terça-feira, agosto 31, 2010

BlogDay 2010

Como hoje é o dia do blog, estou indicando os meus cinco blogs, entre muitos outros, favoritos.

Alex Gamela - Digital Media & Journalism
Digitalismo
Ponto Media
Reportr.net
Social Media

Para quem não conhece a data, todos os anos a blogosfera mundial participa da comemoração indicando blogs aos seus leitores.

Alberto Marques

Marcadores:

2 comments links to this post

O que ensinar sobre mídias sociais aos alunos de jornalismo?

Alfred Hermida, professor da escola de jornalismo da University of British Columbia's, fez uma ótima postagem com dicas de usos e como, e o que, ensinar aos alunos de jornalismo. O professor diz que lecionar sobre as mídias sociais não é somente mostrar a mecânica de funcionamento, por exemplo, do Twitter. A ideia, segundo o pesquisador, é ensinar como criar uma rede de seguidores relevantes e como interagir com eles para se tornar um profissional melhor.

In the classroom, we need to stress that social media technologies do not just offer journalists new ways of doing old things. They offer the potential to explore new ways of telling stories, of collaborating and connecting with audiences, of rethinking how we do journalism.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 30, 2010

Apropriações dos meios sociais pelos jornalísticos

A apropriação dos meios sociais pelos jornalísticos é dada de diversas formas nos mais variados locais. Com a publicação de “Accountability through Social Media at the BBC“, uma avaliação feita na BBC sobre o uso das redes e mídias sociais, duas postagens sobre o tema chamaram minha atenção. A primeira é do pesquisador português, Antônio Granado, e a outra é do pesquisador brasileiro, Rogério Christofoletti. As duas, fazendo um comparativo ao uso feito pela BBC, indicam que existe uma deficiência nas apropriações em seus respectivos países. Realmente, na maioria dos casos, pelos menos os que tenho conhecimento, são incipientes.

Como a bibliografia relacionada ao tema ainda é pequena e, principalmente, os usos não são consolidados, surgindo a cada instante novos experimentos, sinto dificuldade em estabelecer usos apropriados e aferir o estado da arte em cada país. Contudo, isso não justifica, pois, como cita Christofoletti, “o jornal mais influente do país – a Folha de S.Paulo – só foi perceber que as mídias sociais podem ajudar seus canais convencionais de jornalismo há pouquíssimo tempo. Com isso, há três meses apenas, criou a função de editor de mídias sociais, cargo para coordenar ações nesses vetores”.

Alberto Marques

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, agosto 29, 2010

Os cenários planetários da informação

Os cenários emergentes da produção, circulação e acesso às informações são representados de forma planetária por Ross Dawson nessa imagem. No centro do NewsScape, como chama Dawson sua representação, estão as interfaces. A postagem do Trends in the living networks é bastante sugestiva. “Each of these planets has moons, some caught between planets. Together these heavenly entities indicate the entire system within which participants in the news industry must play”.
Vale a pena ler.
Via eCuaderno

Alberto Marques

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

sábado, agosto 28, 2010

La Información.com: novas narrativas visuais



O departamento de novas narrativas do portal espanhol La Infomación.com publicou recentemente um especial reunindo quase 400 trabalhos de infografias realizados no último ano.

Trata-se de uma excelente análise sobre as novas formas de apresentar informação, de maneira mais atraente e com uma melhor interpretação, o que exige de uma equipe bastante experiência, apuração e criatividade.

Os gráficos estão subdivididos em temas, como atualidade (utilizando informações com base de dados), áudio, interatividade, serviço, valor, design e jogos.


Vale a pena mergulhar na série de gráficos que foram reunidos nesse especial.

Rodrigo Cunha

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, agosto 26, 2010

The Washington Times celebra acordo para venda


Um acordo preliminar para venda do jornal conservador The Washington Times foi feito. Segundo informações da cadeia de televisão ABC, a venda será oficializada em 30 dias. Entre os cortes para manter-se financeiramente, o jornal, durante este ano, reduziu aproximadamente 40% do seu quadro funcional. Leia mais informações no El Mundo.

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quinta-feira, agosto 19, 2010

Lead serve para o conteúdo pago?

Ramón Salaverría publicou em seu blog mais um lembrete para o problema em se utilizar a pirâmide invertida (lead) em conteúdo pago. Neste tipo de redação, o resumo principal da matéria fica localizada nos primeiros parágrafos. Salaverría já havia publicado há sete sobre esse mesmo problema. Hoje, quando alguns portais de notícias cobram para ter acesso ao conteúdo de maneira integral, você pagaria para ler o restante da notícia?

Rodrigo Cunha

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Infografias feitas à mão


A editoria de arte do diário Público, da Espanha, publicou no Flickr alguns trabalhos realizados para o caderno Libre, para o especial “Cuadernos de viaje”. São infografias produzidas artesanalmente, desenhadas à mão e utilizando um passaporte como base para a produção das peças. Os infográficos foram publicados na edição de 8 de agosto.


Dados, anedotas, lugares, tudo que se possa ser infografado e mostrado para o leitor, sempre em primeira pessoa, as experiências de quem já havia realizado grandes viagens.

Foram utilizadas também nas peças papel, palitos de sorvete, mortadela, lápis, canetas. Muito mais pode ser visto no Flickr da editoria da arte do jornal. Dica do blog Quinta Tinta, de Diego Areso.

Rodrigo Cunha

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, agosto 13, 2010

Mais uma arma contra as gravadoras


Entrou no ar nesta quinta-feira, 12, a plataforma social de micropagamentos denominado Flattr. Criado pelo mesmo fundador do The Pirate Bay, Peter Sunde, o sistema pretende ser mais uma alternativa a pirataria, desta vez, funcionando por meio de convites. As pessoas que querem financiar o seu trabalho online podem utilizar o sistema na rede. E os que querem bancá-los, podem doar diretamente aos artistas favoritos.

Pelo Flattr é possível ter acesso a vídeos, textos, músicas e softwares compartilhados pelos seus autores. Se gostar de algum deles, pode pagar. Senão, não precisa. No final do mês, as obras que você aprovou, dividem a quantia que você doou. Para distribuir este valor, você clica em "Curti", parecido com o mesmo que já existe no Facebook.



A ideia novamente vai contra os interesses das gravadoras e produtoras que, por meio do Flattr, não funcionarão como intermediárias do negócio. O site é uma tentativa de capitalizar a troca de arquivos, excluindo intermediários e remunerando diretamente os artistas e produtores de conteúdos. Cada usuário pode usar uma cota fixa por mês, de 2 a 20 euros, para pagar pelo conteúdo disponibilizado no Flattr: não por obrigação, mas para garantir que os produtores ganhem pelas suas obras criativas.

Rodrigo Cunha

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 09, 2010

Morte declarada do Google Wave


Quando foi aberto ao público em geral, em maio de 2009, o Google Wave se propunha a disponibilizar numa mesma plataforma um serviço de e-mail, com um comunicador instantâneo e possibilidade de envolvê-los num ambiente totalmente colaborativo.

Mesmo assim, a resposta do público não foi satisfatória para empresa, já que as pessoas consideraram a ferramenta complicada demais e sem nenhuma disposição para utilizar.

Recentemente, o Google afirmou que não irá mais implementar melhorias no Wave e até o final do ano deverá continuar no ar. O Google Wave representou mais uma falha da empresa norte-americana na web social.

Será que realmente as pessoas estariam dispostas a reaprender a utilizar a web para poder mudar as formas de interação com as outras por conta de uma ferramenta que quis recriar a roda? O resultado foi que ninguém se propôs a isso.

Rodrigo Cunha

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, agosto 06, 2010

Em Férias


Estou saindo de férias...
O Blog entra em recesso de minha parte.

marcos palacios
0 comments links to this post

De como ativistas contra caçadas de raposas enganaram a imprensa britânica








Esta foi ótima!
Aproveitando uma onda criada pela imprensa por causa do aparecimento de algumas raposas em cidades inglesas (de fatos reais, realmente, apenas uma ou duas raposas avistadas em áreas urbanas e um ataque - incidente isolado - de uma criança em um playground), um grupo de ativistas anti-caça à raposa resolveu usar a receptividade da imprensa ao assunto para fazer propaganda contra a caçada dos animais. Criaram um vídeo totalmente fictício, mostrando um suposto grupo de caçadores urbanos de raposas em ação. Depois postaram o resultado em um Blog. A imprensa comeu a história, que saiu no Times, Guardian, Daily Mail e até na BBC, dentre outros.
Vejam o vídeo onde eles explicam como e porque produziram o embuste.
É incrível como uma vez na agenda, tudo vai sendo deglutido pela mídia...
Uma lei proibindo a caça às raposas tramita há anos no Parlamento, mas a aprovação é barrada pelos lobbies dos caçadores, gente da elite britânica.
http://www.guardian.co.uk/uk/video/2010/aug/06/urban-fox-hunting-hoax

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Classificados anunciando Serviços Sexuais: uma polêmica

No Brasil eles aparecem em praticamente todas as seções de Classificados, tanto em jornais impressos quanto online. São os anúncios de Serviços Pessoais, eufemismo para Serviços Sexuais.
Na Inglaterra uma polêmica foi criada em torno deles. Um editor do jornal Birmingham Mail começou uma campanha para que os diários britânicos deixem de veicular tais anúncios. Ocorre que na Grã-Bretanha a prostituição é uma atividade legal e a polícia acha que deixar de veicular os classificados só vai servir para tornar as atividades de exploração do sexo mais subterrâneas e ilegais. A preocupação é com a ligação entre prostituição, trâfico humano e pedofilia.
Qual sua opinião?

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, agosto 05, 2010

America in Color 1939/1943

Através de uma dica no Boing Boing, cheguei a esta maravilhosa coleção de fotos coloridas norte-americanas do período 1939-1943. Foram produzidas por fotógrafos da Farm Security Administration/Office of War e mostram efeitos da depressão em pequenas cidades do interior dos Estados Unidos.
Apreciem.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, agosto 04, 2010

Cinco Ferramentas para visualização de seguidores de seu Twitter

A dica vem do Mashable. Algumas das ferramentas produzem intrerfaces de visualização bem divertidas.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, agosto 03, 2010

Cultura Digital e Vida Cotidiana em Iberoamérica

Um imperdível número especial da revista Razón y Palabra.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Coleção Aplauso: viaje pela história do Cinema, Teatro e Televisão no Brasil

Preservar a memória da cultura nacional e democratizar o acesso ao conhecimento são os princípios da Coleção Aplauso, lançada pela Imprensa Oficial. Neste site você encontra biografias de artistas, cineastas e dramaturgos além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Todo esse acervo digital pode ser acessado gratuitamente.
Em um clique, você viaja pela história do cinema, da televisão e do teatro brasileiro na companhia de seus principais protagonistas.
São mais de 170 livros disponíveis.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Twitter Analizer faz exatamente isso: analisa seus padrões de uso do Twitter

Como você utiliza? Qual tem sido o crescimento de seus seguidores? Quem retwita seus tweets?
O Twitter Analizer grafica tudo isso para você.
Dica do Twitter de Jan Alyne Barbosa e Silva (@janalyne)

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Cansou de más notícias? Visite o Happy News

Só boas notícias. ´

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Estados Unidos condenam apedrejamento: o roto falando do esfarrapado

Philip Crowley, um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, apoiou esta manhã a oferta de asilo oferecida pelo Brasil à iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani , acusada de adultério e condenada à pena de apedrejamento.
Em sua declaração de apoio, o porta-voz afirmou que: "Em pleno século XXI, esta prática é uma barbaridade e deveria ser proibida".
A declaração é no mínimo paradoxal. Condena a forma de execução e não a substância do fato: uma condenação à morte por adultério. E a declaração parte do porta-voz de um dos países que mantém pena de morte "em pleno século XXI" e que mais executam no mundo.
E de se perguntar se o porta-voz ficaria satisfeito com uma comutação do apedrejamento por uma injeção letal, câmara de gás ou fuzilamento.
No gráfico acima, produzido pelo G1, conheça as modalidade de execução em voga e quais são os países que mais executam.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, agosto 02, 2010

Fotógrafa fala da experiência de retratar Aisha para a capa da revista Time

A fotógrafa Jodi Bieber conta como fez a controversa fotografia de capa da Time, retratando Aisha, a mulher afegã que teve seu nariz e suas orelhas decepadas por desrespeitar regras dos Talibãs.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

A Tecnologia está tornando a Censura irrelevante?

Um artigo da Wired discute como os avanços da Tecnologia estão tornando cada vez mais difícil exercer a censura em todo o mundo.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Jornalismo Conversacional existe mesmo? Às vezes...

Um tema controverso na área de estudos do Jornalismo Digital tem sido a questão do "conversacionalismo". Estaremos - de fato - movendo-nos em direção a um jornalismo mais "conversacional" e de "mão dupla" (Jornalista-Leitor-Jornalista), como querem alguns comentaristas e pesquisadores? Ou os "Comentários de Leitores" são apenas uma peça a mais nas "estratégias de fidelização" empregadas pelas empresas de comunicação atuando no jornalismo nas redes digitais? Os comentários são pelo menos "lidos" pelos jornalistas que produzem as notícias e reportagens? Existe o Jornalismo Participativo?
Bem, ao que parece algumas vezes os editores se sentem na obrigação de responder publicamente. Aconteceu recentemente com o New York Times, no caso das reportagens sobre os vazamentos dos logs da Guerra do Afeganistão (Wikileaks).
Vejam lá.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Manipulação digital de imagens: um especialista mostra exemplos e teoriza sobre o assunto

Hany Farid é professor de ciências da computação no Dartmouth College, de Hanover (USA). Ele coordena um grupo de pesquisa e se especializa em manipulação fotográfica. O site de Hany Farid é uma mina para exemplos de manipulação fotográfica, ao longo da História, bem como para seus artigos sobre fraudes fotográficas e como detectá-las, além de contatos, tutoriais e outras informações sobre o assunto.
As fotos acima ilustram um caso bastante recente. Em junho deste ano, em uma exposição sobre a Grã-Bretanha na Guerra, uma imagem de Winston Churchill, usada na fachada do prédio onde o evento ocorreu, foi digitalmente manipulada para a remoção de seu famoso charuto.
Em uma reportagem da BBC, Farid faz uma demonstração prática de manipulação digital.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, agosto 01, 2010

Porque hoje é Domingo


Só presta com som BEM alto!

Bom Domingo.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post