segunda-feira, janeiro 31, 2011

David Carr comenta o livro de Douglas Coupland sobre McLuhan


Trata-se de uma biografia de McLuhan que tem a pretensão de explicar a obra do mestre para as gerações mais jovense se intitula: You Know Nothing of My Work!
O título tem origem em uma passagem do filme Annie Hall de Woody Allen, quando McLuhan aparece em uma cena para dizer a um personagem que ele não sabe nada sobre o trabalho dele.
Leia (em português)um comentário sobre o livro, escrito por David Carr, articulista do New York Times, publicado no Estadão.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

domingo, janeiro 30, 2011

Novo número da BJR traz dossiê sobre pesquisa em jornalismo

Com artigos de Muniz Sodré, Christa Berger e Stuart Allen, a revista Brazilian Journalism Research, vol.6, n.2 (BJR) traz um dossiê sobre Pesquisa em Jornalismo.
Além do dossiê, a publicação veicula artigos de pesquisadores brasileiros sobre etnografia em jornalismo, ética, fotojornalismo e memória jornalística.
Livre acesso, em Português e Ingles em: http://bjr.libertar.org/index.php/bjr/issue/archive

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Um sistema de empréstimos de e-books para usuários do Kindle e do Nook

O e-book Fling é um site que possibilita o empréstimo de e-books entre usuários do Kindle (Amazon) e do Nook (barnes & Noble). Por cada livro emprestado, aquele que empresta ganha um crédito para empréstimo. Se não tiver crédito, paga U$ 1,99 para cada empréstimo. O livro emprestado permanece com o usuário por 14 dias e depois simplesmente desaparece.
Tenho a impressão que Kindle e Nook não vão gostar da novidade e vão levantar toda a espécie de objeções, baseadas em 'direitos autorais', é claro. Para variar...

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Memória recuperada: uma exposição virtual relembra a Revolução de 1924

Organizada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, como parte das comemorações do aniversário da capital paulista, a exposição virtual recupera traços desse controverso acontecimento da História do Brasil.
marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, janeiro 25, 2011

Série da BBC vai apresentar História Secreta das Redes Sociais

Em três episódios, começando amanhã, a BBC Radio 4 vai apresentar uma História Secreta das Redes Sociais.
A série poderá ser ouvida também no site e baixada como podcast.
Informações e sumário no site da BBC.
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Portugal vai às urnas: infográfico mostra como foi reeleito Cavaco Silva

A votação presidencial portuguesa em detalhe em infografia da Rádio Renascença.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, janeiro 23, 2011

Porque hoje é Domingo: um artista Genial

Tiago Hoisel nasceu em Salvador (Bahia), cresceu em Ilhéus, formou-se na UNEB (Universidade do Estado da Bahia) e produz essas coisas maravilhosas.
Aprecie em seu Blog.
E neste portfolio. Ou neste...
Ou veja em vídeo como ele trabalha, na produção de um auto-retrato.
Bom Domingo!

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, janeiro 21, 2011

A "Gazeta da Restauração” - Primeiro Periódico Português: Uma análise do discurso

Está disponível para livre download o mais recente lançamento do projecto Livros LabCom, da Universidade da Beira Interior.
Trata-se de A Gazeta “da Restauração” - Primeiro Periódico Português: Uma análise do discurso, tendo como autores Jorge Pedro Sousa (Coord.); Maria do Carmo Castelo Branco; Mário Pinto; Sandra Tuna; Gabriel Silva; Eduardo Zilles Borba; Mônica Delicato; Carlos Duarte; Nair Silva; Patrícia Teixeira.

Sinopse
Como foi introduzido o jornalismo em Portugal? Quais os factores que contribuíram para a génese dessa actividade de disseminação de informação e conhecimento no país? Qual a importância que, nesse contexto, teve a Gazeta apelidada "da Restauração", primeiro periódico nacional? Do que falava essa Gazeta e como falava dos assuntos que abordava? A que fontes recorreu para produzir informação? A essas e outras perguntas se procura responder neste livro, primeiro resultado substantivo de um projecto de investigação em Jornalismo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e albergado na Universidade Fernando Pessoa e no Centro de Investigação Media e Jornalismo. Os autores, através da análise do discurso, tentam provar a ambição informativa da Gazeta, apesar de vários autores lhe atribuírem, essencialmente, uma intenção propagandística, que, no entanto, e a publicação também teve.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

domingo, janeiro 16, 2011

Tunísia, Twitter, Social Mídia, Aristóteles e Causas Finais e Eficientes

A Internet teve algum peso na recente derrubada do governo na Tunísia? A Profa.Zeynep Tufekci, da University of Maryland, comenta sobre o assunto e traz Aristóteles para o debate.
Via Twitter de Pierre Lèvy (@plevy)

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

Porque hoje é Domingo: Campeonato Paulista de Futebol um Mapa das Dificuldades


O Campeonato Paulista de Futebol começa hoje. O Estadão produziu um Mapa do Grau de Dificuldade para cada time, em cada rodada.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Para amantes de quadrinhos: Comics e Cultura de Massas nos anos 80

Disponível integralmente online, o livro de Carlos Scolari sobre Quadrinhos e Cultura de Massas nos anos 80.

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Conheça a The Economist Intelligence Unit e acesse informações sobre a China

A revista The Economist está oferecendo acesso livre a suas informações sobre a China, produzidas especialmente para quem quer entrar em "Negócios da China". Mediante um registro gratuito, pode-se acessar o material oferecido pela The Economist Intelligence Unit. Boa oportunidade para se conhecer o que se pode fazer em termos de jornalismo econômico altamente especializado.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Quanta informação circula na Internet?

Clic para ampliar.
No Good Transparency, via Twitter de Malu Fontes (@malufontes)

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Twittando a passagem do Ano: uma visão gráfica

O Twitter publicou ontem um vídeo na sua conta oficial no Flickr mostrando graficamente como a quantidade de tweets por segundo aumentou bastante durante a virada do ano novo.
Via TecnoBlog

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Novo número da revista 'Estudos em Comunicação' da Universidade da Beira Interior

Já disponível online o número 8 da Estudos em Comunicação, da Universidade da Beira Interior (Portugal).
Destaque para artigo de P. Sri Jothi & M. Neelamalar sobre o uso das redes sociais por cientistas.
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Persuasão, Marketing e Publicidade: novo livro para download no Projecto Livros LABCOM

Em versão bilingue (Espanhol/Português), o Projecto Livros LABCOM da Universidade da Beira Interior (Portugal) publicou e disponibilizou para livre acesso na Web uma coletânea de ensaios sobre Comunicação e Persuasão, com especial destaque para as áreas de Publicidade, Marketing e Relações Públicas.
A coletânea centra-se na questão: "Que práticas de comunicação estratégica decorrem da emergência dos novos contextos sociais, culturais, estéticos e éticos decorrentes da contemporaneidade?"
A obra se intitula 'Partilhar saberes/Saberes para compartir" e mereceria um subtítulo que melhor explicitasse o conteúdos dos ensaios.
Abaixo os dados fornecidos pelos autores.

"Título: Partilhar Saberes/Saberes para Compartir (Volume 2/Volumen 2)
Autor(es): Eduardo J.M. Camilo & FCO. Javier Gómez Tarín (Eds.)
ISBN: 978-989-654-055-5
Sinopse
“Editada em versão bilingue (Castelhano/Português), insere-se no projecto co-universitário, 'Saberes para Compartir/Partilhar Saberes', do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Jaume I, de Castellón, Espanha, e do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior de Covilhã, Portugal.
Apresentam-se – muito sinteticamente - as temáticas integrantes desta obra.
O ensaio de Francisco Javier Gómez Tarín (Universidade Jaume I) incide sobre as configurações subjacentes ao filme de cinema e publicitário.
O artigo de Cristina González Oñate (Universidade Jaume I) reporta-se ao fenómeno do branding corporativo, com especial destaque para o que configura as estratégias de comunicação das estações de televisão em Espanha.
Eduardo Camilo (Universidade da Beira Interior) propõe um modelo que contribua para a sistematização dos fenómenos da narratividade publicitária.
Annamaria Palacios (Universidade Federal da Bahia) ensaia o estatuto do ‘não dito’ relativamente às abordagens da velhice na publicidade portuguesa.
Raquel Cabral (Doutoranda da Universidade Jaume I) disserta sobre as modificações que afectam ou afectarão as práticas de relações públicas.
A reflexão de Célia Berreto (Doutoranda da Universidade da Beira Interior) incide sobre as transformações ocorridas na publicidade inserida em ambiente hipermediático.
Herlander Elias (Universidade da Beira Interior) propõe-se descrever algumas das práticas mais actuais da publicidade relacionadas com a apropriação do espaço publico."

marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post