quarta-feira, maio 18, 2011

Como a BBC checa a credibilidade de informações das redes sociais antes de utilizar seus conteúdos

De repente chega à Redação da BBC um vídeo anônimo mostrando cadáveres no necrotério de um hospital em Benghazi. Como saber se a informação merece crédito?
Em um artigo no BBC College of Journalism, Alex Murray explica o processo de checagem de informação usado pela editoria de material gerado por usuários (UGC) localizada na redação da BBC de Londres. Até mesmo o sotaque de vozes e a grafia de palavras em línguas estrangeiras passam por uma verificação.
Muito instrutivo.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

2 Comments:

Blogger Angela said...

Talvez o jornalismo profissional caminhe para isso. Dividir a produção da notícia com o cidadão, mas se especializar na checagem e análise.
Ângela Moraes-GO

8:39 AM  
Blogger Angela said...

Talvez o futuro do jornalismo profissional caminhe por aí: dividir a produção de informações com os cidadãos, mas especializar-se na apuração detalhada, checagem e análise. Isso exigirá, inclusive, mais preparo dos futuros jornalistas, se quiserem se diferenciar.

8:42 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home