quinta-feira, setembro 29, 2011

A vida selvagem fotografada em altíssima velocidade

O fotógrafo britânico Dale Sutton mostra - em altíssima velocidade, usando um raio infravermelho ao invés do dedo para operar o obturador da câmara - como é a vida selvagem que os olhos desarmados não veem...
Galeria de fotos no Guardian.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, setembro 28, 2011

Jornalismo de Futuro: 15 bolsas para prática intensiva na redação do Correio*

Jornalismo de Futuro

Projeto de Treinamento Correio*/Facom

EDITAL 01/2011

O convênio de cooperação entre a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e o jornal Correio* (Rede Bahia) informa aos/as alunos/as do curso de Comunicação que, de 26 a 30 de setembro de 2011, estará aberto o processo de seleção de bolsistas para integrarem o projeto “Jornalismo de Futuro”. Neste semestre de lançamento, o projeto terá caráter intensivo, com duração de dois (2) meses, iniciando-se em 10 de outubro de 2011, até o dia 16 de dezembro de 2011. A seleção realizar-se-á para o preenchimento de 15 (quinze) vagas. Cada bolsa terá um valor de R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais). O projeto visa a proporcionar aos/as alunos/as uma experiência prática de desenvolvimento e implementação de um produto jornalístico, buscando revelar jovens talentos de Jornalismo e de Produção Cultural da UFBA. O projeto tem caráter complementar à formação acadêmica, com ênfase nas práticas intensivas, características do processo de produção jornalístico, e é inspirado pelo princípio de intercâmbio de experiências e conhecimentos entre universidade e empresa. A carga horária do/a bolsista é de 20 (vinte) horas semanais.

1. INSCRIÇÕES: 26 de setembro a 30 de setembro de 2011

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição online (disponível em http://z6.co.uk/ar)
  • Histórico escolar atualizado, digitalizado (em formato PDF)
  • Redação de 20 linhas defendendo sua entrada no projeto, em formato PDF
  • RG e/ou CPF (cópias digitalizadas em PDF)
  • Todos os documentos deverão ser enviados para: jornalismodefuturo@gmail.com até 23:59 do dia 30 de setembro de 2011.

2. PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO

Consta de prova e entrevista. Encerradas as inscrições online (até 23:59 do dia 30 de setembro de 2011), os/as inscritos/as deverão se apresentar no dia 03 de outubro de 2011, às 14h, na sala 49/ LabJor, no segundo andar da Facom (Redação Informatizada) para a realização de prova. A prova tem caráter eliminatório. Candidatos/as aprovados/as deverão se apresentar no dia 04 de outubro de 2011, às 14h, para a realização de entrevista, no mesmo local.

  • Resultado final: 07 de outubro de 2011. O resultado será amplamente divulgado por meios digitais e impressos, na Facom/UFBA.

3. REQUISITOS DE SELEÇÃO

  • Estar cursando a partir do 5º semestre do Curso de Comunicação (Jornalismo e Produção Cultural) da Facom/UFBA;
  • Apresentar disponibilidade de 20 horas semanais para o Projeto.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS:

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta. Todos os casos não contemplados no presente Edital serão resolvidos pela Banca de seleção.

Salvador, 26 de setembro de 2011


Giovandro Marcus Ferreira

Diretor

Suzana Oliveira Barbosa

Coordenadora do Projeto Jornalismo de Futuro

Sérgio Costa

Diretor de Redação Correio*

Paulo Leandro

Secretário de Redação Correio*

__._,_.___

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Seu time do coração em gráficos: quanto vale a marca, como andam as finanças?

Um bom trabalho gráfico e visual no Estadão analisa os 12 clubes de futebol no Brasil com mais alto valor de marca e mostra como andam suas finanças.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

domingo, setembro 25, 2011

Até que enfim a Folha abre espaço para participação

Com o objetivo de dar mais destaque aos comentários e opiniões dos leitores a Folha lançou hoje um novo Painel do Leitor. A nova página é uma ampliação da seção de mesmo nome, que antes era veiculada no impresso abaixo da coluna do ombudsman.
Agora, além dos comentários, a página conta com um espaço de compartilhamento de vídeos (o Vi na web) e envio de conteúdo produzido pelo usuário por formulário no site ou por e-mail. A página apresenta ainda a seção 'últimas das redes sociais', em que serão veiculados resumos dos temas mais comentados na rede.
Vale a pena conferir. Para mais

rodrigo martins

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Porque hoje é Domingo: The Great Bambi Jones


Uma história de vida. Um belo vídeo de Rylee Jean Ebsen, do curso de film production da New York University.
Clic na imagem para assistir.
Bom Domingo.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

sexta-feira, setembro 23, 2011

O que é mais importante, comida ou Internet?

Numa demonstração da crescente importância da Rede na vida das pessoas, um estudo realizado pela CISCO revela que um em cada três estudantes e jovens profissionais considera que a Internet é tão importante quanto alimentos, água, ar e abrigo. Mais da metade deles declara que não pode viver sem Internet. 64% escolheriam uma conexão ao invés de um automóvel.
Conheça o estudo.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

quarta-feira, setembro 21, 2011

Caixa tira do ar publicidade com Machado de Assis branqueado

A Caixa Econômica Federal divulgou uma nota para anunciar a retirada do ar de um propaganda sobre os 150 anos do banco. O comercial dizia que até o escritor Machado de Assis poupava na instituição. No comercial, o escritor, negro, é mostrado como um homem branco
Via O Globo, com mais detalhes.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

Tradição e Reflexões: Contributos para a teoria e estética do documentário

Organizada pela Profa. Manuela Penafria, temos mais uma publicação do projeto LivrosLabcom da Universidade da Beira Interior (Portugal).
O livro está disponível para download livre na Web.

Eis aqui um trecho da Apresentação:
"Enquanto contributo para o estudo do documentário, os textos fundamentais e fundadores de reflexão teórica e estética, “First principles of documentary” e “Flaherty’s poetic Moana”, ambos da autoria de John Grierson, foram traduzidos para português e para castelhano.
O pensamento de John Grierson é revisitado, sendo mais criticado que aplaudido, por Brian Winston. Deste autor seleccionámos os textos: “Documentary: I think we are in trouble”, “The tradition of the victim in griersonian documentary” e “Towards a post-griersonian documentary”, também traduzidos para português e para castelhano.
Complementam este livro artigos sobre o filme etnográfico, a operacionalização do conceito de encenação no documentário, caracterização e problemáticas de um sub-género promissor do documentário, o making of , manifestações do cinema directo em versão portuguesa, a revolução portuguesa de Abril, os documentários portugueses realizados para empresas industriais, o movimento operário brasileiro dos anos 70 colocado em documentário, a vanguarda presente nos filmes NO-DO (Noticiero documental) da era franquista espanhola, integração do cinema de animação pelo documentário, ou vice-versa, a narrativa documental e a presença do documentário na Teoria Realista"
.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

domingo, setembro 18, 2011

Simplesmente espetacular! Gigafoto interativa do Complexo do Alemão


Publicada em O Dia Online, uma gigafoto do Complexo do Alemão permite navegação panorâmica e zooms espetaculares.
Espetacular!
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Que fotos você levaria para o exílio em Marte?

Se você fosse passar 10 anos no planeta vermelho, e pudesse levar uma única imagem, qual seria? Veja a resposta de 100 fotojornalistas do mundo todo.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Porque hoje é Domingo: The Killing Joke

Um curta-metragem argentino de Sebastian Lopez, usando elementos de uma estética dos anos 70. Uma mulher encontra um balão vermelho amarrado a uma curiosa caixa, dando início a uma sequência de imagens perturbadoras. Ficou curioso? Clic na imagem para para iniciar o vídeo e ter acesso a mais informações e a um making of.
Bom divertimento.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, setembro 16, 2011

Medindo a Sociedade da Informação: Dados e Gráficos 2002 a 2010

Está disponível para consulta e download o Relatório Measuring the Information Society da ITU (International Telecommunication Union), com um ótimo cabedal de dados atualizados sobre a Sociedade da Informação. Usos da Internet por gênero, idade, nível de educação, etc.
Dados relativos ao período 2002 a 2010.
Útil.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

quinta-feira, setembro 15, 2011

Divulgada a lista dos trabalhos aprovados para o IX Encontro da SBPJor


A lista está aqui.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, setembro 14, 2011

Novo número da Revista Contemporânea traz dossiê sobre Wikileaks


Saiu um novo número da CONTEMPORANEA. Revista de Comunicação e Cultura, Vol. 9, n. 2,
A revista traz um Dossiê Temático sobre o "Wikileaks", com artigos de Sergio Amadeu, Rodrigo Firmino, Juremir Machado da Silva,Elisabeth Saad Correa, Graciela Selaimen, Rogério Christofoletti e Candida de Oliveira, Gabriela Zago e Jandré Batista e Patricia de Melo.
A organização do Dossiê esteve sob a coordenação do Prof. André Lemos (UFBA).
Além desse dossiê, o número conta ainda com artigos de Maurício Lissovsky, de Koldobika Meso Ayerdi, Ainara Larrondo Ureta, Irati Agirreazkuenaga Onaindia e José Larrañaga Zubizarreta, e de Emerson Urizzi Cervi e Michele Goulart Massuchin.
Acesse.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, setembro 11, 2011

Uma Guia Interativo: a casa britânica dos tempos saxões à pós-modernidade

Um curioso guia interativo publicado hoje na secção de Arquitetura do Guardian.
Explore.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Por que hoje é Domingo: uma História do Homem em uma Música

A Música é da banda Rendezvous. A animação é de Scott Benson.
Bom Domingo.
marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, setembro 09, 2011

Memória em cibermeios: exemplos com o 11-s


Dez anos é a metade do tempo de existência da Web. Quanto já se discutiu no campo sobre as transformações tecnológicas que impulsionaram o Ciberjornalismo desde então? Quem acompanha a evoluçaõ do Jornalismo na Internet sabe que os cibermeios avançaram muito em suas coberturas desde que houve o atentado. Assim como outros produtos jornalísticos, vêm publicando informações especiais sobre os 10 anos dos ataques às torres gêmeas; reportagens multimídia, infográficos, interatividade, em avalanches de links, imagens e possibilidades de exploração. Do ponto de vista das curiosidades, vale a pena conferir a galeria Art from de Heart da cobertura especial do NYTimes.com, que traz ainda memoriais e reflexões sobre os acontecimentos e seus ecos, ao mesmo tempo em que permite acompanhar as notícias mais atuais sobre a inauguração do Marco Zero.

O site da BBC News traz uma curiosa galeria de depoimentos em áudio de seis pessoas que recolheram destroços (mementos) dos mais inusitados da área do WTC. E o The Guardian resgata a história da cobertura jornalística realizada pelo impresso, na época dos ataques.

Qual o potencial da Memória nos cibermeios? Remixes, reconstruções, novas perspectivas que incluem o passado na narrativa e se utilizam dele para produzir novas peças jornalísticas. Em tempos de redes sociais, o conceito da vez nas coberturas parece ser o de Interatividade, e os cibermeios se apresentam cada vez mais multimídia e instantâneos.

Marcadores: , , , , , , ,

0 comments links to this post

Editores de Fotografia escolhem as fotos mais marcantes do 11 de setembro

A Time pediu a vários Editores de Fotografia que escolhessem as fotos mais marcantes do ataque à Torres. O resultado está na Galeria acima.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, setembro 08, 2011

Infografia: uma coleção do jornal português Público reunida no Flickr

Uma formidável coleção de infográficos do jornal português Público, reunidos no Flickr. Ótimo acervo para estudos.
Dica do Prof. Ramón Salaverría no Twitter (@rsalaverria)
marcos palacios

Marcadores: , , ,

2 comments links to this post

quarta-feira, setembro 07, 2011

Comparando os estados brasileiros a países do mundo: um Mapa Interativo

Você sabia que o Distrito Federal tem um Produto Interno Bruto (PIB) per capita comparável ao de Portugal ? Ou que o do Espírito Santo é comparável ao da Rússia? O da Bahia ao Irã? E que, (surpresa! surpresa!), o estado de Alagoas, mais conhecido por suas praias de águas esverdeadas e pelos altos índices de criminalidade, tem um PIB per capita igual ao da China?
As informações vêm de um Mapa interativo produzido pela revista The Economist, no qual dados dos estados brasileiros são comparados aos números de diversos países.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, setembro 06, 2011

Você conhece esta paisagem?

É Marte, numa foto tirada há cerca de um mês pelo jipe marciano Opportunity, que anda pela superfície do planeta desde 2004. Agora o veículo chegou a uma nova cratera e encontrou rochas de um tipo nunca antes detectado em Marte. Rochas que podem indicar a existência, pelo menos em termos geológicos, de água e calor, em tempos passados.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, setembro 05, 2011

"Visitantes" e "Residentes": uma tipologia nova para substituir "Nativos" e "Migrantes" Digitais?

Pelo menos essa é a proposta de David White e Alison Le Cornu, em um artigo publicado na revista First Monday (vol. 16, n.9, september 2011). White é um pesquisador ligado à Universidade de Oxford e Le Cornu é uma consultora educacional especialista em práticas de ensino centradas no estudante.
A caracterização dos usuários das tecnologias digitais como "Nativos" e "Migrantes", criada por Marc Prensky em 2001 (leia aqui o artigo original, parte 1, e aqui parte 2), tornou-se extremamente popular nesse período de 10 anos. Naturalmente sua popularidade levantou uma série de críticas às suas insuficiências. Agora, a dupla White & Le Cornu apresenta uma nova proposta, visando resolver os problemas da classificação de Prensky.
Leia o artigo e avalie.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, setembro 04, 2011

Porque hoje é Domingo: pela janela de um ônibus londrino

Moritz Oberholzer capturou estas imagens pela janela de um red bus londrino, usando uma câmera simples e um adaptador de 35 mm.
Sensibilidade.
Bom Domingo.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sábado, setembro 03, 2011

Newsgame virou Moda: teste um no Estadão sobre Economia Mundial

Newsgame é a a bola da vez nas inovações do jornalismo na Web. Fala-se muito disso, especialmente depois da publicação do livro Newsgame: Journalism at Play, de Ian Bogosti, Simon Ferrari e Bobby Schweizer, em novembro do ano passado.
O Estadão entrou na onda e oferece um jogo para você testar seus conhecimentos da Economia Mundial no cenário da Crise, jogando contra o computador.
marcos palacios

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

sexta-feira, setembro 02, 2011

Jornal da California cria newsgame para incentivar participação de leitores

Através de uma postagem de António Granado (@agranado) no Twitter, fiquei sabendo de uma experiência, iniciada há duas semanas, em um jornal online californiano, com objetivo de incrementar a participação dos leitores.
A ideia, colocada em prática pelo jornal da cidade de Redding (redding.com), foi criar um jogo no qual os leitores recebem insígnias (badges) pela forma e quantidade de participação na leitura, difusão e produção de notícias locais. Há pontos para as diferentes formas de participação: visualização de notícias e fotos; distribuição de notícias através das redes sociais; produção de conteúdos para o jornal.
Uma competição se estabelece entre os leitores e rankings de "mais participativos" são construídos, como em um game.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post