quarta-feira, novembro 30, 2011

Rastros da Estação Espacial e de Júpiter em foto de longa exposição

Entenda lendo a matéria sobre esta foto de Mark Humpage no Estadão.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Jornais: 300 anos de história serão digitalizados

A Biblioteca Britânica digitalizará mais de 300 anos de publicações de periódicos. Os dados ficarão compilados no British Newspaper Archive. “Se trata de 650 millones de artículos que infoman sobre los eventos más significativos”, informa o blog Clases de Periodismo.

No Telegraph, existem informações completas sobre o processo e o projeto British Newspaper. “People will now be able to search the ‘British Newspaper Archive’, which is made up of four million pages - containing articles from local and regional papers going back to 1700, for details about members of their family who may have been eminent in their local communities hundreds of years ago.”

Alberto Marques

Marcadores: ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 28, 2011

Risco País: uma análise semiótica de Carlos Scolari sobre mercado, economia e discurso

(Charge de Los Calvitos)

Uma ótima análise semiótica do prof. Scolari sobre a construção dos discursos ecômicos, crise, ideologia e mercados.
marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

Documentário radiofônico online: 'Tim-tim-por-tim-tim - A música de João Gilberto'

Gênio ou simplesmente um chato?
No site do Instituto Moreira Salles, um documentário radiofônico de três horas (é três!) explica tudo sobre João Gilberto e sua obra.
É sua chance de entender essa excêntrica e cultuada figura da música brasileira.
(Obrigado Prof. Cláudio Cardoso pela dica!)
marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, novembro 24, 2011

Infográfico oferece dicas para uma pesquisa mais eficiente no Google

"Fazer perguntas ao Google pode não ser a melhor maneira de pesquisar um assunto. O infográfico (...) criado pelo site de tecnologia para estudantes Hack College sugere ser mais inteligente pensar em palavras que apareceriam na resposta do que digitar no campo de busca, por exemplo, “qual é a velocidade da luz?”.
Via Radar Tecnológico.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 23, 2011

Você teve um Tamagotchi? Eles estão completando 15 anos hoje

Insaciáveis por comida e carinho tão logo siam do ôvo, os Tamagotchis estavam por todos os bolsos. Hoje eles completam 15 aninhos e o Link comemora contando sua história.
Há muitos à venda no Mercado Livre, se você quiser matar saudades.
marcos palacios

Marcadores:

0 comments links to this post

Um programa capaz de discernir o que é uma 'boa Fotografia'?


O que as fotos da esquerda têm que as da direita não têm? Além de qualidade técnica, há um 'algo mais' que faz de uma foto uma boa foto. Pode o olho de uma máquina distinguir tais qualidades?
Pode um programa selecionar boas fotos dentre um conjunto aleatório relacionado a uma determinada temática? É exatamente isso que a Xerox está anunciando. A empresa está testando um software (Aesthetic Image Search) desenvolvido para avaliar as qualidades técnicas e estéticas de uma foto.
A informação vem do Gizmodo.
E você pode ver alguns exemplos de funcionamento no site da Xerox.

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

terça-feira, novembro 22, 2011

Fernanda Santos, do The New York Times, na Facom



Jornalista do The New York Times desde 2005, a baiana Fernanda Santos tem encontro marcado com estudantes de Jornalismo no dia 28 de novembro (segunda-feira), das 10h ao meio-dia, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Rua Barão de Geremoabo, PAF/Ondina).

Ela vai falar sobre "A arma secreta do jornalismo que levo no meu coração” e o seu objetivo é justamente fazer com que os “estudantes encontrem o seu lugar e aprendam como fazer a diferença”.

Formada em Comunicação Social pela PUC do Rio de Janeiro, em 1995, e mestre em Jornalismo Impresso, pela Boston University, em 1998, Fernanda Santos cobre o sistema de educação público da cidade de Nova York, que, com 1.700 escolas e um milhão de alunos, é o maior dos Estados Unidos. Antes, escreveu sobre vários temas como bem-estar social, imigração, política, crime e o dia-a-dia em comunidades rurais no estado de Nova York.

Com vários prêmios em sua carreira, ela começou como repórter escrevendo para a revista de comunicação empresarial da Odebrecht e, antes de chegar ao The New York Times, trabalhou nos seguintes jornais: Daily News (Nova York), The Eagle-Tribune (Massachusetts) e The Union-News e Sunday Republican (também em Massachusetts).

Leia aqui algumas das suas reportagens.

Suzana Barbosa

Marcadores: , , , , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 21, 2011

Mapa interativo revela distribuição de empregos públicos na Grã-Bretanha

O Data Blog do Guardian publicou um Mapa Interativo que possibilita visualizar as novas estatísticas sobre empregos no setor público da Grã-Bretanha.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 20, 2011

Estão manipulando nossas seleções de informação na Web: os Filtros-Bolha

"À medida em que empresas da Web se esforçam para fornecer serviços sob medida para nossos gostos pessoais (incluindo notícias e resultados de pesquisa), acontece uma perigosa e não intencional conseqüência: Caímos na cilada dos "filtros-bolha" e não somos expostos à informações que poderiam desafiar ou ampliar nossa visão de mundo.
Eli Pariser argumenta vigorosamente que isto, definitivamente, mostrar-se-á ruim para nós e para a democracia".
Vídeo explicativo com legendas em Português.
Via TED

marcos palacios

Marcadores: , , ,

1 comments links to this post

Porque hoje é Domingo: Aleksandr ou vivendo nas Nuvens


Uma deliciosa animação produzida por cinco estudantes da Supinfocom.
Bom Domingo.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

sexta-feira, novembro 18, 2011

Mapeando as tiragens de jornais impressos no Mundo


O Visualizing Data (University of Oxford) criou um mapa com visualização de dados sobre as tiragens dos jornais impressos em todo o mundo. Escandinávia e Japão são os lugares do mundo com mais jornais impressos per capita.
Mais informações no site.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Imprensa e credibilidade: o teste do boato do assassinato da Presidente(a)

George Brock (Lancaster University) conta em seu blog uma história que põe em questão nossa relação a nossas atitudes para com a mídia.
Brock esteve fazendo conferências na India e algumas vezes foi questionado sobre como ele comparava a credibilidade da imprensa indiana e britânica. Considerando-se os recentes escândalos envolvendo os tabloides britânicos, era de se esperar que a brit press estivesse em baixa por lá, como em toda a parte. Por outro lado, Brock estava muito preocupado em não ferir sentimentimentos dos indianos, que facilmente se agastam com os britânicos em função do passado colonial que os envolve. As comparações, portanto, eram geralmente "cheias de dedos"...
Em uma das ocasiões, ele resolver fazer um teste e colocou para seu auditório a seguinte questão: "Se você ouvisse um boato de que o Primeiro-Ministro teria sido assassinado, para que veículo de mídia você recorreria em primeiro lugar". Para a surpresa de Brock, alguém respondeu "Para a BBC" e a maioria das pessoas em volta concordaram.

A questão é: "Se você ouvisse um boato de que a Presidente(a?) teria sido assassinada, para que véiculo de mídia recorreria em primeiro lugar?"

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

Quem deve quanto para quem: uma visualização interativa da dívida européia

A BBC oferece um instrutivo infográfico interativo que ajuda a entender quem deve o que e para quem no confuso panorama europeu da crise do Euro e dos vai-e-vens das dívidas.
Experimente e veja se não fica mais claro...

marcos palacios

Marcadores: , , ,

0 comments links to this post

quinta-feira, novembro 17, 2011

Guardian lança desafio de visualização de dados

O Guardian lançou um um desafio aos leitores no datablog.
$5,000 para a melhor sugestão ou projeto de visualização de dados para a crise econômica na união europeia e nos estados unidos. as bases de dados do próprio guardian estão disponíveis para serem utilizadas.
Quem coordena o desafio é a information is beautiful, e o prêmio é dado pela empresa de pesquisa de mercado kantar.
O prazo final é 5 de dezembro.
Veja a chamada.

rodrigo maritns

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 16, 2011

Nova campanha da Benneton faz líderes mundiais trocarem beijinhos

"O grupo italiano de moda Benneton lançou uma polêmica campanha pela paz que exibe fotos de líderes mundiais rivais se beijando. As montagens têm o objetivo de estimular uma cultura sem ódio em todo o mundo, segundo a marca".
Leia mais no Estadão e veja a seleção completa das imagens da campanha.

marcos palacios

Marcadores: ,

0 comments links to this post

terça-feira, novembro 15, 2011

CNN lança novo iReport

Na comemoração de cinco anos do projeto, a CNN lançou um novo iReport.
Com a proposta de tornar a página - dedicada a receber e armazenar o conteúdo produzido por usuários - mais social, o novo ireport inclui páginas personalizadas para os usuários, grupos e bookmarking de conteúdo. outra novidade é a seção open-stories (ou notícias abertas em português), que vai agregar em uma única página contribuições de vários ireporters sobr eum mesmo tema, sob a organização da cnn. além disso, foi lançado um novo media player e um novo aplicativo para iphone. para saber mais, é só olhar ou ler a matéria sobre a nova página.
Em tempo, o novo ireport chegou pouco depois de o site paidcontent divulgar que a cnn está dispensando 50 funcionários, devido a uma reestruturação que leva em conta que o contéudo produzido por usuários obtido pelo ireport ou pelas redes sociais tem feito um trabalho bom o suficiente em cobrir e disseminar conteúdo de breaking news.
É aguardar e acompanhar.

rodrigo martins

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Uma Reportagem, Águas Termais e uma Reflexão sobre o Empreendedorismo em Portugal


Uma reportagem no Publico de hoje, sobre como revigorar as estâncias de águas termais em Portugal, ilustra o que me parece um dos obstáculos mais graves ao empreendedorismo em Portugal: aferrar-se ao que existe e não pensar que as coisas podem ser d´outra maneira...
Vejam a nota acima, que é parte da reportagem do Publico a que me refiro... Até a figura usada assusta quem pensava em ir às termas! E chega a criar uma dupla acepção para expressão "espírito do lugar" usada pelo redator...
Estivemos, minha mulher Annamaria, meu filho David e eu em algumas estâncias termais de Portugal, no ano passado, para descobrir, para nossa imensa decepção, que eram hospitais! Ups, vámo-nos daqui, vámo-nos daqui!
É verdade que nem todas estão nesse "espírito". A de Unhais da Serra, por exemplo, já se modernizou e tem outro astral. Mas Caldas da Rainha, objeto central da reportagem do Público, é das mais tradicionais e afamadas.
Será que não ocorre a ninguém encarregado desse setor que termas podem ser (e talvez acima de tudo) Lazer? E naturalmente MANTENDO e não RETIRANDO as tinas de Mármore, porque jacuzzis temos de sobra em toda a parte!
No Brasil praticamente todas as estâncias termais deixaram de ser "hospitais" - um conceito do século XIX, quando as praias eram também consideradas locais "terapêuticos"- para serem "espaços de lazer". É claro que há quem vá para "se tratar" em estâncias termais, mas não é esse o valor principal usado para vender a imagem desses locais e os pacotes de viagem...

Reproduzo abaixo, para comparação, um exemplo de como a mesma coisa é vendida no Brasil.
Reparem que as "propriedades terapêuticas" das águas vêm em segundo lugar...
Dá para sentir a diferença de "abordagem", não é mesmo?

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

segunda-feira, novembro 14, 2011

YouTube: 48 horas de vídeo disponibilizadas a cada minuto

O gráfico mostra a evolução da disponibilização de horas de vídeo no YouTube desde sua criação.
Via The Space Between @ e WWW onde há outras informações relevantes sobre o volume de informação no YouTube.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

domingo, novembro 13, 2011

Porque hoje é domingo: vendo a Terra desde longe

Michael König montou essas sequências da Terra vista pelos astronautas da Estação Espacial Internacional, entre agosto e outubro deste ano.
Clic na foto para iniciar.

marcos palacios

Marcadores: , , , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 09, 2011

"Ocupa a USP": os comentários na Internet


Destaque para o conservadorismo dos comentários.
Via YouPix

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

Jogos Indígenas do Brasil: ótima galeria de fotos

Clic na imagem

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post

quarta-feira, novembro 02, 2011

Foto de cuco ladrão ganha concurso europeu de Fotografia da Vida Selvagem

Uma rara foto de um cuco roubando um ovo de rouxinol foi a vencedora do GDT European Wildlife Photographer of the Year 2011.
Veja Galeria com algumas das premiadas.

marcos palacios

Marcadores: , ,

0 comments links to this post