milhões em domínio britânico. O problema é que a construção da coleção é muito lenta. Por razões de copyright, a British Library tem que solicitar permissão aos responsáveis pelos sites antes de copiá-los.
É claro que se pode perguntar se isso vale a pena, em se considerando que existem iniciativas como a “Wayback Machine” gerenciada pela organização sem fins lucrativos Internet Archive organisation, para não se falar do próprio cache do Google.
A resposta da British Library, através de um porta-voz, é : ” As grandes empresas aparecem e desaparecem. Nós estaremos aqui em 100 anos. Será que o Google estará?”
Via BBC News e Blog do Dodô.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Alice retorna a Wonderland 10 anos depois

É o filme de Tim Burton, que em breve estará nos cinemas. Alice, agora uma jovem de 19 anos, retorna a Wonderland para novas aventuras e reencontro de velhos amigos. A pré-estréia mundial foi ontem no Cine Odeon, na Leicester Square, em Londres.
O filme, é claro, usa e abusa dos recursos das tecnologias digitais para criar uma Wonderland para além da imaginação vitoriana de Lewis Carrol. Em alguns momentos do trailer, dá a impressão que Dart Vader vai entrar em cena, fantasiado de Chapeleiro Maluco. Em 3D, obviamente...
Assista o trailer via The Guardian.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

7% dos participantes geram 79% das atividades no Twitter

O chamado Princípio de Pareto estabelece que 20% dos participantes são responsáveis por 80% das atividades em uma determinada rede (virtual ou não) de pessoas.
Será que isso se aplica ao Twitter?
A empresa Nielsen resolveu testar e descobriu que, pelo menos para a Grã-Bretanha, Pareto não funciona para o Twitter. A proporção é ainda mais extrema: 7% dos participantes são responsáveis por 79% da festa.
Detalhes no SocialMedia Today.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Revista alemã coloca na capa Vênus de Milo com gesto obsceno

A revista alemã Focus, a propósito da crise na Grécia, traz em sua capa uma montagem da estátua grega da Vênus de Milo dando dedo! O título diz: “Fraudadores na família euro”.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Os Beatles através de infográficos

Uma série de infográficos retrata aspectos da carreira dos Beatles, tanto no que se refere a aspectos musicais de sua produção e de sua parceria em cada uma das músicas produzidas, quanto a coisas mais triviais. No gráfico que ilustra esta postagem temos a agenda de compromissos do grupo, entre 1963 e 1966. Curioso observar como o mix de atividades foi se modificando ao longo do tempo, com um tempo cada vez maior dedicado a gravações e, inversamente, períodos mais concentrados e menores alocados para shows.
Via Information Aesthetics

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Scribd oferece opção de descarga de documentos em aparelhos móveis

A partir de agora documentos guardados no Scribd podem ser lidos também em smart-phones e em aparelhos de leitura de e–books, como o Kindle da Amazon, por exemplo.
O Scridb, é um site para compartilhamento público de textos que já estoca mais de 10 milhões de documentos escritos (incluindo e-books).Desde hoje passou a oferecer a opção Mobile, para que os textos sejam descarregados em equipamentos móveis. Para isso basta abrir o documento e em seguida clicar em Mobile.
A novidade está sendo discutida no Guardian como uma ameaça aos planos da Apple e da Amazon.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Geo-fencing: tecnologia amplia uso de celulares para publicidade

Uma matéria na seção Business do New York Times detalha planos para o aumento do uso de mensagens geo-localizadas com publicidade em celulares.
A tecnologia, denominada geo-fencing (cercamento geográfico) faz com mensagens publicitárias sejam enviadas para celulares que entrem em uma determinada área adjacente a uma loja ou qualquer outro estabelecimento. Por exemplo, você pode receber um cupom para um café grátis ao passar perto de uma cafeteria, ou uma lista de ofertas de saldos, ao estar nas imediações de uma loja de eletrodomésticos.
O raio de ação está pensado para meia milha em áreas urbanas e uma milha em áreas suburbanas. Mas o cliente só recebe os avisos se houver previamente aceito os envios.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Revista Mediações traz dossiê sobre as contribuições do Pensamento Feminista

Está online para acesso livre o mais recente número da revista Mediações (Vol.14, n.2), com um dossiê sobre feminismo e ciências sociais, incluindo material de interesse para pesquisadores na área de Comunicação e Cultura Contemporânea.
Eis a apresentação do dossiê:
"A segunda metade do século XX viu surgir a chamada Segunda Onda do Feminismo no mundo ocidental, que influenciou amplamente tanto a prática política como o pensamento acadêmico. O presente dossiê de Mediações, dedicado a algumas das principais contribuições do pensamento feminista para as Ciências Sociais, tem o mérito de traduzir e colocar à disposição de seus/suas leitores(as) os artigos da Filósofa Nancy Fraser e da Antropóloga Marilyn Strathern, autoras com um importante e reconhecido diálogo entre o Feminismo e a academia. Não por acaso, as duas teóricas são referência direta ou indireta de boa parte dos/das autores(as) que compõem este dossiê.
Este número é também uma homenagem aos 60 anos do livro O segundo sexo, de Simone de Beauvoir, uma das inspirações para o Feminismo da Segunda Onda. Desejamos que, mais uma vez, Mediações contribua com as constantes reflexões que fazem a arte das Ciências Sociais".

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Uma coletânea de alto nível sobre Cibercultura, recém saída do forno


Acaba de ser publicada, para livre acesso na Web, uma coletânea de textos sobre Cibercultura, editada por Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto. Intitulado A Cibercultura e seu Espelho. Campo emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa, o livro congrega artigos de diversos autores trabalhando na linha de frente das pesquisas em Cibercultura, tais como Othon Jambeiro, Lúcia Santaella, Elizabeth Saad Corrêa, Gilbertto Prado, André Lemos, Adriana Amaral, dentre outros.
A publicação é uma iniciativa da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura)com apoio da Fundação Itaú Cultural, Ministério da Cultura e CAPES.
Acesse a coletânea.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Existem Paraísos Fiscais. A Islândia quer se tornar um Paraíso Editorial


Após viver uma situação de quase absoluta falência geral, como consequência da crise financeira internacional, na qual instituições islandesas (e muitos de seus cidadãos!) estavam envolvidas até o pescoço, a Islândia volta ao noticiário internacional, com a proposta de uma nova legislação que pode torná-la um “paraíso para jornalistas e editores” de todo o mundo.
A idéia é criar um conjunto de leis que forneçam alta proteção às atividades jornalísticas e editoriais e atrair para o pequeno e gelado país (cerca de 300 mil habitantes) empresas editoriais de todo o mundo.
“Nós seríamos o inverso de um paraíso fiscal”, explica Birgitta Jonsdottir, deputada islandesa e uma das patrocinadoras da iniciativa. “Eles estão tentando tornar tudo opaco. Nós estamos tentando tornar tudo transparente”.
Ao transformar a Islândia em líder mundial da proteção jornalística, os apoiadores da idéia acreditam que atrairiam para lá negócios editoriais e figuras importantes do jornalismo que se beneficiariam da proteção legal a ser criada.
Leia reportagem sobre o assunto no New York Times.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

O temporal na Madeira: infográfico interativo

Publicado no jornal Público, um infográfico interativo mostra a situação na Ilha da Madeira, em decorrência das chuvas.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

A morte de um ícone

Abdulkhakim Ismailov, um soldado do Exército Vermelho que aparece em uma histórica fotografia ajudando a levantar a bandeira da União Soviética sobre o estandarte dos nazistas em Berlim, em 1945, morreu na semana passada, aos 93 anos, em seu povoado nativo, Chagar-Otar.
Ele é o soldado do meio, na histórica foto.
Via Estadão.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, fevereiro 21, 2010

O estranho caso dos laptops espiões

A história está contada no Washington Post. No afluente subúrbio de Lower Merion, Philadelphia, todos os 2300 estudantes das escolas secundárias receberam laptops Apple para seu uso pessoal. O que eles não sabiam é que as máquinas podem funcionar como verdadeiros espiões, ativados à distância, para enviar imagens e sons de seus usuários. As autoridades dizem que os mecanismos seriam utilizados apenas para encontrar laptops desaparecidos. Mas parece que esse não foi bem o caso...
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Porque hoje é domingo

Esta foto foi tirada no estande da empresa Sofrecom no Mobile World Congress, em Barcelona. A empresa, sem dúvida, sofrerá com trocadilhos em português.
Via Circuito Integrado.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

sábado, fevereiro 20, 2010

Fiéis largam seus iPods durante Quaresma

Alguns fiéis da Igreja Anglicana estão abrindo mão de seus iPods durante a Quaresma. Pelo menos este foi o pedido de alguns líderes da igreja. Os vícios mais tradicionais, como o chocolate, foram substituídos com a intenção de salvar o planeta.

Segundo a Folha Online, “os bispos de Londres, Richard Chartres, e Liverpool, James Jones, estão entre os que estão pedindo um jejum de emissões de carbono na Quaresma, um período que antecede a Páscoa e que é tradicionalmente visto pelos cristãos como um tempo para reflexão e penitência. A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas”.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

BBC revê regras para uso dos meios sociais

Quem tiver interesse em conhecer as regras para utilização dos sites formadores de redes sociais na BBC, um arquivo em formato PDF está disponível online. A empresa britânica acaba de rever suas regras. Uma ótima dica do Ponto de Media.
Via Headshift.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Documentários latinos são difundidos em site

Um projeto ambicioso acaba de ser lançado na Argentina. Docfera tem como objetivo conservar, divulgar e distribuir na internet o enorme patrimônio latino-americano. A plataforma pioneira dará acesso ao maior arquivo digital do mundo de documentários, segundo os autores.
Dica de Marcos Palacios / via Interarts.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, fevereiro 14, 2010

Carnaval: blog retorna dia 18

Por conta do feriadão de Carnaval no Brasil, o blog só retorna na quinta-feira (18). Para quem vai participar da festa, muita disposição. Para quem não vai, bom descanso. Paz e amor para todos.

Marcadores:

0 comments links to this post

Jornalistas: quais habilidades a web requer?

As constantes inovações tecnológicas têm requerido dos jornalistas que pretendem trabalhar na web uma atualização periódica das suas habilidades. No OJR, um texto tenta responder quais as competências necessárias para trabalhar na área. Além disso, faz algumas reflexões que, apesar de serem breves, valem a pena ler. Os comentários complementam o post.

"The top skills required for a Web journalist are solid news judgment, strong ethics, thrive under deadline, accuracy and a mastery of the AP Stylebook. Other skills I include are knowledge of HTML, experience with CMS, working understanding of SEO, being social in Social media and the willingness to try new technologies."

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, fevereiro 13, 2010

Cursos online grátis de universidades

Você gostaria de assistir cursos em Harvard, Princeton, Berkeley, Columbia, Stanford ou Yale? Em academicearth.org você encontrará cursos online de filosofia, ciências políticas, psicologia, religião, gastronomia, informática, economia, história, direito, entre outras áreas. E o melhor: todo o conteúdo é livre.
Via Eduang

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Pesquisa indica que empresas brasileiras são as que mais restringem redes sociais

A Manpower, empresa de recursos humanos, divulgou uma pesquisa surpreendente. Segundo os dados, 55% das empresas brasileiras adotam políticas para controlar o uso de mídias sociais no trabalho. Os dados colocam o país no topo do ranking mundial. A média global é de 20%. Mais informações podem ser encontradas na Folha Online.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

O futuro do ensino de jornalismo

Dan Gillmor tem refletido sobre o ensino de jornalismo há algum tempo. Numa postagem, ele cita alguns pontos que executaria se criasse uma faculdade de jornalismo. As questões farão parte de um capítulo do livro Mediactive. Vale a pena ler.
Via Ponto de Media.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Biblioteca britânica oferecerá mais 65 mil livros para baixar

Mais de 65 mil livros do século XIX, em formato de ebook, serão oferecidos pela The British Library para baixar de forma gratuita. Charles Dickens, Jane Austen e Thomas Hardy são alguns exemplos de autores de obras que estarão disponíveis. A iniciativa é feita em parceria com a Microsoft, que passará três anos para digitalizar os volumes.
Via La Brujula Verde

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Casa Branca restringe uso de imagens do Flickr

O governo Barack Obama jogou mais um balde de água fria nos usuários das redes sociais: “restringiu a utilização por terceiros das fotografias publicadas em seu perfil do Flickr”, informa a Folha Online. Segundo a descrição da conta da Casa Branca, as imagens estão disponíveis para organizações de notícias e/ou para uso pessoal dos sujeitos fotografados.

A explicação talvez esteja na parte em que o texto afirma que as fotografias "não poderão ser usadas em materiais, anúncios, produtos ou promoções que de alguma maneira sugiram apoio do presidente ou da Casa Branca". Exemplos disso não faltam, como um banner contra uso de peles de animais da ONG Peta, no qual foi usada uma imagem da primeira-dama Michelle Obama. Houve também um outdoor produzido pela The Weatherproof Garmet Co., utilizando uma foto da agência Associated Press com o presidente Barack Obama em que ele parecia apoiar a empresa de casacos.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

O estado da internet

Produzida pela equipe do Focus, a infográfica deste post é um complemento da pesquisa O estado da internet 2009. Segundo o blog Mangas Verdes, os dados são da Akamai e do Technorati.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Manual para jornalistas está disponível para baixar

O livro Ferramentas digitais para jornalistas está disponível para baixar na internet. O manual é de autoria da jornalista argentina Sandra Crucianelli e foi organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. De acordo com Sandro Medina, a obra “se encuentra dividido en nueve capítulos: Searching, marcadores sociales, documentos oficiales y acceso a base de datos, redes sociales y sindicación web, números en la sala de redacción, herramientas específicas, la web semántica y nuevos médios”.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

The Wall Street Journal desintegra redação

Depois de um período afastado, descubro que o The Wall Street Journal decidiu desintegrar sua redação. A integração das redações impressa e online aconteceu em 2008. Mais informações no Infotendencias.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Brasileiros nas redes sociais

Já anunciou em algum site formador de redes sociais? Sua empresa possui algum perfil? Caso seja negativa a sua resposta, assista ao vídeo da AgênciaClick. Pode ser que sua idéia mude. Pelo menos, acho eu, é o que o trabalho tenta passar. A obra traça um panorama dos usuários brasileiros em alguns serviços. Os dados parecem ser atualizados, mas senti falta das fontes.
Via Boombust.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

Dicas para não ter um blog de sucesso

Chamou-me atenção o post de Giuseppe Granieri com "dicas" para não ter um blog bem sucedido. O autor de blog generation elenca 10 passos para não ganhar visibilidade na blogosfera. Na lista, não existem novidades, mas, como não via há muito tempo algo do gênero em blogs de destaque, chamou minha atenção.

Post atualizado às 19h para correção de informação.

Alberto Marques

Marcadores: ,

2 comments links to this post

Cinco ferramentas para jornalistas móveis

No Mashable, existe uma lista de cinco ferramentas para jornalistas móveis. Com as dicas, o profissional pode, por exemplo, gravar dados e editar clipes. Confiram e sugiram novas ferramentas.

Alberto Marques

Marcadores:

0 comments links to this post

domingo, fevereiro 07, 2010

Noticiosos oferecem mecanismos de busca visual

O modelo não é novo, mas parece que os sites noticiosos britânicos estão mais atentos aos mecanismos de busca visual. É o caso do Independent, que lançou um buscador de notícias que apresenta as informações visualmente. Segundo o editor Jimmy Leach, a estratégia é agregar os próprios conteúdos, além de servir como uma jogada de SEO, para ganhar mais visibilidade nos motores de busca.

A BBC também lançou, há pouco tempo, um sistema de busca visual mais completo. As informações são organizadas por seções ou zonas. Outro ponto interessante, de acordo com Tiago Dória, “é que as pesquisas geram urls fixas e únicas, do tipo http://www.bbc.co.uk/search/brazil”. Informações sobre o novo mecanismo podem ser encontradas no blog da BBC.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Números orbitais

Quantos satélites existem na órbita da Terra? Esta é a pergunta que o infográfico de Michael Paukner responde. Um belo trabalho, que merece ser acessado em seu tamanho original.
Via Alt1040

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post